Olá Adriana! - Rio de Janeiro

A segunda parte da pergunta foi respondida em 5/09/2011, que indagava sobre o significado do texto que diz “o véu do templo rasgou, no momento da morte de Jesus”. Assim que vamos simplesmente repetir a resposta pois já esta respondida. Quanto aos livros do Novo Testamento e versículos, que citam esta passagem nos encontramos nos três evangelhos iniciais os chamados evangelhos sinóticos: Vamos citar os textos:

“50 De novo bradou Jesus com grande voz, e entregou o espírito.

51 E eis que o véu do santuário se rasgou em dois, de alto a baixo; a terra tremeu, as pedras se fenderam,

52 os sepulcros se abriram, e muitos corpos de santos que tinham dormido foram ressuscitados;

53 e, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos.” (Mt 27, 50-53)

 

Em Lucas também encontramos a mesma passagem assim descrita:

“44 Era já quase a hora sexta, e houve trevas em toda a terra até a hora nona, pois o sol se escurecera;

45 e rasgou-se ao meio o véu do santuário.

46 Jesus, clamando com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isso, expirou. O que significou quando o véu do templo rasgou, quando Jesus estava na Cruz?” (Lc 23, 44-46)

 

Finalmente me Mc o texto assim se apresenta:

“37 Mas Jesus, dando um grande brado, expirou.

38 Então o véu do santuário se rasgou em dois, de alto a baixo.”(Mc 15,37-38)

 

Passamos para a resposta da segunda parte da questão que como falamos apenas reproduzimos o escrito. Foi uma pergunta feita por Deiviti de Umuarama, Paraná, enviada em 27 de julho de 2011 e respondida em 5 de setembro de 2011.

 

Situação do Templo encontrada por Jesus.

Na época de Jesus, o Templo em Jerusalém era o centro da vida religiosa dos judeus. Ali funcionava o culto religioso, com todas as festas de preceito, funcionava a economia o Templo era o lugar mais seguro para se guardar o dinheiro e os dízimos, funcionavam as classes sociais do judaísmo, sacerdotes, fariseus, saduceus etc, e o poder político ali se concentravam todas as autoridades. No Templo os sacrifícios de animais eram realizados e todos os preceitos judaicos levados a risca. Hebreus 9,1-9 descrevem que no Templo havia um véu que separava o Santo dos Santos – a habitação terrena da presença de Deus- do resto do Templo onde os homens habitavam. Esta descrição induz que o homem estava separado de Deus pelo pecado (Isaías 59,1-2). Mais adiante em Hebreus nos fala: Apenas o Sumo Sacerdote tinha a permissão de passar pelo véu uma vez por ano (Hebreus 9,7), de entrar na presença de Deus representando Israel de fazer expiação pelos seus pecados (Levítico 16). A narrativa no livro de Êxodo nos indica mais detalhes sobre o véu do Templo que esse grosso véu era feito de material púrpura violeta, púrpura escarlate, carmesim e linho fino retorcido.

 

Narrativa da morte de Jesus e o véu do Templo.

Dentre os textos bíblicos que falam do véu do templo, este a seguir fala do acontecimento no momento da morte de Cristo:

 “50 De novo bradou Jesus com grande voz, e entregou o espírito.

51 E eis que o véu do santuário se rasgou em dois, de alto a baixo; a terra tremeu, as pedras se fenderam,” (Mateus 27,50-51)

 

O véu no Santuário separava o lugar mais santo do templo o átrio onde os sacerdotes serviam a Deus. Nesse preciso lugar do templo, somente uma vez por ano, um dos sacerdotes entrava e somente este sacerdote, tinha acesso á presença de Deus. O homem estava separado de Deus, desde a queda de Adão, da expulsão do Paraíso na ocasião das origens Entretanto essa separação foi anulada com a morte de Cristo e sua ressurreição dos mortos. Este acontecimento estabeleceu novamente uma ponte, e todo o Homem novamente tiveram acesso a Deus Pai. Com a morte de Jesus, essa separação desapareceu. Assim que muitos estudiosos da Bíblia vêem neste véu o símbolo da separação. A morte de Cristo rasgou o véu, a separação. O homem tem vida nova em Cristo Jesus. O texto ainda trás o detalhe que o véu foi rasgado de cima para baixo, para mostrar que tal ação partiu dos céus, de Deus e não de algum homem

O fato mostra ao Homem, que não vem dele a capacidade de ser salvo, mas de Deus, através de Cristo que possibilitou este rasgo no véu, que estabeleceu a ponte, abriu um caminho que nos permite ir a Deus. Por isso rasgado de cima para baixo: do céu para a Terra, de Deus, em direção ao Homem.

 

Concluindo:

O simbolismo do véu que se rasgou é para mostrar que Deus saiu daquele lugar para nunca mais habitar em um Templo feito por mãos humanas (Atos 17,24). Deus deu um fim ao Templo e seu sistema religioso e de adoração. Não existe um lugar determinado para Deus morar, não é o Templo de Jerusalém, nem em Roma ou qualquer outro lugar importante deste mundo. Agora ele mora dentro do próprio homem e mulher, esta é sua habitação ali ele esta para dar a eles a dignidade que merecem.

 

O Templo e Jerusalém ficaram “desolados” (destruído pelos Romanos) em 70 d.C, assim com Jesus tinha profetizado:

 “Eis que a vossa casa ficará abandonada” em Lucas 13,35.

Já a velha Aliança, não existe mais, estamos agora passando à Nova Aliança que foi estabelecida por Cristo Jesus.