Uma janela sobre o mundo bíblico

Qual parte da Bíblia fala de fidelidade? E qual parte da Biblia fala que o homem é a cabeça da mulher?



  • Pergunta de Lurdinha, Fortaleza
  • 31783
  • 20/01/2008
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Casamento Paulo


A fidelidade é um dos temas centrais da Bíblia. Ela afirma, em repetição, que Deus permanece fiel à sua aliança com o povo de Israel, que ele escolheu (Deuteronômio 7,7-9). O profeta Oséias representa essa fidelidade como se fosse um matrimônio (veja Oséias 2,4 seguintes).

A passagem a qual você se refere na segunda parte da sua pergunta, é de autoria de Paulo e aparece na Primeira Carta aos Coríntios (11,3): Quero, porém, que saibais: a cabeça de todo homem é Cristo, a cabeça da mulher é o homem, e a cabeça de Cristo é Deus. Contudo, atenção, Lurdinha, que nesse caso Paulo não está falando da relação familiar entre marido e mulher. Paulo está dando orientações sobre o comportamento das pessoas durante as celebrações, durante os encontros na comunidade. Aquilo que Paulo sublinha é a dependência de Deus, seja do homem que da mulher. Deus, que é a cabeça do homem, deve ser o ponto de orientação de cada comportamento. Isso é confirmado pela afirmação presente no versículo 12: tudo (homem e mulher) vem de Deus.

Em relação à vida matrimonial, o tema é retomado na carta aos Efésios. Em 5,21-24 Paolo diz: Submetei-vos uns aos outros no temor de Cristo. As mulheres estejam sujeitas aos maridos, como ao Senhor, porque o homem é cabeça da mulher, como Cristo é cabeça da Igreja e o salvador do Corpo. Como a Igreja está sujeita a Cristo, estejam as mulheres em tudo sujeitas aos maridos. E vós, maridos, amai vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela....
Na verdade esse texto pretende fazer uma comparação entre a relação de Cristo com a Igreja e aquela entre o marido e a esposa. Nesse sentido, poderíamos ver qual é a índole do matrimônio, pois os dois termos comparados se esclarecem mutuamente; poderíamos dizer que Cristo é esposo da Igreja, pois é seu chefe e a ama incondicionalmente, como acontece entre marido e mulher.

31783 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook


Comentários mais antigos

  • Maryse (Sp) - 29/11/2015

    Olha,depois de 26 anos de união conjugal, eu creio que seja bem difícil para mulher e para um homem sentir ainda desejos um pelo outro,mais se vc ainda tem desejos sexuais por ela meus parabéns!!! Eu acho que no caso da sua esposa ela já deve estar entrando na menopausa, dizem que é uma fase horrível na vida mulher. Talvez por isso ela não tenha desejo de fazer sexo. Vc terá que ter paciência!!

  • Rhusso (CACHOEIRA DOURADA) - 29/11/2015

    Queridos irmãos Apaz a todos. irmãos, peço q me ajudem e me oriente o que devo fazer por favor. Sou evangélico, casado a 26 anos, e de 2 anos os para cá minha mulher não quer mais sexo. Sempre fui carinhoso, respeitador, honesto etc...e não estou suportando mais essa situação pq o sexo faz parte da nossa vida também, como sou evangélico não posso ter outra mulher para relação sexual, antes falava pra ela procurar ajuda médica fazer exercício físico etc.. mas nada adiantou, só que de uns dias pra cá venho tomando r...

  • Erivaldo (Salvador) - 26/02/2014

    Efesios.5;23 " Porque o marido e o cabeça da mulher, da mesma forma que o MESSIAS - como cabeça da COMUNIDADE MESSIANICA - mantem o corpo seguro " .B. J. C. NAO EXISTE A PALAVRA IGREJA.

  • Roger (juiz de fora ) - 26/02/2014

    Em qual versículo da bíblia fala q o homem e a cabeça da casa alguém pode me ajudar ??

  • manuela (manaus) - 29/12/2011

    como posso usar a palavra de deus atravez da biblia para mostrar ao meu esposo que o homem deve ser fiel a esposa e respeita sem aduterio? alguem pode me ajudar ?

  • Raquel (São Paulo) - 18/02/2011

    e só pra deixar bem claro, acredito de todo e em todo meu coração em Deus e Jesus e, antes que hajam pensamentos como: ela deve ser uma lesbica mal-amada, sou casada e adivinha! Com um homem que amo muito e me ama tbm!

  • Raquel (São Paulo) - 18/02/2011

    Concordo com a Bernadete. Eu msm cansei d ir à Igreja procurar respostas às minha perguntas, consolo para as minhas tristeza e escutar: Baixa ai a cabeça e fica quieta! como se eu por ser mulher fosse menos digna de falar ao meu Deus. I Coríntios 14 34 As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. 35 E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na ...

  • Josias (Recife) - 13/08/2010

    Graça e Paz a todos, olha, para a pessoa que perguntou sobre o que Cristo quiz dizer quando disse que faria confusão entre Pais e filhos, se você analisar vai ver que pode ser simples: Pais Criados em culturas politeistas, Judaicos, no nossos dias da pra pensar em Seitas e Heresias, enfim, quando Cristo tocar nos corações dos filhos, que confusão fazer os Pais aceitarem, ao contrario acho que é mais fácil aceitar, difícil para os dois lados é seguir. e quanto a pessoa que falou que é Machismo pensar em O Marido com...

  • Ivanildo (Ubaíra Ba) - 12/07/2010

    Deus fez do homem sua imagem e semelhança e da costela ho homem fez a mulher se a costela fica do lado do ser humano entao com isso ele quis nos passar que homem e mulher tem que estar lado a lado. por isso não concordo que só o homem seja o líder da família, mas sim, que as decisões familiares sejam tomadas em conjunto marido e esposa. QUE DEUS ILUMINE CADA FAMÍLIA. PAZ E BEM PARA TODOS.

  • FAGNER ALVES (MANAUS) - 10/07/2010

    BOM DIA,ME TIRA UMA DUVIDA!O QUE O NOSSO SR. JESUS CRISTO QUER DIZER QUANDO ELE DIZ EM MATEUS QUE ELE VEIO PARA CAUSAR CONFLITO EM FILHO E PAI,MAE I FILHO,NAO ESTOU LEMBANDO DO VERSICULO.

  • bernadete lopes (ipatinga - mg) - 08/07/2009

    acho extremamente machista este comentário, e se as igrejas não gerenciarem seus lideres neste assunto, cada vez menos mulheres irão à igreja. Hoje nós estamos ali, se não à frente das famílias, pelo menos lado a lado. quantas mulheres são o arrimo familiar? Quantos hopmens são sustentados pelas sua mulheres?

  • RAIMUNDO VALENTE (TERRA NOVA -BA) - 04/07/2009

    Como CRISTO é o chefe da igreja e a ama, o homem deve amar a esposa e comandar, isso não seria muito judaico? não é isso que diminuio tanto a grande importância que teve MARIA na história. SOU BATISTA, conheço mulheres que apanham e não abandonam o SENHOR JESUS (não seguem a cabeça dos maridos e sofrem por isso ainda assim vale a pena)