A IRA DE DEUS

Esse é um termo usado para descrever a tristeza de Deus com os seres humanos e seus atos pecaminosos. A palavra "ira" é um conceito representado por muitas palavras diferentes nas suas línguas originais da bíblia, mas todas elas têm haver com raiva justificada por ações injustas.

O Antigo Testamento diz que Deus está bravo com nações, pecadores e até mesmo com seu próprio povo, os judeus. A ira de Deus é expressa primeiramente com Israel por se recusarem a acreditar na sua palavra sobre entrar na Terra Prometida. Depois de eles terem sido resgatados do Egito, recebido os Dez Mandamentos e a aliança e visto a glória de Deus (Números 11:10; 12:19; 22:22; 32:10-14), eles ainda desacreditavam. Então Deus em sua ira, condenou os Israelitas a vagarem no deserto até que eles morressem. O motivo principal da ira de Deus no Velho Testamento era que seu próprio povo constantemente quebrava a aliança que ele fez com eles. Eles adoravam a ídolos (Deuteronômio 2:15; 4:25; 9:7-8, 19; Juízes 2:14; 1 Reis 11:9; 14:9; 15; 2 Reis 17:18), misturavam falsos deuses com a adoração ao Senhor (Isaías 1:10-17; Jeremias 6:20; Oséias 6:6; Amós 5:21-27), se rebelaram (1 Reis 8:46), algumas vezes não acreditavam em Deus (Números 11:33; 14:11; 33; Salmos 95:10-11) e ignoraram sua preocupação com o amor, com a justiça e com a santidade (�?xodo 22:22-24; Isaías 1:15-17; Amós 5:7-12; Miquéias 3:1).

O AntigoTestamento mostra a ira de Deus como sendo balanceada com a sua paciência, amor e a sua prontidão em perdoar. Deus é paciente. A palavra hebraica para "paciente" está relacionada com a palavra "ira" que significa "tamanho da ira"; ou seja, Deus não fica irado rapidamente (�?xodo 34:6). Deus é cheio de compaixão e fidelidade (34:6). Até mesmo quando seus filhos pecam contra ele, ele é como um pai que é cheio de compaixão e amor. Ele é sempre fiel aos seus filhos. Ele é pronto para perdoar aqueles que pecam contra ele quando eles expião e são limpos de seus pecados. (34:6). O prazer de seu amor é muito maior que sua ira (Salmos 30:5).

O Novo Testamento também ensina sobre a ira de Deus juntamente com a doutrina de sua graça e amor (Mateus 3:7; Lucas 21:23; João 3:36; Romanos 1:18; Efésios 5:6; Apocalipse 14:10). Aqueles que não confessarem a fé na ressurreição de Jesus permanecem em pecado e serão expostos a ira de Deus (Efésios 2:3, 1 Tessalonicênses 1:10). A boa notícia do Novo Testamento é que Jesus veio nos libertar da ira de Deus (Romanos 5:9). Aqueles que forma libertados se reconciliaram com Deus (5:10) porque eles não estão mais de baixo de condenação (8:1).


IRA HUMANA

O fogo queima e consome. A ira é paixão. De todas as emoções, é a mais passional, pois tem o poder de alimentar o ódio e sufoca o amor. A ira em si não é má; não é errado. O que precisamos ver é o objeto de nossa ira, o motivo pelo qual iramos e o resultado de nossa ira. A ira que é farisaica? proteje o nosso orgulho? é egocêntrica ou demanda que seja feito do seu jeito? é perigosa? Esse tipo de ira é prejudicial e normalmente acaba em vingança. Pode levar também ao rancor e ao ódio, emoções que podem causar um comportamento violento e a destruição da compaixão e do perdão.

QUANDO QUE TEMOS O DIREITO DE FICAR IRADOS?

João 2:13-17 . . . [Jesus] lançou a todos fora do templo, bem como os bois e as ovelhas; espalhou o dinheiro dos cambistas, derrubou as mesas, e disse aos que vendiam pombas: Tirai daqui estas coisas! Como ousais transformar a casa de meu Pai em mercado!

Números 25:10-11 . . . Finéias . . . desviou a minha ira de sobre os filhos de Israel, pois foi tomado de zelo por mim no meio deles.
Irar-se contra o pecado não só e apropriado, mas necessário.

TODOS N�?S NOS IRAMOS ÁS VEZES. ENT�?O, O QUE DEVEMOS FAZER SOBRE ISSO?

Efésios 4:26 . . . Irai-vos e não pequeis: Não se ponha o sol sobre a vossa ira.
A ira é como um gambá dentro de uma casa. Não alimente-o para que ele não seja encorajado a ficar, e tente se livrar dele o mais rápido possível.

Mateus 5:21-26 . . . Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás . . . Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se colerizar contra seu irmão, estará sujeito a julgamento. . . reconcilia-te depressa com o seu adversário.

Confronte aqueles com quem você está bravo para restaurar o relacionamento.
1 Coríntios 13:5 . . . [o amor] não se irrita, não suspeita o mal.
O amor é a arma mais poderosa para combater a ira.