Onde na Bíblia fala do véu do Templo que se rasgou? Qual o seu significado?

Pergunta de Adriana Palermo Ferreira Machado, Rio de Janeiro
Resposta de Odalberto Domingos Casonatto, em 17/10/2011


Leia mais sobre Templo Jesus Mateus

Olá Adriana! - Rio de Janeiro

A segunda parte da pergunta foi respondida em 5/09/2011, que indagava sobre o significado do texto que diz “o véu do templo rasgou, no momento da morte de Jesus”. Assim que vamos simplesmente repetir a resposta pois já esta respondida. Quanto aos livros do Novo Testamento e versículos, que citam esta passagem nos encontramos nos três evangelhos iniciais os chamados evangelhos sinóticos: Vamos citar os textos:

“50 De novo bradou Jesus com grande voz, e entregou o espírito.

51 E eis que o véu do santuário se rasgou em dois, de alto a baixo; a terra tremeu, as pedras se fenderam,

52 os sepulcros se abriram, e muitos corpos de santos que tinham dormido foram ressuscitados;

53 e, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos.” (Mt 27, 50-53)

 

Em Lucas também encontramos a mesma passagem assim descrita:

“44 Era já quase a hora sexta, e houve trevas em toda a terra até a hora nona, pois o sol se escurecera;

45 e rasgou-se ao meio o véu do santuário.

46 Jesus, clamando com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isso, expirou. O que significou quando o véu do templo rasgou, quando Jesus estava na Cruz?” (Lc 23, 44-46)

 

Finalmente me Mc o texto assim se apresenta:

“37 Mas Jesus, dando um grande brado, expirou.

38 Então o véu do santuário se rasgou em dois, de alto a baixo.”(Mc 15,37-38)

 

Passamos para a resposta da segunda parte da questão que como falamos apenas reproduzimos o escrito. Foi uma pergunta feita por Deiviti de Umuarama, Paraná, enviada em 27 de julho de 2011 e respondida em 5 de setembro de 2011.

 

Situação do Templo encontrada por Jesus.

Na época de Jesus, o Templo em Jerusalém era o centro da vida religiosa dos judeus. Ali funcionava o culto religioso, com todas as festas de preceito, funcionava a economia o Templo era o lugar mais seguro para se guardar o dinheiro e os dízimos, funcionavam as classes sociais do judaísmo, sacerdotes, fariseus, saduceus etc, e o poder político ali se concentravam todas as autoridades. No Templo os sacrifícios de animais eram realizados e todos os preceitos judaicos levados a risca. Hebreus 9,1-9 descrevem que no Templo havia um véu que separava o Santo dos Santos – a habitação terrena da presença de Deus- do resto do Templo onde os homens habitavam. Esta descrição induz que o homem estava separado de Deus pelo pecado (Isaías 59,1-2). Mais adiante em Hebreus nos fala: Apenas o Sumo Sacerdote tinha a permissão de passar pelo véu uma vez por ano (Hebreus 9,7), de entrar na presença de Deus representando Israel de fazer expiação pelos seus pecados (Levítico 16). A narrativa no livro de Êxodo nos indica mais detalhes sobre o véu do Templo que esse grosso véu era feito de material púrpura violeta, púrpura escarlate, carmesim e linho fino retorcido.

 

Narrativa da morte de Jesus e o véu do Templo.

Dentre os textos bíblicos que falam do véu do templo, este a seguir fala do acontecimento no momento da morte de Cristo:

 “50 De novo bradou Jesus com grande voz, e entregou o espírito.

51 E eis que o véu do santuário se rasgou em dois, de alto a baixo; a terra tremeu, as pedras se fenderam,” (Mateus 27,50-51)

 

O véu no Santuário separava o lugar mais santo do templo o átrio onde os sacerdotes serviam a Deus. Nesse preciso lugar do templo, somente uma vez por ano, um dos sacerdotes entrava e somente este sacerdote, tinha acesso á presença de Deus. O homem estava separado de Deus, desde a queda de Adão, da expulsão do Paraíso na ocasião das origens Entretanto essa separação foi anulada com a morte de Cristo e sua ressurreição dos mortos. Este acontecimento estabeleceu novamente uma ponte, e todo o Homem novamente tiveram acesso a Deus Pai. Com a morte de Jesus, essa separação desapareceu. Assim que muitos estudiosos da Bíblia vêem neste véu o símbolo da separação. A morte de Cristo rasgou o véu, a separação. O homem tem vida nova em Cristo Jesus. O texto ainda trás o detalhe que o véu foi rasgado de cima para baixo, para mostrar que tal ação partiu dos céus, de Deus e não de algum homem

O fato mostra ao Homem, que não vem dele a capacidade de ser salvo, mas de Deus, através de Cristo que possibilitou este rasgo no véu, que estabeleceu a ponte, abriu um caminho que nos permite ir a Deus. Por isso rasgado de cima para baixo: do céu para a Terra, de Deus, em direção ao Homem.

 

Concluindo:

O simbolismo do véu que se rasgou é para mostrar que Deus saiu daquele lugar para nunca mais habitar em um Templo feito por mãos humanas (Atos 17,24). Deus deu um fim ao Templo e seu sistema religioso e de adoração. Não existe um lugar determinado para Deus morar, não é o Templo de Jerusalém, nem em Roma ou qualquer outro lugar importante deste mundo. Agora ele mora dentro do próprio homem e mulher, esta é sua habitação ali ele esta para dar a eles a dignidade que merecem.

 

O Templo e Jerusalém ficaram “desolados” (destruído pelos Romanos) em 70 d.C, assim com Jesus tinha profetizado:

 “Eis que a vossa casa ficará abandonada” em Lucas 13,35.

Já a velha Aliança, não existe mais, estamos agora passando à Nova Aliança que foi estabelecida por Cristo Jesus.

9954 visitas

33 comentários

Postar um comentário

  • Adailton (São José) - 27/08/2014

    Suéder Cordeiro Martins (Arapoti), em complemento ao seu comentário, é bom lembrar que Cristo enviou os discípulos dois-a-dois (em Mc 6,7 Ele manda 12 e em Lc 10,1 são 72), nunca sozinhos! Portanto o que você disse tem base Bíblica!

  • Suéder Cordeiro Martins (Arapoti) - 27/08/2014

    amigo olha o que a biblia diz em Efésios 4:11= E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como PASTORES e mestres,e outra não existe caminhada cristã sem comunhão com outras pessoas...

  • Erivaldo (Salvador) - 04/08/2014

    Acho que estou lendo a biblia do jeito Errado. Ela diz que so ha um Pastor - o que esta no Ceu. , - mas eu tenho um pastor na igreja do meu Bairro.

  • Erivaldo (Salvador) - 04/08/2014

    No meu entendimento, nao preciso ser membro de Igrejas- Nao preciso de outro homem que se auto promove a Pastor- nao preciso de Padres. Nao preciso de ninguem para ter acesso ao Pai, preciso Adorar o Criador em espirito e verdade, a amar ao Proximo, isso eu posso fazer sem ir ao Templo Religioso, nao fazer parte de nenhuma Religiao seria ja um bom comeco

  • Emilson de Souza (São Gonçalo) - 04/08/2014

    Se a antiga aliança não é anulada, porque Jesus veio ao mundo para estabelecer um novo pacto? não seria então necessário Jesus vim ao mundo se sacrificar ele manteria então a lei de ordenanças e mandamentos de homens ou seja: Olho por olho e dente por dente. Se a antiga aliança não é anulada, tudo que Jesus fez foi em vão.

  • LENIVAN ELIAS DA SILVA (OLINDA) - 11/06/2014

    Existem pessoas que confiam antes de conferirem!

  • Rogerio (Londrina pr) - 08/06/2014

    Não sei porque acharam interessante o fato de 'ZUMBIS' serem ressucitados, quando o véu se reasgou, Zombando das sagradass Escrituras Hoje no século XXl temos um monte de pessoas mortas andando pelas ruas, zumbis postando menssagens, zoando daquilo que não conhece e por certo não cre. Preferindo duvidar doque acreditar. Eu, acredito nas Sagradas Escrituras. Pois o milagre que vivo somente este Cristo pode fazer.

  • Rogerio (Londrina pr) - 08/06/2014

    Não sei porque acharam interessante o fato de 'ZUMBIS' serem ressucitados, quando o véu se reasgou, Zombando das sagradass Escrituras Hoje no século XXl temos um monte de pessoas mortas andando pelas ruas, zumbis postando menssagens, zoando daquilo que não conhece e por certo não cre. Preferindo duvidar doque acreditar. Eu, acredito nas Sagradas Escrituras. Pois o milagre que vivo somente este Cristo pode fazer.

  • LENIVAN ELIAS DA SILVA (OLINDA) - 20/05/2014

    Nós judeus possuímos esta relíquia(véu) muitíssimo bem guardada,por sinal intacta,em nosso museu oficial situado no nosso país de origem.Fatos provam que esta lenda "o véu se rasgou" é um mito!

  • Ademar (aracruz) - 19/05/2014

    O véu se rasgou representando que aquelas leis cerimoniais haviam chegado ao seu cumprimento e não teriam mais sentido. A eterna lei de Deus, porém, continua a mesma. O que era pecado nos tempos de Cristo ainda é pecado. O que mudou foi a punição para o pecador, que hoje em dia nem existe, e por isso, aliado ao abuso da liberdade, o pecado é tão facilmente difundido. Não foi a arca da aliança que se quebrou e nem as tábuas de pedra. Lembrem disso. E leia em Romanos 8 , a respeito da lei de Deus, que Paulo a obedeci...

  • Silas (Rio) - 19/05/2014

    Véu se rasgar, Terra tremer e Sol escurecer por três horas ainda vá lá. Agora, sepulcros se abrirem para santos ressuscitarem... O que aconteceu com esses zumbis? Ninguém se assustou? Nenhum desses zumbis foi entrevistado no "Fantástico"? Nenhum historiador achou relevante registrar essa ressurreição coletiva?

  • LENIVAN ELIAS DA SILVA (OLINDA) - 19/05/2014

    Isso é apenas uma lenda apostólica dos três primeiros séculos da era comum!

  • J. Darmes (Araguaína) - 11/05/2014

    Quando o véu se rasgou, tinha alguém no templo? Ou seja, o povo viu o templo se resgando? ouve testemunhas???

  • LENIVAN ELIAS DA SILVA (OLINDA) - 20/04/2014

    A velha aliança não é anulada pela nova,o texto que eu citei na linha abaixo é totalmente claro e expressivo quanto a este fato inegável,vamos abandonar pontos de vistas típicos do paganismo grego,como o dualísmo!!!

  • LENIVAN ELIAS DA SILVA (OLINDA) - 20/04/2014

    Pessoal desta página,façam o seguinte,abram nas suas próprias bíblias mesmo,o texto que se encontra em Ezehekiel 37!

  • Ricardo (Rio de Janeiro) - 11/04/2014

    Trecho das escrituras sobre este acontecido 22 De novo disse Bartolomeu: "Vi também os anjos que subiam e entoavam hinos. 23 "Mas um destes, o mais esbelto de todos, não queria subir. Tinha em suas mãos uma espada de fogo e fazia sinais somente a ti. 24 "E os demais rogavam que ele subisse ao céu, mas ele não queria. Quando, porém, tu o mandaste subir, vi uma chama que saía de suas mãos e que chegava à cidade de Jerusalém." 25 Então disse Yahushua : "Era um dos anjos encarregados de vingar o trono de meu Pa...

  • LENIVAN ELIAS DA SILVA (OLINDA) - 22/03/2014

    A arca original está guardada em uma sinagoga pra início de conversa,a que está em Londres é apenas uma réplica da igreja Siríaca!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • LENIVAN ELIAS DA SILVA (OLINDA) - 22/03/2014

    Mentira! huach hacodesh não permitiria esta blasfêmia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Rosani Cesar Zózimo (São Gonçalo) - 22/03/2014

    Referindo-me aos comentários que li: AO LENIVAN ELIAS DA SILVA RESPONDO: Lá no museu de yehushalaym, o véu está bem rasgado, ao meio, como diz a escritura? Se estiver inteiro, com certeza é um substituto que Caifás, muito espertamente, mandou fazer para substituir o que fora destruído por Deus e disfarçar o ocorrido. Agora, eu imagino bem a origem da arca falsa que está lá no museu da Inglaterra, certamente, mais um disfarce de Caifás, porque os outros sacerdotes, que iriam adentrar o Santíssimo, d...

  • Rosani Cesar Zózimo (São Gonçalo) - 22/03/2014

    Mateus, cap 27, versículo 50, 51. Leia o que há adiante também. Notareis que não foi um qualquer que morreu, mas o precioso MESSIAS. O significado é: com a morte do messias, o Pai Celeste veio pessoalmente, e com sua Mão Poderosa rasgou o véu do Templo de Jerusalém e PEGOU A ARCA DA ALIANÇA e tirando-a, levou-a para seu Templo no Céu. Então, aquele templo deixou, imediatamente, de ser TEMPLO para ser igual a qualquer outra casa do mundo. A arca da aliança era tão santa que ninguém poderia contin...

  • LENIVAN ELIAS DA SILVA (OLINDA) - 22/03/2014

    O evangelho e suas contraditoriedades!!!!!!!!!!!

  • LENIVAN ELIAS DA SILVA (OLINDA) - 22/03/2014

    Nós judeus temos este bendito véu bem guardadinho no museu de yehushalaym!!!!!!!!!

  • Luis (São Paulo) - 18/12/2013

    Realmente esse Jesus Cristo era muito bom de efeitos especiais: e olha que o cara acabara de dar seu último suspiro humano! Agora espetacular mesmo é o que está previsto para a volta dele. Já leram o roteiro do Show do Retorno" no Apocalipse? Agora acho que estão com problemas de produção desse show: o cara disse que voltaria em breve e ate agora nada! Até aqueles que, segundo Jesus, estariam vivos quando ele voltasse, já empacotaram há séculos... Então acho que algo tá pegando, né? Mas temos de reconhecer, o cara...

  • Luis (São Paulo) - 18/12/2013

    Também acho esse episódio dos zumbis um barato! Imagine você lá na tua casa, aí batem na porta. Quando você abre, se depara com a santa defunta da tua sogra morta há semanas...vivinha da silva! E isso devia ser normal naquele tempo, porque não há nenhum registro de que isso tenha causado estranheza nas pessoas: ninguém registrou quem eram esses zumbis, nem o que aconteceu com eles depois... Tudo normal!

  • Erivaldo (Salvador) - 18/12/2013

    Muito bom essa dos mortos

  • Erivaldo (Salvador) - 18/12/2013

    Deve ser HORRIPILANTE mesmo, mortos saindo pelas sepulturas, igual aqueles filmes "OS MORTOS VIVOS" O "retorno dos mortos" legal isso, imagina se hoje acontescesse novamente isso? Legal.

  • maria aparecida vieira (Tangará da Serra) - 18/12/2013

    entao se as pedras que fenderam foram as do templo,entao nao existe mais templo,entao por que constroem tantos templos?pra sugar dinheiro dos trouxas?

  • Taty (Rio) - 17/12/2013

    É Vagner, pode ser linda a passagem do véu, mas eu prefiro a cena dos mortos saindo dos túmulos: deve ter sido um espetáculo maravilhosamente horripilante! Hoje em dia não acontece mais dessas coisas, temos que nos contentar com os filmes de ficção...

  • Erivaldo (Salvador) - 17/12/2013

    Paulo, se nao precisamos d sumos sacerdotes entao te pergunto- porque ir ao TEMPLO RELIGIOSO? PORQUE A FIGURA DE UM APOSTOLO? SE VOCE MESMO DIZ QUE NAO PRECISAMOS MAIS DE NINGUEM PARA RESOLVER SOBRE OS NOSSOS PECADOS, ENTAO MEU AMIGO PRA QUE DIACHO VOU A UM PASTOR? se eu posso ir ao CRIADOR com minha ORAÇAO? Pra que diacho um PASTOR? PERAI MEU AMIGO?

  • maria aparecida vieira (Tangará da Serra) - 17/12/2013

    as Pedras que fenderam foram as pedras do templo?

  • paulo apóstolo (são paulo) - 21/10/2011

    senhores (as)leitores deste site na verdade a simbologia do véu se rasgando é que hoje não precisamos de um sumo sacerdote para perdoar pecados, com o sacrifício de cristo consumado o véu se rasgou de alto a baixo e hoje temos acesso ao santos do santos sem intervenção do homem. por isso não precisamos confessar nossos pecados a homem,temos livre acesso ao nosso redentor.

  • levita-yerudiktus (Rio deJaneiro) - 18/10/2011

    Olá. A parte do significado,neste quesitositua-se,nnocontextoda escegese.Para entennder isso, voltemos no tempo da era do pacto MOSAICO neste senntido PILAR SUPREMO DO JUDAÍSMO. Os judeus dos do NT não conseguiam de forma alguma assimilar OS SINTAGMAS DOS IDEAIS DA GRAÇA TÃO MAGESTOSAMENTE EXPOSTOS nas cartas DO ENTÃO COGNOMINADO APÓSTOLO DOS GENTIOS (Ap Paulo) Por este principio e razão é que ele escreveu aquela que é considerada pelos eruditos nos ultimos 2 mil anos a mais importante carta episcopal já escri...

  • Vagner Marcelino (Natal) - 17/10/2011

    Pra mim essa é a parte mais bela de toda a bíblia, o momento em que o veu se rasgou, e Jesus estabeleceu uma ponte, um novo caminho de volta ao Pai... Lindo... Louvado Seja Deus para todo sempre !