Siga-nos no FaceBook




Lugares bíblicos

O que significa a palavra Selah

Pergunta de Sabino Paulo, Luanda - Angola
Resposta de Luiz da Rosa, em 14/02/2012


Leia mais sobre Salmos

Embora, como cito abaixo, seja também um nome próprio (só em português - a palavra hebraica é diferente), imagino que a palavra que lhe suscita a questão é aquela encontrada sobretudo nos salmos (veja Salmos 3). A transliteração do hebraico seria sèlah. Muitas versões traduzem essa palavra com "Pausa" (Biblia de Jerusalém), enquanto outras (Almeida) deixam sem traduzir.

Essa palavra era uma indicação para a assembleia que recitava o salmo como oração. O Salmo, às vezes, era recitado com a público dividido em duas partes. Uma parte recitava uma estrofe e outra a seguinte. Onde aparecia esse vocábulo "selah" significiava que era o momento de trocar o grupo que recitava. Portanto, trata-se de uma indicação, uma rúbrica litúrgica, como às vezes temos nos nossos livros (em pé, sentados...) .

Outros significados de Sela (Shelah) - nomes próprios:

1. Filho de Arpacsad e pai de Eber. Viveu 433 anos (Gn 10,24). Aparece também em Lucas 3,35.
2. Terceiro filho de Judá. Foi prometido a Tamar, nora de Judá, mas Judá não manteve a promessa. Foi o pai de Er, Lada, Iochim, Ioas, Saraf e Iasubi-Leem.
3. É também uma cidade da Tribo de Benjamim onde foram enterrados Saul e Jonatã.

2096 visitas

1 comentário

Postar um comentário

  • Adailton (São José) - 14/02/2012

    Há também outras passagens, dependendo da tradução. Na Bíblia chamada Pastoral, "Lamec tomou para si duas mulheres: a primeira se chamava Ada e a segunda se chamava Sela." (Gn 4,19). Na Almeida, a tradução é "Zilá". Há também "Maasias, filho de Baruc, filho de Col-Hoza, filho de Hazias, filho de Adaías, filho de Joiarib, filho de Zacarias, descendente de Sela." (Ne 11,5) na Pastoral, que a Almeida usa "Siloni". São estas que me lembro de momento, mas poderão existir outras.