Muitas pessoas perguntam se dentro da oração do credo da Igreja Católica, estaria o Clero Católico equiparando a Igreja a Deus. Não, isto não é verdade uma vez que a Igreja é formada também por um viés humano não só divino. Do ponto da semântica, no latim ao invés do português dá-se de modo mais claro a distinção.

Credere in Deum e Credere Deo. Credere  Deo: significa que Deus é crível. Quando digo Credere in Deum: implica dizer que ponho toda a minha existência e segurança em sua realidade divina. No credo, não dizemos Credo in Ecclesiam. A realidade humana da Igreja não pode ser objeto de fé dinâmica como o é Deus. A realidade da Igreja é Una, Santa e Católica.

 E o que quer dizer isso? Una quer dizer: só existe uma e não algumas que pensam diferentemente sobre muitas coisas. Santa porque é separada no viés divino e tenta no viés humano esta separação; imaculada dentro desta realidade. Católica porque é universal e dentro deste paradigma, nos conduzirá rumo ao estado existencial que como Jesus queria, fossemos todos discípulos missionários.

 

JNSR