Onde posso encontrar, na Bíblia, um versículo sobre não fazer tatuagem no corpo?

Pergunta de Tereza de Alencar , Fortaleza/CE
Resposta de Odalberto Domingos Casonatto, em 28/01/2012


Leia mais sobre Tatuagens Levítico

 Olá Tereza Maria de Alencar de Fortaleza/CE

A pergunta retorna a discussão da questão bíblica do uso de Tatuagens. Neste seite já foram respondidas varias perguntas que se referem a Tatuagens. Eu mesmo repondi duas delas, que me deram muita preocupação para poder dar uma resposta satisfatória à dúvida da pessoa que perguntou.

 

Cara Maria de Alencar a tua pergunta tem a preocupação de localizar o versículo que pede para não fazer tatuagem. A localização é fácil já comentei em uma resposta ela esta no livro do Levítico 19,28:

"Não fareis incisões no corpo por algum morto e não fareis nenhuma tatuagem. Eu sou Iahweh...".

A tradução da Bíblia Almeida coloca a tradução para tatuagem como  “marca”, que tem o mesmo sentido.

 

Mas a questão da interpretação do fazer ou não tatuagem vem do contexto que envolve o versículo. Na época faziam tatuagens, ou incisões sobre o corpo invocando outros deuses e não Javé. Aqui esta a questão chave do problema. Tudo o que nos afasta de Deus e Jesus Cristo deve ser evitado pelo temente a Deus.

 

Resumindo foi longamente comentado na resposta (“É pecado fazer uma tatuagem? Onde está escrito na Bíblia?” feita por Daniel de São Sebastião do Umbuzeiro enviada em 16/12/2011 e respondida em 27/12/2011), o assunto da tatuagem. Comentava naquela resposta que fazer tatuagem com motivos que nos afastam de Deus deve ser evitado.

 

Considero ainda (outras pessoas que acompanham o seite podem dar a opinião, comentando) por estarmos ainda com uma ideia muito pejorativa de tatuagem, ou das pessoas que usam, é melhor evitar, para não ocasionar escândalos. O livro dos Atos dos Apóstolos falando do comer carnes sacrificada aos ídolos, afirma, problemas não teriam ingerir esta carne, mas para evitar escândalos aos recém convertidos que tinham estas praticas é melhor evitar.

 

Resumindo a questão, Maria de Alencar, podes mostrar o versículo do Levítico, comentar com seu filho e argumentar do peso que ainda tem sob o ponto de vista religioso fazer tatuagens sobre o corpo, que nos consideramos como casa e morada de Deus. Merece todo o respeito.

23277 visitas

61 comentários

Postar um comentário

  • Sebastião da Silva Matos (São Paulo) - 07/11/2014

    Olha eu aconselho a não fazer nenhuma tatuagem, uma vez ungi uma tatuagem de uma Jovem e ela manifestou com demônio O nosso corpo é templo do Senhor Jesus Procura saber o por que você quer?? Sempre tem um motivo maior escondido??? Ser moderno, sei aceito, sei lá sempre tem alguma coisa escondida

  • Sandra Zanini (São Paulo) - 06/11/2014

    Joniel(Teresina) Deus é o Mesmo ontem, hoje e sempre!!

  • Eric (sorocaba) - 01/11/2014

    apocalipse 19.16 me ajudem a intender essa passagem q diz q jesus tem uma frase sobre sua coxa

  • Robson Reis (Guarulhos) - 01/11/2014

    Bom vamos por parte. Quer fazer tatuagem? O qual significado da imagem? Tem pessoas que tatuam o simbolo do anti cristo e nem sabe. outra coisa o versículo somos templos do espirito santo de fato fala da nossa espiritualidade pois quando morrer os bichos come tudo. rsrsr. Deus se agrada mais das atitudes não de um desenho ou uma homenagem com nome de fulano... Não tenho tatuagem mais pretendo fazer uma cruz na nuca com uma mensagem: Viver é Cristo morrer é lucro Portanto, quer comais quer bebais, ou faç...

  • Maria Auxiliadora Pereira de Oliveira (campo grande) - 22/10/2014

    Tenho receio de tatuagem. Pois o Sr. Deus colocou em Caim um sinal.(gn.4:15). Não seria como uma tatuagem? hoje não poderia ser seus descendentes?

  • wanrley monte (caucaia (ce)) - 17/10/2014

    Jeferson,boa noite. Em I corintios 6:19-20 nos ensina que o nosso corpo é templo do Espírito Santo e que o nosso corpo PERTENCE A DEUS. Portanto querido, devemos cuidar do nosso corpo da melhor maneira possível,pois fazendo isso,estará honrando ao Pai que te criou. Aceitar a Jesus,significa conversão,arrependimento,mudança nos hábitos,ser uma nova criatura. Precisamos tomar decisões,e agora que você conheceu a verdade ( que é Cristo ) você precisa tomar a sua. Se você servir ao Senhor com coração sincero,ser um ser...

  • Jeferson (São Paulo ) - 17/10/2014

    Eu sou tatuador mas agora aceitei a Jesus Posso continuar fazendo tatuagem Ou é pecado?

  • joniel (teresina) - 10/10/2014

    na quela época as tatuagens era feita através de cortes na pele e depois injetava a tinta não esterilizada por raios gamas que não existia na queli tempo,então morria muita pessoas através de infeccioso e doença, e assim eu penso que Deus proibi a tatuagens pelo mal que ela causava e tudo que causa o mal Deus não aceita. mas como os tempos estão mudados temos medicamentos e procedimento de tatuagens através de agulhas e assim evitando a morte e não causando prejuízo a neguem.

  • Samira Cardoso (Guaratuba Paraná Brasil) - 06/10/2014

    Para simplificar 1)VAIDADE 2)IDOLATRIA 3)NÃO É ALGO NATURAL(SE FOSSE DEUS TERIA FEITO EM NÓS) 4)SE É PARA AFASTARMOS DAS OBRAS DA CARNE, PARA QUE, DEPOIS DE CONHECER CRISTO, FAZER UMA? 5)DEUS TEM O SELO DELE NOS QUE ACEITAM A CRISTO, MAS NÃO VISIVEL 6)CRISTO JESUS EM SUA SANTIDADE NAO TEVE UMA TATUAGEM APOCALIPSE REALMENTE DIZ -REI DOS REIS SENHOR DOS SENHORES!, CONTUDO CRISTO NÃO É MAIS CARNE, MAS UM CORPO GLORIOSO, ONDE NÃO SE É POSSIVEL UMA TATUAGEM! O LIVRO DAS REVELAÇÕES SÃO COMO AS PARÁBOLAS DO SENHOR, NÃO É ...

  • Rodrigo (RJ) - 30/09/2014

    Se é pra seguir a bíblia cegamente vamos parar de fazer a barba e cortas os cabelos!!! Levítico 19,27... Já perceberam que quase ninguém segue o livro de Levítico?

  • Claudio (Pirassununga) - 25/09/2014

    Leiam esta matéria.. achei satisfatório. http://www.jw.org/pt/ensinos-biblicos/perguntas/biblia-diz-sobre-tatuagens/#?insight[search_id]=a73e6506-500c-4f26-a7ab-b6dc07777b73&insight[search_result_index]=0

  • Alexsandro Oliveira (Guaira) - 24/09/2014

    Ha que claramente eh licito e o que claramente ilicito e, entre os dois, ha casos duvidosos, ignorados por muitos. Guardai vos do duvidoso. Acolher o duvidoso equivale a fazer pastar o seu rebanho a beira de um recinto reservado, a um passo de incorrer no proibido.

  • Erivaldo (Salvador ) - 09/05/2014

    AD - Aracruz. Veja que você é um HIPOCRITA- você diz; o nosso CORPO é TEMPLO do ESPIRITO SANTO . Mas, porque temos que ir ao TEMPLO-IGREJA? Seu raciocínio foi correspondente ao que você diz sobre o TEMPLO? CORPO DO HOMEM?

  • Ezequiel (Rio de janeiro ) - 09/05/2014

    Vamos ler todo o cap. Irmãos. Se é p seguir o seu contexto. Ninguém aqui vai poder comer carne vermelha. E vamos ter que fazer sacrifício...as pessoas lêem um versículo e já ficam falando o que acham. Tenho 17 tattoos.

  • Cristiano Aparecido de Oliveira (Nova Odessa) - 01/05/2014

    Boa tarde, sou evangélico e Deus tem um grande plano em minha vida, ja se levantou vários profetas de diferentes lugares dizendo sobre minha passagem aqui na terra. Ja procurei me informar com mais cautela sobre este assunto, ja li e re-li Levitico 19:28 e 1 Corintios 6:19, mas meu ponto de vista sobre o referido assunto, não é uma tatuagem que vai ou não te condenar para o inferno e sim seus atos, se a pessoa se sente bem e quer fazer quem sou eu para julga-la, eu mesmo tenho este desejo de fazer tatuagem, ja pedi...

  • Ketlyn (São Paulo) - 02/12/2013

    tenho uma dúvida. sou evangélica e creio qq nn se deve usar alargador, pois somos templo do Espírito Santo e tbm como diz esse versículos "Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o SENHOR.". mas queria algo na bíblia mais convincentee, será qq tem como me ajudar?

  • Ad (Aracruz) - 24/08/2013

    Tatuagem é ferir o próprio corpo por motivo fútil ou ignorante. Ser ignorante não é pecado, mas conhecer a verdade e ignorar é. Depois que se tatuou, já era. A Bíblia fala que o corpo é o templo do Espírito Santo. Se é um templo, não tem cabimento grafitarmos algo que é de Deus. Da mesma forma, se alimentar de forma prejudicial, não dormir bem, fumar, beber, etc. é danificar o templo de Deus da mesma forma que fazer tatuagens.

  • ad (aracruz) - 23/07/2013

    Como cooperadores de Deus, insistimos com vocês para não receberem em vão a graça de Deus. Pois ele diz: "Eu o ouvi no tempo favorável e o socorri no dia da salvação". Digo-lhes que agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação! Não damos motivo de escândalo a ninguém, em circunstância alguma, para que o nosso ministério não caia em descrédito. Pelo contrário, como servos de Deus, recomendamo-nos de todas as formas: em muita perseverança; em sofrimentos, privações e tristezas; em açoites, prisões e tumul...

  • Lourivaldo Braga (Belém/Pa) - 22/07/2013

    A Bíblia diz que, a única coisa que nos afasta de Deus é o pecado, e o pecado vem através da desobediência aos estatutos de Deus. então todos que desobedecem a sua palavra pecam.\"Não façam cortes no corpo por causa dos mortos nem tatuagens em vocês mesmos. Eu sou o Senhor. Levítico 19:28.

  • Luiz Carlos Guimarães (Tangará da Serra) - 12/07/2013

    A questão da tatuagem pode ser entendida na mensagem por mim enviada sobre comportamento,regras e costumes, tem o mesmo peso.

  • EVERALDO (Minas GERAIS) - 21/06/2013

    Sou Católico e contra o uso de tatuagens no corpo da mesma forma qualquer alteração (plástica) no corpo, pois as pessoas se cansam da tatuagem com a mudança de idade e de vida. A tatuagem da moda enjoa rápido; especialmente o nome da namorada(o), quando o namoro termina

  • Kelfy (são Paulo) - 20/06/2013

    em Isaías 44:05 ......está escrito: Este dirá: Eu sou do Senhor, e aquele se chamará do nome de Jacó, e aquele outro escreverá.....na própria mão.....EU SOU DO SENHOR!! Apocalipse: 19:16 no seu manto, e na "sua COXA ", esta escrito REI DOS REIS e SENHOR dos Senhores........e agora??

  • vicente (joinville,sc) - 10/06/2013

    é lamentável a perda de tempo em questionamento desta natureza, isso não edifica a vida de ninguém, leia a bíblia, pois ela tem resposta para TUDO. Peça entendimento ao nosso DEUS e ele com grande prazer lhe atenderá. faça a vontade de DEUS, com ou sem tatuagem, ouça APENAS voz de DEUS.

  • José (Rio) - 11/05/2013

    Se Deus for justo, Nívea, você será julgada pelo se passa no teu coração. E somente a Ele cabe fazer esse julgamento. Você já conhece a Palavra, você escolhe tua conduta: Então curta tuas tatuagens, viva o teu Deus e não aceite o pré-julgamentos de outras pessoas que não têm autoridade para julgar ninguém!

  • Clara (Campinas) - 11/05/2013

    Certíssimo, Nívea! Pensar que uma tatuagem poderi lhe tirar a salvação é desvalorizar a salvação! Somente os adeptos do "Deus do Castigo" pensariam diferente.

  • nívea (muriae) - 11/05/2013

    Tenho quase 17 anos e ja fiz 3 tatuagens pretendo fazer uma ainda neste mes(05/2013) e ate o fim do ano mais duas, ja frequentei a igreja quadrangular onde cheguei ate a me batizar, hoje nao frequento a igreja mas continuo sabendo o quão obedientes devemos ser a Deus, pecados cometemos a todo momento, afinal viemos do pecado por isso ja somos pecadores. Mais eu particulamente acredito que se voce tem vontade de fazer algo faça! Se for para o seu bem e que não vá prejudicar a ninguem eu não vejo como pecado, pecado ...

  • Cristian (Rio) - 08/05/2013

    Como Deus já fez a parte Dele, mandando seu filho ao sacrifício para tirar o pecado do mundo, não temos por que nos preocupar com essa parada de pecado!

  • ad (aracruz) - 08/05/2013

    Disseste bem Silva. A cirurgia remove a cicatriz do pecado. Agora, remover o pecado, aí eu quero ver essa cirurgia! Sò Deus.

  • Silva (São Paulo) - 08/05/2013

    "Ter uma tatuagem não é pecado, mas sim uma cicatriz de um pecado." Nesse caso, já temos bons dermatologistas retirando os pecados, quer dizer as cicatrizes do pecado. Ou seja já é possível remover as cicatrizes desse pecado! Se é que é pecado, já que na Bíblia não diz que o é (exceto aquelas ligadas a ritos fúnebres, claro).

  • Ruth (Teresina) - 08/05/2013

    "Não façam cortes no corpo por causa dos mortos nem tatuagens em vocês mesmos. Eu sou o Senhor. Levítico 19:28. E digo mais, essa historia de " Faço pq isso só é mencionado no velho testamento, então eu só sigo o novo" isso é desculpa para camuflar o pecado de muitos!!!

  • ad (aracruz) - 08/04/2013

    Ter uma tatuagem não é pecado, mas sim uma cicatriz de um pecado.

  • Lydiana Melo (Teresina) - 08/04/2013

    Não considero que ter tatuagem seja um pecado. Como muito já comentaram: O pecado é que nos afastam de Deus!". Eu tenho quatro tatuagens e ainda pretendo fazer uma ou duas...A minha primeira tatuagem é o Sagrado Coração de Jesus, será que é que pecado ter tatuado o amor que tenho por Deus em meu corpo? Ainda fiz o símbolo do infinito com nomes: pai, mãe e família, representa um amor que é um vínculo pra sempre! Também tatuei as siglas minha e do meu marido (L & E), como prova de amor e aliança. E a quarta e última...

  • jonathas souza leoanrdo (ipameri ) - 31/03/2013

    A verdade é única: o Novo Testamento NÃO faz menção sobre o uso de tatuagem. Devemos deixar claro que NÃO estamos vivendo mais o tempo da lei (Velho Testamento), mas sim o tempo da GRAÇA (Novo Testamento). Muitos teólogos, pastores, bispos, apóstolos, religiosos, vem citando inúmeros versículos contra a tatuaguem, como por exemplo o famoso: Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor; (Levítico 19:28). Analisemos a seguinte passagem da bíblia, o seu ver...

  • Pedrinho (Carazinho) - 07/03/2013

    Não lembro bem mas alguém disse que se o teu olho te leva a pecar é melhor arrancar e jogar fora. Então se a tatuagem te leva a pecar é melhor arrancar ela mas se ela não te leva a pecar ela pode ficar.

  • ozana (MANAUS) - 06/03/2013

    Fiz uma tatuagem no meu braço e hoje me arrependo porque quando fiz não entendia que o nosso corpo é templo do espirito santo, é agora? creio que Deus me perdoaria pela ignorancia e falta de conhecer a sua palavra. hoje não faria mais.

  • jea (palhoça) - 06/03/2013

    o corpo é templo do espirito santo, não deve ser manchado. Se cortado, desenhado, tatooado, não importa, Deus aceita você como você é. Mas não se esqueça, você só não pode continuar sendo o que é. Deve permitir o Espirito Santo te transformar. A tatoo é pecado sim, pois está realmente escrito. Cuidar do templo é mantê-lo limpo, ou vocês acham que pixar uma parede é limpá-la? Deve estar limpo por dentro e por fora. Aos que vem a Cristo tatooados não precisam se preocupar. Se houve arrependimento, é só viver com o...

  • saulo (recife) - 01/03/2013

    Amigos, o texto de Lev. 19.28, 21.5, e tbm em Deut.14.1, nos mostra que, cortar o corpo era praticado para mostrar arrependimento extremo ou desespero. Condenam-se aprática entre o povo de Deus. Essas proibições eram para guardar o povo de Isral de seguir as práticas supersticiosas e idólatras dos pagãos que viviam ao seu redor. É engano achar que esses textos se referem a tatuagem no corpo. Eles literalmente se cortavam para sangrar mesmo. Não eram desenhos no corpo.

  • Beatris Aparedcida da Silva (Tatuí) - 26/02/2013

    Deus falou ta falado, não tem o que discutir, ele diz não marcar o corpo, oque vcs não intendem, será que tem que desenhar.

  • sidney da silva (são carlos) - 24/02/2013

    Está alguem sendo julgado aqui? houu apenas havendo resposta a uma determinada pergunta! fica na paz Varleyyyy.

  • ad (aracruz) - 31/01/2013

    Tatuagem é ferir o próprio corpo por motivo fútil ou ignorante. Ser ignorante não é pecado, mas conhecer a verdade e ignorar é. Depois que se tatuou, já era. A Bíblia fala que o corpo é o templo do Espírito Santo. Se é um templo, não tem cabimento grafitarmos algo que é de Deus. Da mesma forma, se alimentar de forma prejudicial, não dormir bem, fumar, beber, etc. é danificar o templo de Deus da mesma forma que fazer tatuagens.

  • Varley O. Sabatini (Campinas) - 25/01/2013

    Quanta besteira se lê aqui. Deus nos fala em dez pecados e Jesus, no global, na complementação dos pecados. Em nenhum lugar da Bíblia se fala em tatuagens, até porque naquele tempo, ela não existia. Os Egípicios se adornavam com um tipo de queimadura com tinta, e outros pagãos com fragelação. Quem pode afirmar que uma pessoa tatuada não ama Deus acima de tudo? quem são vocês para julgar um pecado de outra pessoa? Qual igreja, templo, comunidade, não tem um símbolo? meu corpo é templo que Deus me deu para cuidar, am...

  • marcio prata (campos dos goytacazes) - 24/01/2013

    lembre- se em apocalipse 19; vers,16 diz assim: e na veste e nasua coxa tem escrito (TATUADO) este nome: REI DOS REIS SENHOR DOS SENHORES.

  • marcio prata (campos dos goytacazes) - 24/01/2013

    acho que pecado e o que voces estao fazendo julgando as pessoas por tao pouco,deus nos quer de qualquer maneira com tatoo ou sem pois ele conhece nossos coraçoes e nao e isso que ira nos afastar dele , a biblia diz que e pecado marcar o corpo se auto-flagelando, pagando penitencias por pecados cometidos afinal jesus ja pagou um alto preço por nossos pecados la na cruz, o unico que deve julgar e ele e o acusador e satanas... por tanto deixem esse preconceito de lado e amem ao proximo e nao julguem ao promimo!

  • SCHEYLA (SIMÕES FILHO BA) - 18/01/2013

    RECENTEMENTE FIZ UMA TATUAGEM UM SIMBOLO JAPONÊS QUE SIGNIFICA AMOR E ABAIXO ESCREVI AMOR ETERNO, COM ALGUNS CORAÇÕES QUE REPRESENTAM AMOR A DEUS MEUS FILHOS MEU IRMÃO E O MEU NAMORADO ISSO SERIA PECADO?

  • Elinei Abadia (Manaus) - 08/01/2013

    Aos meus amados irmãos no Senhor, e teologos de plantão; Contra a Verdade (Palavra de Deus ) não existem argumentos, tatuagens no corpo (templo dos Espirito Santo) é pecado sim...

  • Cicero da silva costa (São paulo) - 04/01/2013

    Graça e paz do nosso senhor JESUS CRISTO! Irmãos. A respeito das marcas feito em nosso corpo como prioridade de DEUS PAI, considero que a tatuagem sem dúvida é pecado! a escritura sagrada de DEUS nos deixa claro que o nosso cor é o templo do senhor,quando realizamos um trabalho de tatuagem em nossa péle passamos por um prossesso de: tortura, Derramamento de sangue,dores,perfuração,idolatria,vaidade, e etc..........é apenas vaidade! Caso vc já tenha feito apenas se arrependa e não faça mais.

  • Fabricio Souza dos santos (coroata) - 17/12/2012

    Meu amigo fazer tatuagem é pecado sim, pecado de idolatria, fazer uma tatuagem é uma adoração ao que você quer expor no seu corpo, é como adorar uma imagem de maria ou de qualquer outro pedaço de pau desses por aí, e a duvida da nossa amiga nesse ultimo comentário, deixa eu te dizer, ninguém conhece a imagem de Jesus não dá para fazer uma imagem e dizer que essa imagem é de Deus, espero que medite nisso irmão, e fica na benção do senhor.

  • Eleodoro Rolon (Alta Floresta-MT) - 12/12/2012

    Nós somos ou deveriamos ser a luz do mundo, e como luz o mundo deve ser a nossa sombra, a sonbra só sabe imitar à aquele que está na luz, "nós", que estamos na luz de Cristo que é a luz que alumia a todos os homens que vem ao mundo. Mas infelizmente o mundo está se tornando a luz para nós, pois não queremos imitar a Cristo (1Coríntios: 11. 1) "Sede meus imitadores, como também eu de Cristo", (Efésios: 5. 1) "Sede pois imitadores de Deus, como filhos amados". Mas ao mundo, nosso adversário na busca de nosso alvo, a ...

  • Eleodoro Rolon (Alta Floresta-MT) - 12/12/2012

    'O homem benigno faz bem à sua própria alma, mas o cruel perturba a sua própria carne" (Pv: 11. 17). A respeito da tatuagem, se a pessoa já tem tatuagem e aceita a Jesus como seu único e suficiente salvador, Deus ñ leva em conta o tempo da ignorância, leia o livro de Atos dos apóstolos (At: cap. 17. vers. 30). O problema é depois de conhecer a verdade (a Palavra de Deus), ser o Templo do Espírito Santo e tornar a sujar o templo de Deus com as coisas deste mundo. Leia carta de Paulo para os irmãos da cidade de Colos...

  • leopoldo guimaraes (sao jose dos campos) - 05/12/2012

    a pergunta é: CRISTO FICARIA NA INTERNET? CRISTO FARIA UM SITE? entao pedirei pra cancelarem minha net

  • TBALDI (Aracrus-ES) - 25/11/2012

    1 Co. 11:1 – “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.” O Apostolo Paulo pede para sermos imitadores de Cristo! A pergunta que podemos fazer para nós mesmos: Cristo faria tatuagem?

  • Weslley (Porto Ferreira) - 15/11/2012

    Bom eu acredito que com a palavra de Deus não existe uma ou outra opinião, o problema é que buscamos desculpas e muitas vezes usamos textos sem contexto para respaudarmos nosso pecado. a Biblia é imutavel, ela é a verdade, e se Deus quisesse que nós tivessemos marcas em nosso corpo Ele mesmo teria feito, e o papel do Diabo é destruir a criação de Deus. Digo isso com todo amor e tremor, a tatuagem é errado, é pecado, não faz parte do seu corpo que é templo do Espírito Santo. Um abraço.

  • Natalia (São Paulo) - 05/11/2012

    Oi Pessoal ..minha seguinte opinião é que dependendo da tatuagem não tem problema nenhum em fazer. Só que devemos saber quais SÃO AS motivação . Eu tenho 19 anos sou crista ja tive pircings mais tirei, agora quero fazer uma tatuagem, uma frase que marcou minha vida digamos que é uma \"homenagem\" pra Deus e vou fazer em um lugar que não da pra ngm ver, na costela. Não fico de biquini quando estou em praia ou em sitios.Não estou fazendo com a intenção de me mostrar pra ngm.

  • rogerio ramos cardoso (varzea grande) - 09/10/2012

    É UMA QUESTÃO QUASE DE DECISÃO PROPIA... PASEI TODA MINHA INFANCIA NA IGREJA (GRAÇAS A DEUS AINDA ESTOU) MAS TUDO NÃO SOMENTE A TATUAGENS QUE COLOCAMOS ALÉN NA NOSSAS VIDA ALEN DE DEUS É PECADOSE FOR VER AS ORIGEN DA TATUAGENS SURGIU DOS MARINHEIROS... POR SINAL. MAS SÓ BASTA TER INICIO. A INTEÇÃO É O QUE MANDA . MAS A INTENÇÃO DESNECESSARIA . PAULO DIZ QUE JA SAMOS CARTA ESCRITA E LIDA POR TODOS. E DEVEMOS SER DEFERENTE, SE TUDO FOR NOS ACEMELHAR SAMOS IGUAIS. EU NÃO FAÇO NÃO TE CRITICO

  • Cristiano Silva Viveiros (Rio de Janeiro) - 03/10/2012

    Sou estudante de Teologia... comecei com Básico, Médio, fiz Bacharel e pós em Teologia Contemporânea e agora estou registrando o Bacharel pelo MEC... fiz várias pesquisas sobre o assunto e ñ vejo como associar a tatuagem no contexto de hoje com o texto de levíticos... ñ sou contra cristãos que fazem tatuagem, porém sou contra cristãos que desenham simbologias pagãs em seus corpos... por exemplo o símbolo yin e yang... ou qualquer outro desenho pagão...

  • Cristiano Silva Viveiros (Rio de Janeiro) - 03/10/2012

    ...lembramos que a circuncisão era imposição da Lei e hoje nós não somos mais circuncidados... acho que quem quer fazer deve consultar sua liderança e os parâmetros de regras eclesiásticas (não doutrina) fato que pastores hoje costumam misturar... “doutrina é bíblia”... “regras eclesiásticas vem da denominação que vc congrega (infelizmente)”. Prefiro ficar com a doutrina bíblia! Leia esse artigo sobre tatuagem: http://www.monergismo.com/textos/etica_crista/Biblia-tatuagens_McLaughlin.pdf

  • Allan Robert Pelegrinello (cascavel) - 02/10/2012

    Não acredito que seja sobre tatuagem esse versiculo e sim sobre alguma seita e até mesmo bruxaria, que era muito comum,Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o SENHOR. ai ja diz eu sou seu senhor nao procure outros deuses com seitas EU sou seu snhor em corintios diz, comais bebais façais qualquer coisa se for para honra e gloria do senhor.

  • Thiago Monteiro Alves (Sorocaba-Sp) - 24/08/2012

    Bom, naquela época fazer tatuagens era perigossíssimo e trazia consequências inclusive mortais dado a infecção do mesmo...por isso há uma advertência bíblica... Mas Deus não proíbe, já que na Lei da Graça, Deus não faz acepção às pessoas e sim o coração... Devemos fazer duas perguntas a si mesmo antes de fazer uma tatuagem: 1- Qual é a motivação pra fazer tatuagem? 2- A tatuagem vai fazer seu irmão ficar em dúvidas, ou escandalizar ou cair? Dado à isso, lembremos que Jesus Cristo será o nosso tatuador...

  • Edmar Eleutério (São Paulo) - 28/01/2012

    Alguém me advertiu de que o verso de I Coríntios 6: 19, pode ser interpretado como uma resposta positiva para a pergunta do nosso amigo Paulo Favero, que questiona se seria pecado fazer uma tatuagem de Jesus. Por isso achei por bem fazer este comentário. Existem diversas passagens bíblicas onde Jesus pede que nós o "tatuemos" em nossos corações, através da obediência, por intermédio da fé. Que o nosso amigo Paulo Favero, e tantos outros com a mesma dúvida, meditem nisso. Se já o tiveres "tatuado" em vossos corações...

  • Edmar Eleutério (São Paulo) - 28/01/2012

    O trecho de Levítico 19: 28 não responde a pergunta. Parafraseando os teólogos, é preciso considerar o contexto para que o texto não vire um pretexto. O texto de Levítico 19: 28 é uma advertência para aqueles que naquele tempo tinham o hábito de fragelar e marcar o corpo em memória de algum morto. O que era costume das nações vizinhas e Deus queria evitar que os filhos de Israel os imitasse. Levítico não responde a pergunta sobre um verso bíblico sobre não fazer tatuagem no corpo. Qualquer jovem entenderá que aquel...

  • Paulo Favero (Ponta Grossa) - 28/01/2012

    A questão de fazer ou não tatuagem não é meu maior interesse. Não tenho uma opinião formada, mas considero pecado aquilo que me afasta de Deus. Fazer tatuagem de um demonio ou mesmo de uma suástica considero totalmente errada, pois nos afasta de Deus. Entretanto, já tatuagens muito bem feitas de Jesus, será que neste caso não é pecado?