Para responder essa pergunta é necessário ler Marcos 6,14-29. Esse texto trata da fama de João Batista. Muitos, vendo os milagres que Jesus fazia, chegavam a dizer que ele era João Batista ressuscitado. Marcos diz que também Herodes pensava assim. É então que o evangelista faz uma parênteses para contar como foi a morte do Batista. Reproduzimos aqui o texto de Marcos 6,17-20:

"Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, com quem tinha casado, apesar de ser ela a mulher do seu irmão Filipe. João dizia a Herodes: «Não é permitido você se casar com a mulher do seu irmão.» Por isso, Herodíades ficou com raiva de João e queria matá-lo, mas não podia. Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava."

Esse texto deixa bem claro a razão da raiva de Herodíades em relação a João Batista. O Batista denunciava o novo casamento de Herodíades, depois de ter se separado do irmão do novo marido. Para João Batista, como para Jesus, o casamento é para sempre. Essa denúncia não deixava em paz Herodíades. É provável que a voz do Batista tivesse um grande peso, como demonstra o valor que lhe dava o rei Herodes Antipas, filho de Herodes o Grande, que governava a Judeia depois da morte do pai, o Herodes mais conhecido, aquele do massacre dos inocentes, na época do nascimento de Cristo.

Não conhecemos muitos detalhes sobre as pregações de João, pois os evangelhos falam pouco do seu ministério, com exceção do fato que ele batizou a Jesus no Jordão. É muito provável que o Batista suscitou muitos seguidores, que continuaram como grupo também no tempo em que iniciava o cristianismo e, só aos poucos, foram integrados dentro do cristianismo. Hoje não nos damos conta da realidade de então, mas é um dado de fato que o judaísmo era formado por vários grupos e dentre eles estavam os seguidores de João e, em seguida, também aqueles de Cristo.

Em conclusão, Herodíades, divorciada de Filipe e casada novamente com o seu irmão Herodes, não gostava de João por causa da denúncia que fazia de sua conduta, que contradizia a maneira como os judeus pensavam o casamento dos judeus, ao menos alguns deles, como Cristo.