Qual parte da Bíblia fala de fidelidade? E qual parte da Biblia fala que o homem é a cabeça da mulher?

Pergunta de Lurdinha, Fortaleza
Resposta de Luiz da Rosa, em 20/01/2008


Leia mais sobre Casamento Paulo

A fidelidade é um dos temas centrais da Bíblia. Ela afirma, em repetição, que Deus permanece fiel à sua aliança com o povo de Israel, que ele escolheu (Deuteronômio 7,7-9). O profeta Oséias representa essa fidelidade como se fosse um matrimônio (veja Oséias 2,4 seguintes).

A passagem a qual você se refere na segunda parte da sua pergunta, é de autoria de Paulo e aparece na Primeira Carta aos Coríntios (11,3): Quero, porém, que saibais: a cabeça de todo homem é Cristo, a cabeça da mulher é o homem, e a cabeça de Cristo é Deus. Contudo, atenção, Lurdinha, que nesse caso Paulo não está falando da relação familiar entre marido e mulher. Paulo está dando orientações sobre o comportamento das pessoas durante as celebrações, durante os encontros na comunidade. Aquilo que Paulo sublinha é a dependência de Deus, seja do homem que da mulher. Deus, que é a cabeça do homem, deve ser o ponto de orientação de cada comportamento. Isso é confirmado pela afirmação presente no versículo 12: tudo (homem e mulher) vem de Deus.

Em relação à vida matrimonial, o tema é retomado na carta aos Efésios. Em 5,21-24 Paolo diz: Submetei-vos uns aos outros no temor de Cristo. As mulheres estejam sujeitas aos maridos, como ao Senhor, porque o homem é cabeça da mulher, como Cristo é cabeça da Igreja e o salvador do Corpo. Como a Igreja está sujeita a Cristo, estejam as mulheres em tudo sujeitas aos maridos. E vós, maridos, amai vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela....
Na verdade esse texto pretende fazer uma comparação entre a relação de Cristo com a Igreja e aquela entre o marido e a esposa. Nesse sentido, poderíamos ver qual é a índole do matrimônio, pois os dois termos comparados se esclarecem mutuamente; poderíamos dizer que Cristo é esposo da Igreja, pois é seu chefe e a ama incondicionalmente, como acontece entre marido e mulher.

6896 visitas

10 comentários

Postar um comentário

  • Erivaldo (Salvador) - 26/02/2014

    Efesios.5;23 " Porque o marido e o cabeça da mulher, da mesma forma que o MESSIAS - como cabeça da COMUNIDADE MESSIANICA - mantem o corpo seguro " .B. J. C. NAO EXISTE A PALAVRA IGREJA.

  • Roger (juiz de fora ) - 26/02/2014

    Em qual versículo da bíblia fala q o homem e a cabeça da casa alguém pode me ajudar ??

  • manuela (manaus) - 29/12/2011

    como posso usar a palavra de deus atravez da biblia para mostrar ao meu esposo que o homem deve ser fiel a esposa e respeita sem aduterio? alguem pode me ajudar ?

  • Raquel (São Paulo) - 18/02/2011

    e só pra deixar bem claro, acredito de todo e em todo meu coração em Deus e Jesus e, antes que hajam pensamentos como: ela deve ser uma lesbica mal-amada, sou casada e adivinha! Com um homem que amo muito e me ama tbm!

  • Raquel (São Paulo) - 18/02/2011

    Concordo com a Bernadete. Eu msm cansei d ir à Igreja procurar respostas às minha perguntas, consolo para as minhas tristeza e escutar: Baixa ai a cabeça e fica quieta! como se eu por ser mulher fosse menos digna de falar ao meu Deus. I Coríntios 14 34 As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. 35 E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na ...

  • Josias (Recife) - 13/08/2010

    Graça e Paz a todos, olha, para a pessoa que perguntou sobre o que Cristo quiz dizer quando disse que faria confusão entre Pais e filhos, se você analisar vai ver que pode ser simples: Pais Criados em culturas politeistas, Judaicos, no nossos dias da pra pensar em Seitas e Heresias, enfim, quando Cristo tocar nos corações dos filhos, que confusão fazer os Pais aceitarem, ao contrario acho que é mais fácil aceitar, difícil para os dois lados é seguir. e quanto a pessoa que falou que é Machismo pensar em O Marido com...

  • Ivanildo (Ubaíra Ba) - 12/07/2010

    Deus fez do homem sua imagem e semelhança e da costela ho homem fez a mulher se a costela fica do lado do ser humano entao com isso ele quis nos passar que homem e mulher tem que estar lado a lado. por isso não concordo que só o homem seja o líder da família, mas sim, que as decisões familiares sejam tomadas em conjunto marido e esposa. QUE DEUS ILUMINE CADA FAMÍLIA. PAZ E BEM PARA TODOS.

  • FAGNER ALVES (MANAUS) - 10/07/2010

    BOM DIA,ME TIRA UMA DUVIDA!O QUE O NOSSO SR. JESUS CRISTO QUER DIZER QUANDO ELE DIZ EM MATEUS QUE ELE VEIO PARA CAUSAR CONFLITO EM FILHO E PAI,MAE I FILHO,NAO ESTOU LEMBANDO DO VERSICULO.

  • bernadete lopes (ipatinga - mg) - 08/07/2009

    acho extremamente machista este comentário, e se as igrejas não gerenciarem seus lideres neste assunto, cada vez menos mulheres irão à igreja. Hoje nós estamos ali, se não à frente das famílias, pelo menos lado a lado. quantas mulheres são o arrimo familiar? Quantos hopmens são sustentados pelas sua mulheres?

  • RAIMUNDO VALENTE (TERRA NOVA -BA) - 04/07/2009

    Como CRISTO é o chefe da igreja e a ama, o homem deve amar a esposa e comandar, isso não seria muito judaico? não é isso que diminuio tanto a grande importância que teve MARIA na história. SOU BATISTA, conheço mulheres que apanham e não abandonam o SENHOR JESUS (não seguem a cabeça dos maridos e sofrem por isso ainda assim vale a pena)