Siga-nos no FaceBook




Lugares bíblicos

Onde encontro na bíblia que Deus odeia o pecado mas ama o pecador?

Pergunta de Almir da Conceição Sousa, Campos dos Goitacazes
Resposta de Luiz da Rosa, em 07/06/2011


Leia mais sobre Pecado

A frase "Deus ama os pecadores, mas odeia o pecado" não está na Bíblia. É fruto de uma reflexão teológica que deriva das atitudes de Cristo. A máxima expressão deste comportamento de Jesus é encontrado na sua paixão, quando Ele morre pelos injustos (veja 1Pedro 3,18).

 

Há muitos outros textos que sublinham o amor de Jesus pelos pecadores, que Ele espera sempre que se convertam. Poderíamos citar a Parábola do fariseu e do publicano: enquanto rezavam no templo, o primeiro se julgava justo e o segundo pecador; Jesus termina a parábola dizendo que o pecador foi para a sua casa justificado (Lucas 18,9-14). Do mesmo modo lembramos da atitude de Jesus em relação a Samaritana (João 4). Não podemos também esquecer de Lucas 15, com suas 3 parábolas sobre a misericórdia divina: a ovelha perdida (4-7), a dracma perdida (8-10) e o filho pródigo (11-32).

 

Essa frase, escutada muitas vezes nos sermões de padres e pastores, pode ser julgada como desvirtuada. De fato há quem diz que se trata de colocar panos quentes sobre os pecados das pessoas. Pessoalmente creio que a frase tenha o seu valor. É absolutamente verdade que Deus se entristece com quem comete pecado. Acredito que a frase não encubra isso. A questão é que ela quer sublinhar quão grande é a misericórdia divina. De fato Deus, como em Lucas 15, é um pai que espera a volta do seu filho, que saiu de casa, de braços abertos, sempre.

7550 visitas

21 comentários

Postar um comentário

  • claudio da silva (votorantim) - 15/12/2013

    Haminton (Bayeut) seja sempre asism ,no cristianismo esta fazendo falta de pessoas verdadeira.Deus abençoe.

  • Cristina (São Paulo) - 18/06/2013

    Na verdade, ad, na maior parte das vezes, o desejo e a ordem de Deus é bem diferente de "amar os inimigos". Veja I Samuel 15 2 - Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eu me recordei do que fez Amaleque a Israel; como se lhe opôs no caminho, quando subia do Egito. 3 - Vai, pois, agora, e fere a Amaleque, e destrói totalmente tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas e desde os camelos até aos jumentos.

  • ad (aracruz) - 18/06/2013

    são inimigos de Deus, mas Deus nos convida a amar nossos inimigos, e Ele ama a todos.

  • HAMINGTON (BAYEUX) - 18/06/2013

    ESSA AFIRMAÇÃO DE QUE DEUS AMA PECADORES É MENTIROSA O PRÓPRIO JESUS DEIXOU BEM CLARO: ROMANOS 8:8 e os que estão na carne não podem agradar a Deus. E PODEMOS VER TAMBÉM: TIAGO 4:4 Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.

  • Erivaldo (Salvador) - 08/06/2013

    Ad, concordo com voce e enquanto o homem não entender que somos pecadores ao extremo, que não temos como ser justo, a não ser atraves de Jesus Cristo que no justifica. Sou miserável pecador.

  • Erivaldo (Salvador) - 08/06/2013

    A Biblia, não se contradiz, foi citado Mat.10;5,6 Amigo, voce sabe porque Jesus Dessa e primeira vez manda que os Apostolos fossem à apenas Para pregrar em ISRAEL? Não sabe, se soubesse não fazia isso. Voce sabe que depois Jesus manda os Seus Apostolos e Discipulos PREGAREM, BATIZAREM, e que ensinasce, e fizessem DISCIPULOS em e por todas, TODAS AS NAÇÕES? a BIBLIA NÃO SE CONTRADIZ, PAULO SABE MUITO BEM O QUE COLOCA NOS SEUS TEXTOS, AO CONTRÁRIO DESSAS PESSOAS QUE TEM PREGUIÇA DE ESTUDAR. vAMOS LER E COMPREENDER A...

  • ad (aracruz) - 07/06/2013

    e claro, Deus espera que o ímpio se converta.

  • ad (aracruz) - 07/06/2013

    Deus deixa claro que não destrói o justo com impio. Sempre há o livramento. Ló era justo, e mesmo assim por pouco não foi consumido com a cidade; Por isso que no fim Deus destruirá o pecado com o pecador. Não há como permitir o pecado para sempre. Deus só permitiu até hoje por amor aos justos, e é isso que o texto fala.

  • eduardo (canto do burite pi) - 07/06/2013

    preciso q alguem me convença dessa afirmativa poi ate agora nao vejo base biblica.... veja o q biblia diz:gn 18,26 entao disse o senhor:se eu achar 50 justos em sodoma pouparei todo o lugar por amor deles.............

  • ISRAEL MACIEL (Macapá) - 17/04/2013

    Essa frase é de Agostinho! Não se encontra na Bíblia mas é um princípio irrefutável!

  • Alex (Manaus) - 11/04/2013

    Percebeu, Wanderlei: muda-se a versão do texto Bíblico e o cara continua mentindo! Mas não é só isso, Paulo não apenas admitiu que mentia, mas contrariou a orientação que Jesus tinha dado aos verdadeiros apóstolos: ":Mateus 10:5-6 5 - Jesus enviou estes doze, e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos; Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel" Jesus instrui claramente a seus 12 APÓSTOLOS eleitos por ele para que não fossem pregar aos gentios (roman...

  • ad (aracruz) - 10/04/2013

    Mas, se a verdade de Deus brilha ainda mais para a sua glória por minha mentira, por que serei eu ainda julgado pecador? Romanos 3:7

  • Alex (Manaus) - 10/04/2013

    "Romanos 3:7 7 - Mas, se pela minha mentira abundou mais a verdade de Deus para glória sua, por que sou eu ainda julgado também como pecador?" Tá vendo, Wanderlei, nem toda mentira é pecado, isso na opinião do Paulo! Mas voltando à ideia de todos somos pecadores, você, Wanderlei saberia dizer de qual pecado somos acusados e qual foi a pena para esse pecado, de acordo com a bíblia?

  • Alex (Manaus) - 10/04/2013

    É Bel, se o Wanderlei diz que essa é a melhor resposta bíblica para a ideia de pecado, então você acaba de encontrar mais uma vítima da mente perturbada do "apóstolo" Paulo! É realmente impressionante, como as pessoas se deixam levar assim tão facilmente e sequer questionam de onde Paulo tirou essa ideia! Paulo que, aliás, segundo ele mesmo confessa, não via problema em mentir, se fosse para glorificar e propagar a verdade de Deus.

  • Bel (Brasilia) - 10/04/2013

    Sim, Wanderley, essa é apenas a opinião de Paulo! Mas você tem, pela a bíblia, alguma prova ou explicação de como o homem pecou? Ou você acredita que é pecador simplesmente porque Paulo diz que todo homem pecou?

  • Wanderlei (São Paulo) - 10/04/2013

    Olá, Bel. Tudo bem? Referente à sua pergunta, a melhor resposta bíblica é: "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus". Rm 3.23. A palavra "destituídos" significa "demitido, separado", daí vem a continuação do texto: "Sendo justificados gratuitamente pela Sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Romanos 3:24". Por exemplo, todos sabem que a mentira é um pecado, mas infelizmente todos nós mentimos. Ou seja pecamos, mas fomos resgatados através de Jesus. Espero ter ajudado. Deus abençoe a ...

  • Bel (Brasília) - 10/04/2013

    Como assim, Yann, todos são pecadores? Acho que todos são pecadores em potencial, mas daí a dizer que todos são pecadores vai uma distância grande. Cadê as provas de que todos já pecaram?

  • yann (sao miguel do guama) - 10/04/2013

    li um comentario ai em cima dizendo que Deus nao ama o pecador, mas vc esquece que todos somos pecadores, que deus nos amou sendo nós ainda pecadores, ou vc nao le a biblia, que absurdo vc dizer que deus nao ama o pecador, Jesus nosso senhor morreu por todos.

  • Vicente de Paulo Cardoso Alves (Belo Horizonte) - 20/01/2013

    Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece. (João 3:36) Deus não ama o pecado nem o pecador. Se o pecador não se converter, a ira de Deus permanece sobre ele. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. 1 João 5:12.

  • Denise de Padua Santos (São Paulo) - 20/11/2012

    Em Salmos 7 versiculo 11. Deus é juiz Justo . Um Deus que tem indignação todos os dias. Em algumas traduções, um Deus que esta irado todos os dias. Deus se Ira sim, e todos os dias, Por conta do pecado , a iniquidade. Para aprenderem mais sobre as verdades da palavra de Deus : http://www.youtube.com/watch?v=riW02lNNJAU&feature=watch-vrec =)

  • ANTONIO (CURITIBA) - 08/06/2011

    QUERIDO AMIGO, IRMÃO, GOSTARIA DE AJUDA-LO CITANDO O L.U. " Deus nunca é irado, vingativo ou enraivecido. É verdade que a sabedoria, muitas vezes, restringe o Seu amor, assim como a justiça condiciona a Sua misericórdia rejeitada. O Seu amor pela retidão não pode evitar que, com a mesma intensidade, seja manifestado como ódio ao pecado. O Pai não é uma personalidade incoerente; a unidade divina é perfeita. Na Trindade do Paraíso há uma unidade absoluta, a despeito das identidades eternas dos coordenados de Deus. D...