A esta pergunta poderíamos acrescentar outras: Por que Jesus, o Cristo, é o salvador da humanidade? Por que as pessoas têm necessidade de serem salvos? Em que sentido os seres humanos são pecadores?
�? verdade, os primeiros 11 capítulos do Gênesis falam de um pecado das origens de Adão e Eva e das conseqüências deste pecado. Porém, a narração do Gênesis não deve ser entendida literalmente, mas como uma tentativa do autor do livro de explicar, através das figuras simbólicas de Adão e Eva e segundo as categorias culturais e literárias típicas do seu tempo, os problemas que fazem parte da existência humana: a dor e a morte. Em poucas palavras, a narração do Gênesis nos quer dizer que a desordem moral começou com a humanidade e é obra do ser humano. Essencialmente esse é um estado de abandono e rejeito de Deus.
Este pecado das origens se torna, na teologia cristã, sublinhada claramente nos livros do Novo Testamento, pecado �??hereditário�??. Ou seja, um pecado que, cometido no início pelo ser humano, dá origem a uma situação de pecado para os primeiros seres humanos e para toda a humanidade, de moto tal que toda pessoa, no momento em que nasce, é já marcado com o sinal do pecado (Veja a carta aos Romanos 5,18-19; 1 Cor 15,21-22). O pecado original é, portanto, uma condição, um estado da pessoa já no seu nascimento. Somente Jesus Cristo, o Filho de Deus, através sua morte, pode restaurar a comunhão original entre Deus e o ser humano.
Não sabemos mais, além da narração mitológica, como tudo isso aconteceu. �? algo que nos é pedido que seja acolhido por fé.
Acho incredível o que diz a teologia antiga sobre o pecado original. Se Adão é simbólico (a humanidade), como é que ele nos transmite o seu pecado?
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