Aryanne, o homem que foi engolido por um peixe é Jonas. Ele é considerado um dos profetas e há, na Bíblia, um livro com seu nome, que conta essa história. O livro, 3 páginas divididas em 4 capítulos, diz que Deus o chamou para profetizar aos habitantes de Nínive. Ele porém tenta fugir, pegando um navio para Társis. No navio, durante uma tempestade, descobrem que ele está fugindo de YHWH e os marinheiros o jogam no mar.
Então YHWH determinou que surgisse um peixe grande para engolir Jonas. Jonas permaneceu nas entranhas do peixe 3 dias e 3 noites. Depois de uma oração de Jonas, o peixe vomitou Jonas sobre a terra firme.
Em seguida Jonas vai a Nínive onde prega: Ainda quarenta dias e Nínive será destruída. Toda a cidade acreditou na ameaça e decidiu fazer jejum e penitência, inclusive o rei. Por isso YHWH se arrepende da ameaça e não faz nada contra Nínive. A atitude de Deus não traz alegria para Jonas, mas YHWH explica a Jonas que o importante é ter piedade.

O livro de Jonas não é histórico. Podemos ter certeza disso pelo fato que o livro provavelmente foi escrito por volta do V século antes de Cristo, por volta de 480. O personagem Jonas, invés, é mencionado em 2Reis 14,25, profeta contemporâneo de Jeroboão II, que viveu cerca de 250 anos antes e a cidade de Nínive foi destruída em 612, mais de 100 anos antes da composição do livro.

Portanto o fato de Jonas ter sido engolido pela peixe é uma metáfora. De fato, o Evangelho de Mateus vê em Jonas um prelúdio, uma figura da permanência de Cristo no sepulcro (Mateus 12,40). �? quase como uma parábola do Novo Testamento: se usam figuras para transmitir uma mensagem.

A mensagem de Jonas é muito importante. De forma inovadora para o Antigo Testamento, o livro sublinha que a salvação não pertence somente a Israel, pois YHWH é Deus também dos pagãos, pois há um único Deus.