Uma janela sobre o mundo bíblico

Na Bíblia consta que Jesus nasceu em Bélem. Alguns exegetas dizem que ele nasceu em Nazaré. Quem tem a razão?



  • Pergunta de Jorge Alberto Lourenço, n.d.
  • 6196
  • 20/01/2008
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Natal |


Jorge, não tenho conhecimento de uma hipótese que defenda o nascimento de Jesus em Nazaré. As testemunhanças do nascimento em Belém são tantas que não existe dúvidas sobre essa informação. Talvez você tenha escutado dizer que Jesis teria nascido na Galiléia, próximo a Nazaré, e não onde normalmalmente se diz, em Belém, a 10 quilômetros de Jerusalém, na Judéia. Existem, de fato, alguns que propõem o estudo de tal hipótese, embora com pouquíssimos argumentos. A este propósito, pouco antes do natal, o arqueólogo israeliano Aviram Oshri fez declarações à imprensa dizendo que ele retinha que os cristãos escondiam o verdadeiro lugar do nascimento de Cristo, que teria nascido na Galiléia, só para se conformar com o Antigo Testamento, que profetizou o nascimento de Cristo em Belém da Judéia (Miquéias 5,1-3: E tu, Belém-Éfrata, pequena entre os clãs de Judá, de ti sairá para mim aquele que governará Israel..). As suposições do arqueólogo, que não apresentou nenhum indício arqueológico, foram logicamente criticadas, sobretudo pela falta de argumentos, pelos arqueólogos e exegetas, tais como Jerome Murphy O’Connor, que diz que "precisa ainda de muito trabalho para que tal teoria seja tomada em consideração em modo sério".

De qualquer forma é verdade que existe também uma Belém que fica a 11 quilômetros de Nazaré. Essa cidade hoje se chama Bet Lehem Ha-Gelilit. A cidade é mencionada em Josué 19,15, como pertencente à tribo de Zabulon. Nesta cidade foi enterrado o juiz Abesã, conforme nos informa Juiz 12,8-10.

Quanto à cidade da Judéia, Belém de Éfrata (pois 1Crônica 2,51 diz que a cidade era habitada pela família de Éfrata), existe indícios da sua importância para os cristãos já desde os primeiros anos da igreja. No ano 135, o imperador Adriano mandou construir, sobre a gruta, um templo dedicado ao deus Adone, para destruir o culto cristão. Em seguida, 200 anos depois, a mãe do imperador Constantino, Helena, contruiu, naquele local, uma das primeiras igreja da Terra Santa. Sofreu diversas ameaças de destruição, mas foi sempre restruturada e até hoje está em pé.

A importância de Belém tem sua raiz em Davi, pois ali ele nasceu e foi consagrado rei de Israel (1Samuel 16). O Messias é o "rei" que restabelece definitivamente a casa de Davi e por isso o seu nascimento em Belém acrescenta importância a essa teologia, mas, com certeza, não se baseia nessa primícia, contudo em indícios históricos.

6196 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook