A mulher, segundo a Bíblia, pode ser pastora?

Pergunta de Carina Baueno, Suzano
Resposta de Luiz da Rosa, em 13/03/2012


Leia mais sobre Mulher

Não há uma resposta pronta na Bíblia. Naquela época não existiam pessoas institucionalizadas que pregavam o Evangelho: não existiam padres ou pastores/as que eram ungidos e/ou formados para esse fim. Obviamente os apóstolos foram escolhidos por Cristo, mas não foram só eles que pregaram o evangelho na igreja nascente. Também os 72 discípulos, em Lucas 10, foram designados por Jesus. Todavia, cada um que entrava em contato com Cristo, descobria a Boa Nova, se tornava evangelizador. Veja, por exemplo, em Lucas 8,1-3, quando o evangelista conta como Jesus anunciava o Evangelho acompanhado por diversas mulheres:

Depois disso, ele andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa Nova do Reino de Deus. Os Doze o acompanhavam, assim como algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual haviam saído sete demônios, Joana, mulher de Cuza, o procurador de Herodes, Susana e várias outras, que o serviam com seus bens.

 

Antes de entrar no mérito da questão, é importante ter presente dois elementos.

1. A sociedade, no período em que a Bíblia foi escrita, era extramamente machista. A bíblia não pode prescindir desse contexto histórico. Por isso não podemos pensar que um autor sagrado pense como nós hoje, em relação aos direitos das mulheres. Apesar disso, é evidente que a base de igualdade entre os dois sexos é já colocada nos textos sagrados.

2. Quaquer reflexão sobre o direito das mulheres a serem pastoras sofre a influência da discíplina que rege as leis da igreja católica em relação à ordenação de padres. Na igreja católica não existe a possibilidade de uma ordenção de mulher.

 

 

Há muitas igrejas protestantes onde o papel da mulher como pastora não suscita mais nenhuma perplexidade. Outras, provavelmente por causa da influência da igreja católica, ainda não trilham essa estrada.

 

Tendo em vista essas primícias, poderíamos investigar a sua questão do pondo de vista histórico. Mas não vamos nos deter muito, mesmo porque os elementos são escarsos.  Citamos apenas dois elementos, um deles bíblico.

 

  1. No Novo Testamento, o único texto que menciona um papel institucional de uma mulher na igreja nascente se encontra em Romanos 16,1:
    Recomemdo-vos Febe, nossa irmã, diaconisa da Igreja de Cencréia, para que a recebais no Senhor de modo digno, como convém a santos , e a assistais em tudo o que ela de vós procisar, porque também ela ajudou a muitos, a mim inclusive.
  2. Na internet podemos encontrar uma lista de mulheres, sobretudo na igreja de língua grega, que foram ordenadas diáconas.

 

Não o conheço bem, mas se você quiser seguir esse tema, pode acessar esse site: http://www.womenpriests.org/ Há diversos temas e informações históricas sobre a questão do sacerdócio da mulher. A sua impostação básica é "a ordenação da mulher na Igreja Católica".

15424 visitas

114 comentários

Postar um comentário

  • Ricardo (Rio de Janeiro) - 10/07/2014

    o jesus é o IESVS " protetor da babilonia", Yahushua é o Salvador, procure se libertar, a biblia tambem faz parte do sistema religioso, tem que saber separar as adulterações. estamos alertando as pessoas para que larguem este sistema satanico religioso. www.angracostaverde.org

  • Cesar (Sorocaba) - 10/07/2014

    O que a Bíblia tem a dizer sobre a forma de governo da igreja? Irmão Erivaldo quero ser bem claro na Palavra de Deus sobre como Ele deseja que Sua igreja na terra seja organizada e administrada. Primeiro, Cristo é o cabeça da igreja e sua suprema autoridade (Efésios 1:22, 4:15; Colossenses 1:18). Segundo, a igreja local é para ser autônoma, livre de qualquer autoridade ou controle externos, com o direito de se auto-governar e deve possuir liberdade da interferência de qualquer forma de hierarquia de indivídu...

  • Erivaldo (Salvador) - 10/07/2014

    Cesar- sorocaba- Para se falar do MESSIAS para uma pessoa, ou varias pessoas, somente se fara se for um PASTOR ou PASTORA??? Eu somente conheço o "" OM PASTOR " o resto?? Sao LADREOS PASTORES GULOSOS eha os que nada SABEM e que sao tambem VITIMAS do SISTEMA DE RELIGIOES, PASTORAS?? PASTORES?? quem e onde esta escrito que deveremos ter esses personagens PENSONHETOS em uma COMUNIDADE ??? ONDE ESTA ESXCRITO e ou quem recebeu do CRIADOR essa ORDENANÇA de ser um PASTOR?? onde esta escrito essa UNÇAO de ser um PASTOR d...

  • Cesar (Sorocaba) - 10/07/2014

    Paz e Vida! Para meditar na Palavra! (Gálatas 3:28) - Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há MACHO nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. - (1 Coríntios 11:11) - Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no SENHOR. (1 Coríntios 11:12) - Porque, como a mulher provém do homem, assim também o homem provém da mulher, mas tudo vem de Deus. - Seja homem ou seja mulher deve pregar a Palavra, estar no centro de Deus, estar numa unidade conforme João 17.01-26, Deus n...

  • ailton nascimento (rio de janeiro) - 10/07/2014

    Apaz! No ministério a qual eu sou, não existe pastora, mas, eu concordo em ter pastoras nas igrejas, pois, muitos pastores não querem levar a palavra de Deus a sério, só pensam em parte financeiras, e, as almas perecendo, o importante é fazer a obra de Deus, e as mulheres estão prontas para a obra de Deus. Deus abençoe a todos.

  • Ademar (aracruz) - 21/05/2014

    https://www.youtube.com/watch?v=vzdwQuxPzMM...assistam, vale muito a pena, principalmente para quem não está acostumado com coisa boa. é sobre a ordenação de mulheres

  • soraia (Brasilia) - 21/05/2014

    Jr 3.15 e vos dareis pastores segundo o meu coração, que vos apascentam com ciência e inteligência. So que os homens não querem viver para servir a Deus, mais as drogas, entao vai as mulheres pregar o evangelho, se pastoras ou não o importante e ajudar as pessoas que precisam de Deus.

  • JORGE LUIZ DE OLIVEIRA SILVA (MAGÉ) - 25/04/2014

    É lamentável verificarmos que uma pessoa segue a uma seita que não respeita a própria Bíblia, ou seja, se não reconhece a Bíblia como Livro Sagrado, vai se basear em quê? Em histórias da Carochinha? Desculpa-me, Senhor Eriv., mas V. Sa. precisa com urgência se ilustrar a aprender VERDADEIRAMENTE A PALAVRA DE DEUS. O contrário será lançado no Lago de Fogo, o qual será a Segunda Morte, onde haverá o choro e o ranger de dentes...

  • Erivaldo (Salvador) - 25/04/2014

    Os caras ficam sem argumentaçao e entao começam a colocar piadinhas, coisa de moleques e nao de homens, uns moleques transvestidos de religiosos, por isso agor e cada vez mais entendo o que o SISTEMA RELIGIOSO faz com os IMBECIS.

  • Erivaldo (Salvador) - 25/04/2014

    Nao TELIS, para o JAIME e o SAULO = os que nao vao ao TEMPLO-IGREJA SAO TODOS " IMPIOS " ou seja esses imbecis colocam que ser uma pessoa IMPIA quando nao estao indo a IGREJA, este argumento deles denota uma falta de conhecimento absurda, alem de que estes se ACHAM NAO IMPIOS SOMENTE PELO FATO DE ESTAREM DANDO DINHEIRO A LADROES PASTORES, OU PARTICIPANDO DESSA QUADRILHA, ELES NAO SABEM PORQUE O ESTADO ISENTA AS IGREJAS DOS IMPOSTOS, ESTADO-IGREJAS? JUNTOS PORQUE? MAS ELES DIZEM QUE NAO PODEM COMPCTUAR COM O MUNDO?...

  • Erivaldo (Salvador) - 25/04/2014

    saulo, JAIME DIAS - ESTAO SEM NENHUMA ARGUMENTAÇAO E DESSA FORMA VAI FICAR SOMENTE COM AGRESSOES, ISSO E PROPICIO DOS COVARDES, A IMBECIBILIDADE DE VOCES, CHEGA A SOMENTE ISSO, COLOCO QUESTIONAMENTO PARA OS SENHORES, COLOCO PERGUNTAS PARA VOCE, MAS DEVIDO A ESTAREM COM SUAS MENTES ABSORVIDAS PELAS MENTIRAS RELIGIOSOS, NAO SABEM RESPONDER A QUALQUER QUESTIONAMENTO MEU, PODEM ME AGREDIR, SO SABEM FAZER ISSO, VEJA SE EU PERGUNTO A VOCES ASSIM; porque voces vao ao TEMPLO-IGREJA? respostas? nenhuma porque ou sao covarde...

  • Telis (Raposa) - 25/04/2014

    Bem, nesses sistemas religiosos chamados de denominações criados pelo homem em desobediência com a a palavra de Deus, podem ser o que quiserem ser: pastor, pastoras, reverendos, padres, apóstolos, até mesmos donos de "igrejas"(denominação). Mas no corpo de Cristo é outra história, vocês entenderam né?

  • saulo (santos) - 25/04/2014

    Pobre miseravel erivaldo.

  • Jaime Dias (Curitiba Pr.) - 24/04/2014

    Erivaldo (blasfemador), desculpe-me eu errei, teu caso ainda não é hospício! Primeiro tens que sair da estrebaria! Aliás, me dê teu endereço e o número da tua ferradura, que te mando pelo correio, dois pares delas!!! Se tiver algum parente próximo, te mando vários, para a tropa inteira!!!

  • Erivaldo (Salvador) - 24/04/2014

    COLOCA NA TUA CABEÇA DURA- ARREBATAMENTO SOMENTE PARA AS OVELHAS DO "" BOM PASTOR " AQELAS QUE SAEM DO APRISCO RELIGIOSO, NAO PENSE QUE PRESTANDO ALGUM CULTO OU ADORANDO DENTRO DESSAS IGREJAS VOCE ESTA CORRETO. NEM TAMPOUCO O ERIVALDO QUE ESTA DE FORA DESSES TEMPLOS RELIGIOSOS TAMBEM SEJA MERECEDOR DE SALVAÇAO. O QUE O "" BOM PASTOR " DIZ E QUE AS OVELHAS DELE O SEGUEM FORA DO APRISCO. SALVAÇAO E TEMA PARA NAO SE DISCUTIR. ARREBATAMENTO? VOCE SABE O QUE DISSO? NE EU.

  • Erivaldo (Salvador) - 24/04/2014

    COMO? o TEXTO FALA DO ARREBATAMENTO DA IGREJA? QUE IGREJA? Ta vendo seu cabeça dura? Que IGREJA? A SUA OU A DELE? A SUA OU A DE "" joazinho, silas, macedo, etc.. qual IGREJA? Voce olhou a ETIMOLOGIA dessa PALAVRA IGREJA? SE NAO OLHOU CAIA FORA POIS VOCE NAO SABE DE NADA " INOCENTE. QUE IGREJA O SHA'UL FALA? SEU CABEÇA DURA- O SHA'UL ESTA FALANDO DE UMA "" COMUNIDADE " NUNCA EXISTIU NO VOCABULARIO DE SHA'UL ESSA PALAVRA "" IGREJA "", igreja so entra no CENARIO RELIGIOSO 300 ANOS DEPOIS PELO IMPERIO ROMANO. igreja ...

  • jader rajader (São Paulo) - 24/04/2014

    Muito bom voce citar o livro de Tessalon. Veja o que diz este livro (1 Tess. 4.16.17): "Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor." Esse texto fala do arrebatamento da Igreja de Jesus. Voce não quer fazer parte deste grupo? Ou vai preferir ficar na terr...

  • Erivaldo (Salvador) - 24/04/2014

    ESQUEÇA isso de "" A BIBLIA SAGRADA " essa BILIA E DESGRAÇADA, agora temos " ESCRITURAS SAGRADAS '" vinda do CRIADOR, E todos sao PROFETAS DO CRIADOR? OU MUITOS DESSES NA BIBLIA FORAM USADOS PELO INIMIGO? ABRAAO? MOISES? NOE? ISRAEL? JACO? e muitos outros- ELIAS? ELISEU? veja o que fez DAVI? SALOMAO? e tantos outros. AGORA VEJA O JEREMIAS ( NAO E ESSE O NOME DELE) veja ISAIAS? ( TAMBEM NAO E ESSE O NOME DELE ) JADER - JADER - OS NOMES FORAM TROCADOS, OS NOMES DOS PERSONAGENS DA VERDADEIRA HISTORIA FORAM TROCADOS,...

  • Erivaldo (Salvador) - 24/04/2014

    JADER RAJADER - SAO PAULO - Voce nem sabe o que e CONGREGAR? Volta a estudar primeiro para depois ficar colocando alguma coisa. REUNIR- CONGREGAR seria frequentar um TEMPLO? va explicar a ETIMOLOGIA DA PALAVRA " IGREJA?" estar reunidos seria a mesma coisa que estar dentro de um TEMPLO? va estudar rapaz. Voce foi enganado pelo SISTEMA RELIGIOSO- mas o RICARDO esta te colocando algo e voce nem sequer presta atençao no que ele esta colocando? Mente cheia de mentiras ensinadas pelos CAES PASTORES. Ir a um TEMPLO seria ...

  • jader rajader (São Paulo) - 24/04/2014

    Mas, na Bíblia Sagrada está escrito que devemos nos congregar, e, pelo que entendo "congregar" quer dizer unir, reunir, ajuntar. Em termos espirituais devemos nos reunir em um templo ou igreja. Aliás, Jesus, no livro do Apocalipse, escreve diversas cartas às igrejas, comprovando que igreja é o local onde devemos nos reunir para louvar a Deus, e também, ouvir a Palavra.

  • Ricardo (Rio de Janeiro) - 24/04/2014

    Procure estudar o que o imperio romano fez após terem matado o Salvador,como perseguiram os apóstolos e os discípulos, como foi queimada as escrituras,como o catolicismo criou a biblia no seculo 4. Procure se informar porque os evangélicos apoiam os judeus como povo do Salvador,se informem tambem porque o nome do Salvador foi trocado pelo um idolo romano aonde eles disfarçam de jesus,e lembre-se: eles enganam desde 1500, quando chamaram os hebreus de indios.

  • Erivaldo (Salvador) - 24/04/2014

    JADER RAJADER - SAO PAULO - Que religiao? nenhuma religiao estou seguindo, mas o MESSIAS NEO DISSE QUE DEVERIAMOS SEGUIR A QUEM? OU SEGUIR O QUE? o MESSIAS mandou alguma pessoa seguir alguma RELIGIAO? Ou DISSE O MESSIAS PARA SEGUIR ELE? Responda agora essa pergunta feita por ERIVALDO? Ta vendo onde chega a HIPOCRISIA dos que frequentam os TEMPLOS RELIGIOSOS. VOCE NAO TEM COMO RESPONDER A UMA SIMPLES PERGUNTA FEITA POR MIM. TEST. DE JEOVA? CATOLICOS? PROTESTANTES? PENTENCOSTAIS? Meu amigo JADER RAJADER - SAO PAULO-...

  • jader rajader (São Paulo) - 24/04/2014

    Erivaldo: agora que voce se revelou ser testemunha de Jeová, abra seu coração e tente nos convencer que a religião (organização) que voce segue é a verdadeira!

  • Erivaldo (Salvador) - 24/04/2014

    OU ATE - VICE-DEUS.

  • Telis (Raposa) - 24/04/2014

    Bem, nesses sistemas religiosos chamados de denominações criados pelo homem em desobediência com a a palavra de Deus, podem ser o que quiserem ser: pastor, pastoras, reverendos, padres, apóstolos, até mesmos donos de "igrejas"(denominação). Mas no corpo de Cristo é outra história, vocês entenderam né?

  • Erivaldo (Salvador) - 24/04/2014

    BERLUYER - O ERIVALDO ESTA FELIZ POR ESTAR FORA DESSE SISTEMA RELIGIOSO. Quanto a voce? so tem alguma opiniao sobre algo por VEROSSIMILHANÇA; voce esta incapaz de ter alguma opiniao propria sobre qualquer assunto que seja atribuido as ESCRITURAS. A IMBECIBILIDADE E BRUTAL EM ELEMENTOS QUE SO COLOCAM ALGO DO QUE OUVIRAM E SEM AO MENOS VERIFICAR SE TEM ALGUM FUNDAMENTO. EU TE PERGUNTO O QUE VOCE QUER DIZER AO AFIRMAR QUE SOU UM INFELIZ? VOCE TEM COMO MEDIR ALGUMA FELICIDADE ALHEIA? PORQUE AO INVES DISSO VOCE NAO COLO...

  • beluyer grubert (céu azul) - 23/04/2014

    passei por aqui e não resisti...lamentavel os comentarios do amigo erivaldo,que pessoa infeliz, precisa ter um encontro com Deus urgentemente...

  • beluyer grubert (céu azul) - 23/04/2014

    passei por aqui e não resisti...lamentavel os comentarios do amigo erivaldo,que pessoa infeliz, precisa ter um encontro com Deus urgentemente...

  • Erivaldo (Salvador) - 08/03/2014

    Amigo, IGREJA- PASTOR - JESUS - APOSTOLOS - PEDRO -JOAO - enfim uma serie de PALAVRAS que foram colocadas nos textos para enganar as pessoas, isso foi o eu fizeram, mas quanto ao NOME do SALVADOR? JESUS nunca foi o MESSIAS, JESUS foi um NOME introduzido nos textos para as pessoas servirem a SATANAS e nao AO CRIADOR. o DEUS deste seculo o SISTEMA RELIGIOSO.

  • Erivaldo (Salvador) - 08/03/2014

    Amigo, IGREJA- PASTOR - JESUS - APOSTOLOS - PEDRO -JOAO - enfim uma serie de PALAVRAS que foram colocadas nos textos para enganar as pessoas, isso foi o eu fizeram, mas quanto ao NOME do SALVADOR? JESUS nunca foi o MESSIAS, JESUS foi um NOME introduzido nos textos para as pessoas servirem a SATANAS e nao AO CRIADOR. o DEUS deste seculo o SISTEMA RELIGIOSO.

  • Erivaldo (Salvador) - 08/03/2014

    BONATTI, ( baixo guandu ) Amigo veja= " IGREJA " JESUS - PEDRO? meu amigo BONATTI - tudo sao MENTIRAS, voce e mais um que foi enganado, amado BONETTI, A PALAVRA IGREJA= nunca existiu para aquelas pessoas na epoca do SALVADOR ( YAOHUSHUA ) a IGREJA ROMANA trocou os NOMES de 95% das pessoas inclusive colocaram este nome DE JESUS - que significa no IDIOMA HEBRAICO JE= PORCO e SUS = CAVALO entao no IDIOMA HEBRAICO VOCE DIZ QUE ESSE NOME DE JESUS E A MESMA COISA DE PORCO - CAVALO. meu amigo BONATTI, voce esta seguindo...

  • BONATTI (BAIXO GUANDÚ ESP SANTO) - 08/03/2014

    Amados a paz do Senhor,senti o desejo de manifestar sobre o assunto não tem terxto biblico sobre diaconiza, nas versoes antigas diz recomendo.vos pois Febe nossa irmã.rm 16,1 Quanto o assunto é pastor paulo diz em ef cap 4 ver11 ePedro primera carta diz no cap 5 ver1a3. Eu entendi que esse irmão deve ser membro da igreja cristã do Brasil que els não usa o nome de pastor dizendo que pastor só é Jesus,mas eles usam o nome de ancião que é o mesmo pastor ,Jeus é o sumo pastor.quato as mulheres pastoras não ha respa...

  • Júlio Barros (Salvador) - 05/03/2014

    Muito boa a colocação do irmão Daniel Aguiar. Na minha opinião a mulher não pode ser pastora. O irmão Daniel disse que Raquel era pastora de ovelhas, uma profissão, não sacerdotisa. Muito bom!

  • Erivaldo (Salvador) - 05/03/2014

    Nem PASTORTA e nem PASTORES, o homem nao precisa mais de outro homem para ser o seu sacerdote, a casa caiu e voces ainda estao todos cegos, para que voces precisam de alguem para exercer algum SACERDOCIO? Acabou essas coisas desde quando " O VEU FOI RASGADO DE CIMA PARA BAIXO" e por que voces ainda insistem em colocar esse VEU novamete? Entao para que BOSTA O CRIADOR MANDOU O FILHO DELE? Perdao, mas as vezes me pergunto assim; O SALVADOR ja disse que somente ELE pode interceder junto ao PAI, entao qaue merda eu est...

  • Alcino Assis (curitiba) - 05/03/2014

    A Raquel foi pastora a esposa de Jacó, Jesus recomendou a uma mulher que espalhasse sobre sua ressurreição,essa mulher foi a primeira a pregar sobre o retorno de Jesus.

  • Waltemar Moreira da Silva Junior (Manaus) - 04/03/2014

    Seguindo os meus ensinamentos biblícos creio qe uma mulher ñ pode se torna uma pastora,ñ vejo nenhuma passagen na biblía qe as mulheres se tornavam pastoras mais creio qe elas devam e podem exercer na igreja uma função de algum ministério dentro de sua congregação,e qe também devam pregar para levar o evangelho mais se torna pastora eu ñ aceito!blz!essa é minha opinião de acordo cm o qe eu aprendi na biblía.

  • Erivaldo (Salvador) - 04/03/2014

    JAIME DIAS, realmente sou pecador, E VOCE? Agora " JESUS " PAULO ESTEVAO tambem precisam de um HOSPICIO? pois veja " DEUS NAO HABITA EM TEMPLOS CONSTRUIDOS PELA MAO DO HOMEM " resultado dessa afirmaçao? ESTEVAO foi morto por colocar dentre outras coisas essa frase- ta vendo JAIME DIAS? o que voce defende e o TEMPLO IGREJA tao igual aqueles HOMICIDAS que diz que o " JESUS " ira precisar de um HOSPICIO tambem, porque JESUS diz; " Nem no MONTE e nem em JERISALEM ( templo ) DEVERIAMOS mais ADORAR ao PAI ( criador )...

  • Erivaldo (Salvador) - 04/03/2014

    PAULO SILVA,( Sao jose dos Campos ) voce como um " TEOLOGO " deveria verificar que o que estou colocando aqui nao seria o que PAULO AFIRMOU, o ESTEVAO AFIRMOU, mas incrivel Sr. " teologo " ESTEVAO foi morto a pedradas por pessoas que defendiam o que? a mesma coisa que voce PAULO SILVA esta defendendo, o que esses DESCARADOS defendiam? PAULO SILVA o que esses HOMICIDAS defendiam? ADVINHA Sr. PAULO SILVA? Aquelas pessoas defendiam o SISTEMA RELIGIOSO, e advinha qual era aquele SISTEMA RELIGIOSO? PAULO SILVA voce est...

  • Jaime Dias (Curitiba Pr.) - 03/03/2014

    Caro Paulo Silva (São José dos Campos), Paz!===Não vale a pena perder tempo respondendo ao Erivaldo (salvad...digo pecador); seu caso já é de hospício!

  • Paulo Silva (São José dos Campos) - 03/03/2014

    Paz Daniel Aguiarl! Gostei muito de sua colocação sobre o tema: Mulher pode ser pastora? Creio também, como teólogo, que, segundo a Bíblia, a mulher não pode ocupar tal função. Vejo que o irmão aí de Salvador apresentou sua opinião que está fora da pergunta, parecendo um desabafo de um revoltado. Não se importe com o que ele falou, pois, com certeza, ele de decepcionou com alguma igreja e acha que todas são iguais, por isso segue seu próprio pensamento. Aprendi uma coisa ao longo da minha vida, e é não dar o...

  • Erivaldo (Salvador) - 26/02/2014

    DANIEL AGUIAR, se voce ficasse sempre com as " ESCRITURAS " nao diria certas bobagens, se voce prestasse atençao do que falam as " ESCRITURAS " iria entender que voce deve CAIR FORA DESSE SISTEMA RELIGIOSO que esta nessas denominaçoes, nao siga ninguem meu amigo, eu hoje nao sigo e quero ser seguido, pois somente a um " CAMINHO " E este e o que devemos seguir= todos juntos em igualdade e nao com HIERARQUIAS SACERDOTAIS. esse templo chamado de IGREJA e uma ABOMINAÇAO aos olhos do CRIADOR. CAIA FORA DISSO DANIEL AGU...

  • Erivaldo (Salvador) - 26/02/2014

    DANIEL, nem PASTORA e nem PASTORES, nenhum destes tem RESPALDO nas ESCRITURAS, o SALVADOR nao ordenou ninguem nosdias de HOJE para PASTOREAR as SUAS OVELHAS, se voce nao sae meu amigo, o SALVADOR DIZ QUE; " as MINHAS OVELHAS ouvem a minha voz e EU as chamarei pelo seu NOME, e as MINHAS OVELHAS sairao do APRISCO e me seguirao FORA DO APRISCO, ainda ha outras OVELHAS que irao JUNTAR-SE a estas, e serao ' UM SO REBANHO " mas DANIEL, veja quantos rebanhos e incrivel que todos divergem um do outro, cada um tem uma doutr...

  • Daniel Aguiar (Cabo Frio) - 26/02/2014

    irmão Erinaldo (Salvador) Acho que o amado não leu minha publicação, que fiz questão de repetir. Fico e sempre ficarei com a Bíblia, mas pela colocação do amado eu sou a favor de pastora, sendo que não sou. Dê uma lidinha e depois me reponda. Paz!

  • Daniel Aguiar (Cabo Frio) - 26/02/2014

    A MULHER PODE SER PASTORA? A mulher pode ser pastora pelo simples fato de querer. Diante das muitas versões apresentadas em defesa de tal questão encontram-se bastantes opiniões e nenhuma base bíblica, pois as que são apresentadas são infundadas. Perdoem-me minhas amigas pastoras, mas biblicamente falando a mulher não pode ser ordenada ao ministério pastoral. Lamentavelmente quem adota tal prática segue o que se chama de REVELAÇÃO: "Sou pastora porque Deus revelou". Pergunto: Deus vai contra a sua Palavra? Re...

  • Elias Santos (Feira de Santana) - 18/02/2014

    Vejo que toda esta discussão não passa de falta de conhecimento amados. Leiam Efésios cap 4 versos de 1 a 32.

  • Erivaldo (Salvador) - 18/02/2014

    Oque eu DEENTENDO de PASTOR? o MESMO que ENTENDE o SALVADOR- ELE diz o que? SAO LADROES e MERCENARIOS e que ELES VEEM para ROUBAR- MATAR - DESTRUIR- isso e o que eu ENTENDO. Mas nao sou contra os PASTORES, nao sou contra as PESSOAS que se ACHAM PASTORES- ELAS tambem foram ENGANADAS pelas sua CONSCIENCIA, foram ENGANADAS tambem pelo SISTEMA RELIGIOSO, nao querem CONHECER A VERDADE e por isso se ACHAM PASTORES, na VERDADE voce JAIME e ELES sao VITIMAS dessa MENTIRA. Mas nao querer conhecer a VERDADE que ira LIBERTA...

  • abel (matosinhos) - 18/02/2014

    1 corintios cap 11 a

  • Jaime Dias (Curitiba Pr.) - 17/02/2014

    Erivaldo (Salvador). O quê você entende de Pastor, SE SERVE A UM "IMPOSTOR"??? Vá se tratar, seu boboca!!!

  • Erivaldo (Salvador) - 17/02/2014

    JAIME DIAS, nao EXISTE nenhuma IGREJA em TIATIRA, e nem HOMEM e nenhuma MULHER poderia ou pode HOJE sentar EM TRONO NEM DO SEU DEUS E NEM DO SEU JESUS- VOCE NAO LEU O QUE ELE DISSE SOBRE ISSO? nem EU e nem VOCE, ninguem PODE sentar EM TRONO NENHUM voce esta BEBADO? RAPAZ, deixa esse FANATISMO. APOCALIPSE ainda nao HOUVE eu nem sei o futuro e nao sei quem, mas voce esta certo " O VENCEDOR " mas se voce estiver com esse JESUS ROMANOMITRAICO- voe vai estar do lado do perdedor, passa logo para o LADO DO MESSIAS O VE...

  • Erivaldo (Salvador) - 17/02/2014

    AMIGO, nao somente a SAMARITANA pregou nao essa PALAVRA ' evangelium" AS PESSOAS PREGARAM "AS BOAS NOVAS " agora se pregar BOAS NOVAS e ser um PASTOR? Amigo forçar isso de PASTOR somente por que se prega AS BOAS NOVAS? isso nao existe, O TEXTO DIZ QUE ela pregou nao diz que ELA PASTOREOU? PREGAR nao e a mesma coisa que PASTOREAR. VOCE PODE PREGAR AS BOAS NOVAS e voce nao e nem sera nenhum PASTOR, ta vendo meu amigo? CAIA FORA do SISTEMA RELIGIOSO.

  • Erivaldo (Salvador) - 16/02/2014

    PASTORES nunca foi uma ordenança do SALVADOR. ELE mandou apenas IDE E PREGAI. ENSINANDO A GUARDAR OS SEUS MANDAMENTOS-- e O SALVADOR nunca ensinou a eles para serem PASTORES.

  • Jaime Dias (Curitiba Pr.) - 16/02/2014

    Caros colegas, NÃO FOI UMA SAMARITANA QUE PREGOU O EVANGELHO A UMA CIDADE TODA? (Joa. 4:28 a 30); porventura ela não fez o papel de Pastora???===E a Igreja de Tiatira, não foi constituída a partir DE UMA MULHER CHAMADA LÍDIA??? (Atos 16:14-15), outra também que pelas circunstâncias fez o papel de Pastora!=== Ou vocês estão pensando que OS DONS MINISTERIAIS NA IGREJA, são mais importantes e mais santos, QUE O TRONO DE JESUS??? Onde vocês viram o Senhor discriminando as mulheres no seu Reino, dizendo que ELAS NÃO POD...

  • Erivaldo (Salvador) - 16/02/2014

    DANIEL AGUIAR , se voce ficar com a " BIBLIA SAGRADA " voce esta FERRADO meu amigo, QUANTO A PASTOA? PASTORAS e PASTORES? as ESCRITURAS nao dao respaldo nenhum, a BIBLIA sim da o respaldo para PASTORES, APOSTOLOS, BISPOS, DIACONISIOS etc mas a " BIBLIA " NAO TEM NENHUMA AUTORIDADE para MIM, as ESCRITURAS sim ESTA TEM TODA E COMPLETA AUTORIDADE pois esta atesta so o SALVADOR, a BIBLIA dependendo da onde ELA VENHA pode ate ser RAZOAVEL, mas NUNCA SERA AUTORIDADE NENHUMA.

  • Daniel Aguiar (Cabo Frio) - 16/02/2014

    A minha opinião é de que a mulher pode simplesmente desejar ser pastora pelo simples fato de querer. Diante das muitas versões apresentadas ví muitas opiniões e pouca base bíblica. Me perdoe minhas amigas pastoras, mas biblicamente falando a mulher não pode ser ordenada ao ministério pastoral. Lamentavelmente quem adota tal prática segue o que se chama de REVELAÇÃO: \"Sou pastora pq Deus revelou\". Pergunto: Deus vai contra a sua Palavra? Responda vcs. A Bíblia destaca mulheres exercendo grandes funções: Profe...

  • Erivaldo (Salvador) - 29/01/2014

    Enquanto ficam birncando de colocar besteiras, estao cada vez me provando o ESTRAGO MENTAL de voces, ao inves de ficarem com discussoes de uma aceitaçao ou nao mas ao inves disso um BESTEIROL.

  • Ricardo (Rio) - 28/01/2014

    Então, pelo menos nas igrejas, mulheres de bico fechado! Essa é a Palavra de Deus.

  • Vera (Diadema) - 28/01/2014

    Na opinião do apóstolo Paulo elas não podem falar nas igrejas. Como poderiam pastorear?

  • Laércio Ricardo Grings (Novo Hamburgo) - 28/01/2014

    Ok, mas a pergunta é: A mulher, segundo a Bíblia, pode ser pastora?

  • Patrícia (São Paulo) - 22/01/2014

    É isso aí Luis, ao menos as corintianas não devem, segundo o Paulo, falar nas igrejas. Já quanto as não corintianas, não perece haver restrição.

  • Erivaldo (Salvador) - 22/01/2014

    Luis, veja; quem era o PASTOR da IGREJA DE CORINTIOS? QUEM ERA O PASTOR DA IGREJA DE EFESO? TESSALONICA? LUIS, nunca houve PASTOR NENHUM, aquelas PESSOAS faziam parte de uma COMUNIDADE essa era A FORMA e PALAVRA QUE SE DAVAM A AQUELE AJUNTAMENTO DE PESSOAS, nao existia IGREJAS isso foi COLOCADO POR ROMA para o deus deles ser ADORADO. LUIS me responda quantas vezes o SALVADOR entrou no TEMPLO E QUANTAS VEZES O SALVADOR ADOROU DENTRO DO TEMPLO? QUANTAS VEZES ELE OROU DENTRO DO TEMPLO? LUIS TE ENGANARAM

  • Erivaldo (Salvador) - 22/01/2014

    Luis, quando voce entender que PAULO endereçou CARTAS a uma COMUNIDADE e nao a uma IGREJA, ha muita diferença nessas PALAVRAS, quando voce entender o que significa Que Paulo COLOCOU COMUNIDADE e nao IGREJA voce ira entender a NOJERADA voce esta comentando dessa forma porque existe dentro de voce um ESPIRITO e voce esta apenas começando a desconfiar dessa SAFADEZA TODA, muita lama LUIS, nunca O SALVADOR mandou alguem começar a fundar igreja nenhuma, ele o SALVADOR e CAMINHO, e se voce seguir outro CAMINHO (TEMPLOS,...

  • Luiz (Rio) - 22/01/2014

    Júlio, não sei a opinião do Erivaldo, mas o autointitulado apóstolo Paulo, escrevendo a Coríntios, disse “Conservem-se as mulheres caladas nas igrejas, porque não lhe é permitido falar; mas estejam submissas como também a lei o determina”. Então, pelo menos as mulheres corintianas devem ficar caladas nas igrejas, logo não dá para elas pastorearem. Mas é bom lembrar que essa carta de Paulo foi endereçada aos Coríntios, nada a ver com brasileiros e brasileiras.

  • Júlio (Rio) - 22/01/2014

    Sim Erivaldo, mas na tua opinião, só os homens podem ser "cães gulosos" ou as mulheres também podem ser "cadelas gulosas". Alguma restrição às "cadelas gulosas"?

  • Erivaldo (Salvador) - 22/01/2014

    Hugo, os demais, esqueçam pastores, PASTORES sao comparados a CAES GULOSOS, PASTORES sao comparados a LADROES e SALTEADORES, que veio para ROUBAR, MATAR E DESTRUIR. somente o "BOM PASTOR" e digo mais as ovelhas desse "BOM PASTOR" ouvem a sua voz, esse "BOM PASTOR" as CHAMA as "suas OVELHAS" para FORA do APRISCO, ELAS o OUVEM e saem e o SEGUEM FORA -FORA do APRISCO. as 99 OVELHAS que ficam no "DESERTO" ESTAS NAO PRECISAM DE UM OUTRO PASTOR, ELAS CONHECEM O "CAMINHO". entendem?

  • Erivaldo (Salvador) - 22/01/2014

    O CRIADOR usou e mandou o seu FILHO o MESSIAS para ser o nosso ETERNO PASTOR, porque voces estao BUSCANDO alguem para serem seus PASTORES? sao CAES GULOSOS - OS QUE VIERAM PARA ROUBAR, MATAR E DESTRUIR, mas o MESSIAS avisou sobres os PASTORES e voces nao OUVEM o SALVADOR? ELE ELE e o "BOM PASTOR" e os outros? Me respondam, os OUTROS sao BONS? ou MAUS?

  • Hugo (Rio) - 22/01/2014

    No Gênesis nada é dito sobre a mulher pastorear!

  • Paulo André (Nilópolis) - 22/01/2014

    De acordo com a bíblia na criação do mundo ,no 6° dia a Trindade Santa ( Deus Pai , Deus Filho e Deus Espírito Santo) disse em Gênesis 1:26 , 'E disse Deus:Façamos o homem à nossa imagem,conforme a nossa semelhança ' , logo mais no capitulo 2:23 , " E disse o homem: Esta,afinal,é o osso dos meus ossos e carne da minha carne:chamar-se-à varoa,porquanto do varão foi tomada.' Contudo nota-se que o homem é a glória de Deus e a mulher a glória de Deus e consequentemente não estou dizendo que Deus só usa homem mas no cas...

  • Erivaldo (Salvador) - 21/01/2014

    Pastor?

  • Luiz (Sâo Paulo) - 21/01/2014

    Realmente, Vera, não vejo porque as mulheres não possam pastorear. De manhã levam as ovelhas (cabras ou outros animais) para pastar e as recolhe à noite, ou quando o tempo estiver ruim ou aparecer alguma ameaça. Com o tempo os bichos estão domesticados e repetem os movimentos sozinhos. Por que mulheres não poderiam cuidar disso?

  • Erivaldo (Salvador) - 21/01/2014

    Pois, eu estou apenas colocando o que esta escrito em textos sobre PASTORES e se voces estao achando ruim vao se queixar ao seu proprio entendimento, mas pensam dessa forma porque nao conseguem enxergar a um palmo do nariz, pois se voces lessem os textos com HONESTIDADE e sem ficar plagiando esses SAFADOR PASTORES com certeza ja teriam compreendido que; SACERDOTES? ACABOU e ha muito TEMPO mas voces nao consegem nem PENSAR e nem LER o QUE ESTA ESCRITO A RESPEITO DE PASTORES, porque se recusam a OBSERVAR as PALAVRAS ...

  • Lopes (Rio) - 21/01/2014

    O problema inicial é saber se essas pastoras, pastores, padres, padras, etc são realmente instruídas pelo Espírito Santo. Depois, é preciso saber por que o Espírito Santo só consegue instruir alguns e não consegue instruir a todos para que cada um entenda o que está em sua Palavra. Por fim, é preciso pensar por que a bíblia é tão mal escrita, que apenas alguns conseguem ler e interpretá-la corretamente: Deus não seria capaz de inspirar um texto claro, objetivo e inequívoco?

  • Thiago (Osasco) - 21/01/2014

    Parabens Erivaldo, com certeza voce ja esta a salvo, fica claro em todos os seus comentários sobre todos os temas, que o espírito santo da discernimento apenas para voce!! Graças a Deus existem homens e mulheres usadas pelo Senhor a pregar o evangélho por ai!! Vc n pode generalizar e dizer essas coisas, enquanto muitos pastores e pastoras instruídas pelo espírito santo estão em suas igrejas ganhando almas para Jesus, vc esta fazendo o que pelas pessoas que não conhecem a palavra?? Vc acha q aqueles q n procuram igr...

  • Vera (Belém) - 21/01/2014

    Que mal há em as mulheres se dedicarem a domesticar, alimentar ou guardar ovelhas, cabras e outros animais? Os historiadores acreditam que a domesticação de animais tenha ocorrido no período neolítico e, de lá para cá, as mulher têm se dedicado à mais variada gama de atividades profissionais.

  • Erivaldo (Salvador) - 20/01/2014

    As ovelhas que seguem o VERDADEIRO PASTOR o seguem FORA DO APRISCO (sistema religioso) OVELHAS que OUVEM E SAO CHAMADAS PARA FORA DO APRISCO PARA SEGUIREM O VERDADEIRO PASTOR O BOM PASTOR, mas muitos querem seguir o LADRAO E SALTEADOR e de quem nao sao as OVELHAS, nao entendeu? Entao va ler a BIBLIA. e deixar de SER EMPRENHADO PELOS PASTORES.

  • Erivaldo (Salvador) - 20/01/2014

    Nem PASTORES e nem PASTORAS porque? So existe O BOM PASTOR e esse foi o que deu a VIDA pelas OVELHAS, os DEMAIS sao LADROES e SALTEADORES, pois nao ENTRAM PELA PORTA. entendeu? Ou precisa explicar mais? Nao existe esse negocio de PASTOR, sao uma CAMBADA de MENTIROSOS, muitos TELEVISIVOS LADROES.

  • joe (aracaju) - 19/01/2014

    um pensamento totalmente machista e muito contrario ao meu. as pessoas só falam o que convêm pra elas. pois eu crêio que se está escrito que diante de Deus somos todos iguais, elas tbm tem todo o direito de anunciar ,pregar , levar a palavra do nosso SENHOR E SALVADOR... PQ,se não fosse pra mulher não pregar não estaria escrito \"ide e pregai o evangelho a toda criatura Marcos 16-15\" estaria escrito \" Homens ide e pregai então quando se trata de levar o evangelho nós cristãos não deveriamos discutir(no bo...

  • Ângela (Rio) - 19/12/2013

    É fácil saber se mulheres podem pastorear: é só consultar a lista das pessoas autorizadas por Deus a pastorear, se tiver mulher na lista, é porque mulheres podem pastorear!

  • Lindalva Cordeiro Lopes (Andradina) - 19/12/2013

    Em primeiro lugar, penso que somos seres humanos imagem e semelhança de Deus. Paulo disse não homem ou mulher, judeu ou grego, escravo ou livre, o Senhor não faz acepção de pessoas. Muitos pincelam versículos bíblicos enraizados em princípios culturais de mais de dois mil anos atrás para coibir a ação de mulheres, como seres humanos que são, ou tem alguém que duvide, dentro das Igrejas Cristãs. O machismos ainda está muito arraigado, mas aos poucos será quebrado, porém ,nós mulheres temos que nos unir e não aceitar...

  • Cesar (Sorocaba) - 15/11/2013

    É evidente que a mulher não é igual ao homem, mas há evidências na Escritura que em Jesus Cristo os que são batizados, há uma igualdade (Em Cristo). Essa é uma questão muito interessante, pois assim como a figura do sacerdote munido de uma autoridade espiritual superior a dos outros não existe em Cristo, e sim apenas um homem igual aos outros, pois todos em Cristo são sacerdotes (homens e mulheres). No VT encontramos realmente referências da mulher ser feita um pouco menor que o homem, mas é um conceito divino? Ou ...

  • Paulo Henrique Soares (Uberlandia) - 15/11/2013

    Evidente que a mulher não pode ser igual ao homem. Hoje existe uma convenção de que existe uma igualdade mas ela é fictícia. De fato existem diferenças, Gn 3:16: E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. Gênesis 3:16. Também é fato que no último ato simbólico de vida de Cristo ele reuniu 12 homens e nenhuma mulher, mesmo sua mãe não participou da Santa Ceia. A mulher deve cumprir com seu importan...

  • Cesar (Sorocaba) - 15/11/2013

    O Erivaldo não deixa de ter razão, tem fundamento no que diz, mas o comentário do Claudio é bem interessante e dentro do que eu acredito também, a figura do pastor como ele colocou, já conheço pastores que pensam assim e ensinam as pessoas sobre o sacerdócio real, pois somos todos sacerdotes, a oração da faxineira da "igreja" têm a mesma eficácia que a oração do "pastor". Mania de irmãos ficarem indo na frente da "igreja" para o pastor orar, orem vocês mesmos, o véu foi rasgado!!! Cf Hebreus...

  • Erivaldo (Salvador) - 14/11/2013

    Igreja, nao e uma ORGANIZAÇAO e sim um ORGANISMO VIVO, como podemos dar ou ter AUTORIDADE e LIDERANÇA num ORGANISMO VIVO? PEDRAS VIVAS? Entao como podemos explicar que esse CORPO VIVO e com CABEÇA ja POSTA? Me explica como colocarei outra CABEÇA sem ARRANCAR a que ja foi POSTA COMO CABEÇA? pode um CORPO ter DUAS CABEÇAS? entende porque nao faço mais parte de NENHUM SISTEMA RELIGIOSO?

  • Erivaldo (Salvador) - 14/11/2013

    Chamado? de que? Para que? Isso e estoria de Pilantras, som isso, os caras dizem que foram chamados para Pastorear o rebanho de Ovelhas, e com isso metem a mao no dinheiro das pessoas, agora poucos tem a coragem de falar dessa forma, nao sei porque, nao devo nada a estes pilantras, e por estarem com medo de falar isso e que eles estao ai como se nada acontecesse, mas 2 Tess.2;11,12- para uns esses caras sao como um deus ungidos e ainda pedem oraçoes, pedem que eles intercedam em pedidos a deus, mas isso e normal. ...

  • Claudio (RJ) - 14/11/2013

    Graça e paz! A palavra Pastor aparece na Bíblia, já a palavra pastora não, portanto, creio que hoje em dia a figura do Pastor serve para nominar o líder de uma denominação, aquele que é responsável pelos atos administrativos da congregação! Quanto autoridade espiritual, creio que SOMENTE JESUS CRISTO tem sobre a minha vida! Não me submeto a ensinos de "pastores" que não estejam em acordo com os ensinos das Escrituras, ou seja, do SUMO PASTOR, JESUS!

  • Silva (Rio) - 14/11/2013

    A questão, Dejaniro, não é questionar a sabedoria de Deus e seu chamado. A questão é questionar a pastora ou pastor, para que ela ou ele prove que recebeu esse chamado! Não basta sair por aí dizendo que recebeu o chamado e se autovinculando autorizado a pregar, é preciso mostrar a autorização assinada por Deus, com firma reconhecida no Cartório do Céu. Sem isso, qualquer um pode dizer que recebeu tal chamado!

  • Erivaldo (Salvador) - 14/11/2013

    Primeiro, o Salvador nao ordenou a ninguem ser PASTOR ou PASTORA- Lei Joao. 10- e depois o que fazer a obra do SENHO? Quem podera faze-la? Porque voce nao pergunta isso a o SALVADOR? meu amigo CAIA FORA DE SISTEMA RELIGIOSO- essa de UNÇAO de Pastor e pura mentira dessas pessoas, estao te enganando, voce agora tem acesso DIRETO ao SALVADOR, ou nao sabe disso? voce precisa de outeo homem para que? Outro sacerdote? Ou voce nao crer que ja temos UM. Para com isso e va prestar atençao nesses PILANTRAS que estao enganan...

  • DEJANIRO VIEIRA (SALVADOR (BA)) - 14/11/2013

    QUAL O PRINCIPIO PARA SER PASTOR OU PASTORA? O PRINCIPAL ELEMENTO É TER UM CHAMADO DE DEUS. VAMOS LÁ!! JÁ QUE A QUESTÃO AQUI É SER PASTORA, VAMOS IMAGINAR QUE DEUS TENHA CHAMADO UMA MULHER PARA SER PASTORA. QUEM PODE QUESTIONAR A SOBERANIA DE DEUS E SEU CHAMADO? ENTÃO PRESTE ATENÇÃO NO QUE A BÍBLIA DIZ: MATEUS 20: 1 Porque o reino dos céus é semelhante a um homem, proprietário, que saiu de madrugada a contratar trabalhadores para a sua vinha. 2 Ajustou com os trabalhadores o salário de um denário por dia, e mando...

  • Lídia (Suzana) - 09/11/2013

    Adicione-se a isso, Nádia, a observação de que Jesus escolheu pessoalmente os seus apóstolos; assim como, da mesma forma, considera-se inspirados os autores bíblicos. Quantos aos demais pregadores, nada há que ateste sua legitimidade.

  • Nádia (São Paulo) - 08/11/2013

    Isso você deve perguntar a quem Jesus disse isso. Provavelmente, aqueles a quem ele disse isso, não desconsideraram a instrução. Naquela época esses ensinamentos não tinham ainda sido codificados na bíblia: a forma de transmissão era oral, e os "pregadores" indispensáveis. Mas hoje, com codificação dos ensinamentos na bíblia, não há qualquer necessidade de pregadores. Se o que o pregador vai pregar é o que está na bíblia, basta levar a bíblia! Isso não é complicado.

  • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 08/11/2013

    Então o que Jesus disse deve ser desconsiderado?Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel; Mateus 10:6- E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.Marcos 16:15-Se NÃO EXISTIR QUEM PREGUE, NÃO HAVERÁ COMO LEVAR A CONHECIMENTO A PALAVRA DE DEUS,mais se vão pregar o puro e simples evangelho é outra historia:E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas,para atraírem os discípulos após si. Atos 20:30 - Isto é fato e infelizmente existe, homens perverso...

  • Gabriel (Palmas-TO) - 08/11/2013

    Comenta-se que Jesus é o único caminho, etc, etc, mas nem entendem o significado. Acusa-nos de querer dar aos santos este mérito. Mas o que está nas Escrituras mesmo é que Jesus deve ser o único pastor, o Bom Pastor. Somos ovelhas de Cristo.

  • Alessandro (Rio) - 08/11/2013

    Deus sabia que o primeiro passo é alguém falando de Jesus, por isso o Novo Testamento começa com os evangelistas falando de Jesus! Quem está mais autorizado a falar de Jesus: os evangelistas da bíblia, ou um pregador qualquer?

  • Alessandro (Rio) - 08/11/2013

    Concordo com Nádia: o conhecimento vem da leitura dos textos sagrados e não de pregadores. Estes são absolutamente desnecessários!

  • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 08/11/2013

    Nádia se não pregarem o evangelho,as pessoas não terão conhecimento de Jesus. É raro ver alguém que por si só se interessa em ler as escrituras, sempre o primeiro passo é alguém falando de Jesus, aí depois surge o interesse em conhece-lo por meio das escrituras!O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento,não da letra,mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica. 2Coríntios3:6 - Não devemos esquecer tb que a leitura sem o Espírito Santo não muda a vida de ninguém, se torna ma...

  • Nádia (São Paulo) - 07/11/2013

    Essa história de pregar o evangelho existia antes da codificação da mensagem de Jesus, na bíblia. Hoje a pregação é desnecessário. Se a fonte de autoridade do pregador, ou pregadora, é a bíblia, basta que as pessoas leiam a bíblia e terão acesso a mesma revelação que os pregadores têm.

  • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 07/11/2013

    E disse-lhes:Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.Mc16:15 -OU SEJA JESUS DEIXA TODOOSS PREGAREM O EVANGELHO,não há distinçao de sexo...agora títulos é o próprio home que dá,e creio naquilo que Jesus nos garante:Mas agora,libertados do pecado,e feitos servos de Deus,tendes o vosso fruto para santificação,e por fim a vida eterna.Rm 6:22-Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus,esses são filhos de Deus.Rm8:14-O Espírito Santo capacita A TODOS,TANTO HOMENS,QUANTO MULHERES,Deus usa QUEM ...

  • Pagiel (Itajuípe) - 07/11/2013

    Vei, a Bíblia deve ser seguida, n importa se foi feito numa sociedade marchista, pois, o homem é que tem que se adequar a Bíblia, não a Bíblia ao homem.. Acho isso uma grande burrice da sua parte e tbm uma heresia! Seguindo tal ideia ira ser lançado ao inferno :)

  • Gustavo Mamede (Rio de Janeiro) - 10/09/2013

    Esse Erivaldo de Salvador!!! Pra você, Erivaldo: TIAGO cap:4 vers:12: "Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem´és, que julgas a outro?" cap:5 vers:9: "Irmãos, não vos queixeis uns contra os outros, para que não sejais condenados. Eis que o Juiz está a porta." Agora em relação a mulher ser pastora, na época Bíblica, a sociedade, que dizem ser machista, na verdade era submissa as leis de Deus, apesar de tantos pecados e muitos rejeitarem o Senhor JESUS. Hoje, a sociedade tenta de todas as f...

  • Erivaldo (Salvador) - 20/07/2013

    Alex, meu te entendo, está certo MULHER não tem respaldo Biblico para ser PASTORA, como tambem HOMEM tem respaldo BIBLICO para ser PASTOR. Voce e muitos de nós fomos enganados por esses homens, se dizendo PASTORES, quem os colocou como PÁSTORES? Responda-me onde está escrito na BIBLIA. Todos são MENTIROSOS, AUTO NOMEIA-SE PASTORES, ou outro SAFADO nomeia alguem para PASTOR? Onde será que esses PILANTRAS encontra FUNDAMENTOS BIBLICOS para tal ATO? Todos são mentirosos, nem MULHER e nem HOMEM, essa é a resposta que ...

  • Adailton (São José) - 19/07/2013

    A quem Jesus Ressuscitado apareceu por primeiro? Quem eram os "discípulos de Emaús"?
    Segundo João 20,1, ele primeiro se revelou à Maria Madalena, o mesmo dizem os outros evangelhos, com algumas poucas variações.
    Em Lucas 24,18, é citado Cléofas ('κλεοπας'). Algumas traduções da Bíblia usam esse nome para o marido da irmã de Maria. Podemos supor que eram um homem e uma mulher?
    Deus não faz distinção de pessoas (At 15,9; Rm 3,22; Ef 6,9; 1Pd 1,17), porque faríamos nós...

  • alex (rj) - 19/07/2013

    ola e claro que e pecado a mulher ser pastor quem nao concorda com isso deve lembra de JESUS diz penca um pouco da para responder algumas pergunta quem e o cabeca eo que a cabeca representa 2 o que pastor e sera que e um sacerdote e mulher pastora vai ser 3 pastora ser for casada ele sera que ela vai poder sair a hora que ele fresisar o ela vai ter que pedir permisao a seu marido e se ele nao deixar ela se manda como deve ser isso ela pastora manda no marido penca um pouco e responda esta pequena queistao voces qu...

  • alex (rj) - 19/07/2013

    ola e claro que e pecado a mulher ser pastor quem nao concorda com isso deve lembra de JESUS diz penca um pouco da para responder algumas pergunta quem e o cabeca eo que a cabeca representa 2 o que pastor e sera que e um sacerdote e mulher pastora vai ser 3 pastora ser for casada ele sera que ela vai poder sair a hora que ele fresisar o ela vai ter que pedir permisao a seu marido e se ele nao deixar ela se manda como deve ser isso ela pastora manda no marido penca um pouco e responda esta pequena queistao voces qu...

  • teófilo queiroz (fortaleza) - 18/07/2013

    AMADOS... QUEM DISSE QUE NÃO TEM BASE BÍBLICA ? OU QUEREM RETIRAR A AUTORIDADE DE PAULO ? E MAIS, A BÍBLIA É ATEMPORAL... INDEPENDE DE ÉPOCA OU COSTUME, O QUE ELA DIZ É LEI. 2 TM 2:12 11 A mulher aprenda em silêncio com toda a submissão. 12 Pois não permito que a mulher ensine, nem tenha domínio sobre o homem, mas que esteja em silêncio. 13 Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. 14 E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão; 15 salvar-se-á, todavia, dando à ...

  • Erivaldo (Salvador) - 11/07/2013

    ABiblia não dá respaldo para PASTORES e quanto mais PASTORAS, agora se voces querem continuar cegos, que continuem, pelo menos uma coisa eu sei; ninguem deixou de ser avisado, quanto a pregação do evangelho. pessoas se auto-inserindo nos textos Biblicos, para se justificarem, nessa estoria não tem bandido, todo mundo quer ser artista, quem é que dá essa autoridade para ser PASTOR? PASTORA? todos mentirosos, salafrários, sem nenhum fundamento biblico.

  • Paulo Favero (PontaGrossa) - 11/07/2013

    Comentário preconceituoso e machista. Se isto fosse real Jesus não teria nascido de mulher. Se fosse real nunca leríamos: "Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua" (Provérbios 31:26).

  • CLEBER FELINTO (NITEROI RJ) - 11/07/2013

    NA VERDADE ESSA QUESTAO É SIMPLES: DEUS FEZ PRIMEIRO ADAO E DEPOIS EVA,AGORA SOBRE A MULHER SER PASTORA, NAO TEM BASE ESPIRITUAL E MUITO MENOS BIBLICA. APARENTEMENTE NAO FAZ NEM SENTIDO MAS NO MUNDO ESPIRITUAL FAZ E MUITO; DEUS NAO FEZ A MULHER PRA SER PASTORA AQUI NO RIO AS IGREJAS QUE TEEM PASTORAS SAO A MAIOR BAGUNÇA E VEJA TAMBEM AS MANIFESTAÇOES DO GOVERNO DILMA,DEFINITIVAMENTE NAO É DA MULHER ESSA RESPONSABILIDADE DE LIDERAR, MULHER É EMOCIONAL NOIS HOMENS SOMOS RACIONAIS.PASTOREAR É RACIONAL,AGORA COOPERAR ...

  • José Venancio da Silva Filho (Santo André- SP) - 01/04/2012

    Prezados irmãos Em Cristo- As vezes vejo esta discução, sobre as mulheres pastorearem ou não. No passao as mulheres não tinham espaço, e para falar a verdade eram escravizadas por uma sociedade machista. Mas tenho certeza, que naquela epoca bem como nos dias de hoje, as mulheres são mais fervorosas na vida de oração com DEUS, do que muitos homens mesmos os grandes lideres. Estamos em tempos onde deveríamos nos perguntar, estamos prontos, para o dia do JUIZO, e senão estamos o que estamos fazendo para estarmos...

  • renan L.T. (sol) - 27/03/2012

    á todos paz e saúde.Portanto, meus amados e mui queridos irmãos, minha alegria e coroa, estai assim firmes no Senhor, amados. Rogo a Evódia, e rogo a Síntique, que sintam o mesmo no Senhor. E peço-te também a ti, meu verdadeiro companheiro, que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os outros cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida. Filipenses 4:1-3,O IMPORTANTE É QUE PAULO COM TODA A CERTEZA AFIRMA QUE O NOME DESTAS MULHERES ESTAVAM ESCRITO NO LIVRO DA VIDA...

  • Adailton (São José) - 27/03/2012

    Ademar, concordo com o que você disse, mas devo fazer uma ressalva: as freiras não são ministros ordenados, mas religiosas de vida consagrada. Na Igreja Católica Apostólica Romana os "pastores" são ministros ordenados, que são os diáconos, presbíteros (também chamados "padres") e bispos.

    Paz e Bem

  • ADEMAR OLIVEIRA (SAO BERNARDO DO CAMPO-SP) - 27/03/2012

    A BÍBLIA REFERE AOS HOMENS.RESPEITOSOS, DE UMA SÓ MULHER, ETC E TAL. VENHAMOS E CONVENHAMOS. SOU BATISTA DA CBB, E NÃO TEMOS A ORDENAÇÃO DE MULHERES AOS PASTOREADO.MAS TEMOS GRANDES MISSIONÁRIAS.MULHERES A FRENTE DE GRANDES ORGANIZAÇÕES DE CUNHO EVANGELISTICOS.MINHA OPINIÃO. TEMOS PERDIDO GRANDES OPORTUNIDADES DE TERMOS MULHERES A FRENTE DE NOSSAS IGREJAS PASTOREANDO. E NO QUE SE REFERE AS FREIRAS ENTÃO?

  • Pedro (Aguas Lindas) - 20/03/2012

    Jesus foi o maior promotor da dignidade da mulher, entretanto não se tem na verdadeira Bíblia nenhum fato mostrando mulheres ordenadas nem por Jesus nem pela direção da Igreja nascente; tudo que se fala por aí não passa de uma só vontade e só desejo de mudar o rumo das coisas sem ter uma base bíblica bem clara.

  • Paulo (Ponta Grossa) - 14/03/2012

    Não vejo onde está errado uma mulher ser lider de uma igreja. Isto não é biblico. Não existe proibição biblica das mulheres serem lideres. Se podem liderar uma nação: Dilma, Cristina Kishner, Angela Merkel, Golda Meier, Indira Gandhi, Margareth Tacher etc..., se Ellen White foi lider da Igreja Adventista do Sétimo Dia, porque outras mulheres não podem ser lideres de outras igrejas?

  • ad (colatina) - 13/03/2012

    homem e mulher tem funcões diferentes, de acordo com suas características diferentes. Deus designou o homem como cabeça e a mulher como auxiliadora. Assim como numa empresa, mesmo que o cargo que decida as coisas seja o diretor, isso não faz dele uma pessoa melhor que os funcionários em caráter. Portanto, não é correto que a mulher seja líder de uma igreja, mas lembre-se que na Bìblia há diaconizas e profetizas, sendo que Paulo coloca o dom de profecia como o maior dos dons...Para resolver essa guerra dos sexos, ba...

  • Paulo Favero (Ponta Grossa - PR) - 13/03/2012

    Interessante sua pergunta Carina. Com sua permissão gostaria de emitir minha opinião. O Sr. Luiz colocou que naquele tempo a sociedade era extremamente masculinista (machista nos termos de hoje). Facilmente observamos isto. Em vários trechos biblicos a mulhaer é colocada em segundo plano. Exemplos: Quem tiver relações com a mulher menstruada ficara impura até a noite. Mulheres adulteras eram apedrejadas homens adulteros não. A mulher tinha que cobrir a cabeça para entrar no templo. Havia lugar especifico para elas ...