Olá Patrícia do Rio de Janeiro!

Nada demais que neste tempo de Natal e final de ano surjam muitas perguntas com respeito ao Natal! Este tempo é especial, e todos os meios de comunicação aproveitam para aumentarem sua audiência. Assim surgem muito indagações e perguntas. Umas verdadeiras outras não. Umas nos ajudam outras nos colocam duvidas. Este seite ao longo dos anos respondeu muitas perguntas dos seguidores com respeito ao Natal. Neste mês respondi uma pergunta muito semelhante a que você faz!

Assim que resumidamente colocarei a resposta deixando indicadas algumas perguntas que foram respondidas pelos colegas para que possas conferir e ter uma compreensão maior. Teu interesse deve continuar, penso que muito ainda tens a descobrir, pois a palavra de Deus abre nossa mente ao conhecimento da verdade.

A pergunta é sobre a data do Natal se de fato é o dia 25 e onde esta escrito na Biblia.

Não gostaria de repetir a resposta que foi data em outras perguntas, deixo a indicação para a leitura, basta dar um click nestas indicações:

Pergunta: Gostaria de saber se dia 25 de dezembro é a data que Jesus nasceu e como prova a Bíblia. Esta pergunta foi feita por Sergio Galiza – Serrinha.

Outra pergunta de Terezinha das Graças - Campos dos Goytacazes. Por que se comemora dia 25 o nascimento de Jesus? Até mesmo os evangélicos? Em que versículo da Bíblia posso comprovar esse fato? Enviada em 14/12/2011 e respondida por Odalberto

Outra pergunta de Antonio Azevedo Santos – Salvador -A Bíblia não fala com precisão a data do nascimento de Jesus. Por que a celebramos no dia 25 de dezembro? Enviada em 21/12/2007 e respondida por Luiz da Rosa 17/12/2009.

Olhando estas respostas podemos dizer:

Sabemos que no Oriente Médio, na Palestina, o mês de dezembro é pleno inverno e o dia 25 de dezembro estaria no período de muito frio na região e ninguém ficaria exposto ao tempo, os pastores e os rebanhos se recolhem nas grutas, abundantes na região, para se abrigarem e estarem em torno do fogo. Assim o Natal no dia 25 de dezembro se contradiz com a realidade climática da Palestina. A verdade, no entanto é que José e Maria aproveitaram uma destas grutas dos pastores, que estavam vazias pois era outono e quente, para servir de abrigo e porque Maria estava prestes a dar a luz. As cidades como Belém e Jerusalém estavam repletas por ser época do recenseamento Imperador Romano Cesar Augusto. Este foi o lugar do nascimento de Jesus. Uma destas grutas muito abundantes na região devido à formação rochosa, pedras brancas e que se desmancham que a família de José e Maria encontraram lugar para passar a noite e foram visitados pelos pastores que estavam no campo com seus rebanhos.

Como surgiu a data em 25 de dezembro?

Se a data de 25 de dezembro não é a do nascimento de Jesus, quem escolheu e porque foi escolhida esta data? As festas Romanas vividas em todo o Império Romano influenciaram a data do Natal. O Império Romano celebrava em Dezembro a festa dos Saturnais, dedicada ao deus Saturno, com duração de quatro dias. Era o início oficial do inverno. Esta festa era uma espécie de carnaval e se dava na época do Inverno.

Substituições de nomes e significados para o dia 25.

Com o avanço do cristianismo no Império Romano e o surgimento de Constantino (313-337 d.C.) – imperador de Roma a religião cristã se tornando oficial do Império aconteceu a substituição do Deus Sol por Jesus Cristo.

Concluindo:

Pelas razões apresentadas e conhecidas no texto bíblico nesta época invernal na região da Palestina o nascimento de Jesus não aconteceu, a data de 25 de dezembro lembra outros acontecimentos no Império Romano. Provavelmente foi na ocasião da festa dos tabernaculos, onde os Judeus celebram o ano Novo, o dia do perdão e lembram o tempo no deserto na Festa dos Tabernaculos ou Tendas a data do dia do nascimento de Jesus. Entretanto a Bíblia não determina com precisão este dia e mês. Os primeiros cristãos não celebravam seu nascimento nesta época porque consideravam a comemoração de aniversário um costume pagão. Somente mais tarde que foi oficializada esta data como forma de suplantar um culto pagão ao Deus Sol.