Gostaria de saber em que livro da Bíblia está escrito: ai daquele que tirar ou acrescentar uma virgula, um til.

Pergunta de João, São Paulo
Resposta de Silvia Togneri, em 14/05/2012


Leia mais sobre Frases bíblicas

Olá João,

Em pesquisas nas diversas traduções da bíblia encontramos apenas:

 

Na Tradução Almeida:

Em Mt 5,18 : “Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um iota (a letra) ou um til jamais passará da lei, até que tudo se cumpra”. Jesus alerta que sobre a lei nada pode ser mudado. Ele continua em Mt 5, 19 dizendo que os mandamentos da lei não devem ser violados.

Em Lc 16,17 Jesus, também, afirma que nenhum til da lei deverá cair, ou seja, o valor da lei de Deus não deve ser desconsiderado, e sim ser reconhecido através do seu seguimento.

 

Na Tradução da Jerusalém:

Em Mt 5, 18 encontramos: “Porque em verdade vos digo que, até que passem o céu e a terra, não será omitido nem um só i (iota=letra), uma só virgula da Lei, sem que tudo seja realizado”

 

E na tradução da CNBB:

Em Mt 5,18 está: “Em verdade vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo aconteça”.

Não aparecem nestas traduções a palavra acrescentar.

 

Em relação a acrescentar qualquer coisa que não está no texto bíblico, encontramos no livro do Apocalipse:

 

Na tradução Almeida:

Em Ap 22, 18-19: “ Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; e se alguém tirar qualquer cousa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa das cousas que se acham escritas neste livro”.

 

E no livro do Deuteronômio:

Na tradução Almeida:

Em Dt 4, 2: “Nada acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor, vosso Deus, que eu vos mando”.

 

João, exatamente como você está perguntando não encontramos nenhum versículo da bíblia.

16137 visitas

9 comentários

Postar um comentário

  • Erivaldo (Salvador) - 07/08/2014

    De qual Lei o Salvador mencionou? Ele veio para cumprir a Qual Lei? Mas quando Ele disse ESTA CUMPRIDO!!! A Silvia Tognelli diz o que sobre qual Lei que não deveria set tirsda dela nem Lef ou um Tav? Porque o Hebreu de nome Yahushua nao poderia ter pronunciado " nem um Til e nem um Jota saira da Lei"" essa grafia não havia naquele alfabeto hebraico. Ao que me parece que aqui essas pessoas pensam que podem continuar com os Enganos que estao acostumados a passar pata outras pessoas

  • Erivaldo (Salvador) - 07/08/2014

    Interessante que o Paulo não pregava nada de Liturgias Religiosas ou Cultos de Adoração e naohavia nada de DDenominação ou Igrejas Denominacionais.

  • simone (santos) - 07/08/2014

    Só retificando o que comentei posteriormente, em vez de biblioteca, bíblia significa coleção de livros...obrigada.

  • simone (santos) - 07/08/2014

    Lembrando que no texto de apocalipse quando Deus fala que se alguém tirar ou acrescentar alguma coisa, será acrescentados todos os flagelos deste livro, ou seja Deus não fala da Bíblia e sim do Livro de Apocalipse...a palavra bíblia significa bibliotecas sendo assim um lugar de muitos livros, por isso se chama Bíblia Sagrada (Biblioteca Sagrada), onde contém livros sagrados...mais o flagelo virá para quem modificar o LIVRO DE APOCALIPSE.

  • Ligia (Floresta/Pr) - 25/11/2013

    Tem esse versículo também: O apóstolo Paulo ensina: Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Gálatas 1:8

  • Matos (São Paulo) - 13/08/2013

    Tradições, incluindo as religiosas são "atualizáveis". As orais mais rapidamente que as escritas, mas todas passam por mudanças. No caso dos textos bíblicos há o mecanismo da "interpretação" que permite o nascimento e morte das mais variadas doutrinas (e a consequente diversificação das seitas cristãs). Não há mais espaço para monopólios doutrinários. Felizmente!

  • Paulo Alexandre (Rio de Janeiro) - 13/08/2013

    Exemplo de doutrina acrescentada é a "Sola Scritura" (somente a bíblia), um dos pilares do protestantismo, que não encontra fundamento na tradição cristã seja ela oral ou escrita, porque sequer havia uma idéia consolidada de um "novo testamento" na era subapostólica, quanto mais de um livro contendo as escrituras canônicas do cristianismo, dividido em antigo e novo testamento tal como vemos atualmente na biblia. Devido o custo de material de escrita na época e o fato do cristianismo ter se difundido predominantemen...

  • Márcio ADV (Serra) - 16/05/2012

    As respostas estão corretas, só acrescentando o conceito embutido nas respostas: Não devemos retirar doutrinas que não existem na Palavra de Deus.

  • Claudia Santos (CANDIDO MOTA) - 14/05/2012

    Olá, Acredito que você está se referindo ao texto de: Revelação 22:18-19 "Estou dando testemunho a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste rolo: Se alguém fizer um acréscimo a essas coisas, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste rolo; e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do rolo desta profecia, Deus lhe tirará o seu quinhão das árvores da vida e da cidade santa, coisas das quais se escreve neste rolo." (Tradução do Novo Mundo"