Olá  Regina.

Os Salmos são poesias líricas israelitas compostas especialmente para rezar a Deus. Eles podem ser classificados de acordo com as características que mais os evidenciam, assim temos por exemplo: os Salmos Régios, Hinos, Lamentações, Cantos individuais, Cantos de Agradecimento,  Litúrgicos, Históricos, Proféticos e Meditações.

 

Os Salmos Régios são aqueles que eram usados para a entronização do rei e depois com a queda da monarquia em Israel foram usados para identificar o rei, com o rei messiânico esperado. Eles vêem na pessoa do rei, aquele que representando Deus, estaria defendendo o povo, ou salvando o povo, como Deus o fez no Êxodo, libertando o povo do Egito. Alguns deles são: Sl 2; 20; 21; 45; 72; 110 e 132.

 

Os Salmos Litúrgicos falam de procissões, sacrifícios, oráculos e bênçãos. Nestes estão os cânticos de romarias ou “salmos de romarias” cantados nas peregrinações ou na época de subida a Jerusalém, para as festas religiosas do povo de Israel, as  Festas de: Páscoa, Pentecostes e Tendas. Assim os salmos de romarias são os “salmos de subida”. São eles: do Sl 120 até o Sl 134.

 

Perceba que durante três vezes ao ano o povo era convidado a se apresentar diante de Deus, em Jerusalém. E nesta subida iam cantando os salmos próprios de romarias.  As pessoas não tinham os textos bíblicos à mão como hoje dispomos na Bíblia. Assim os Salmos eram aprendidos e cantados principalmente nas romarias de subida a Jerusalém. E também nas suas orações diárias, cada israelita proferia muitos salmos, os quais eram cantados e isso acabava ficando na memória das pessoas.

 

Que Deus nos ajude para que as nossas orações possam demonstrar toda a confiança que nele depositamos, com muita alegria e esperança.