Olá Evelise! Novo Hamburgo / RS

A pergunta que fazes diz respeito de três dos quatro evangelistas que encontramos no Novo Testamento: Marcos, Lucas e João. Todos eles escreveram o evangelho, que leva o nome deles e apresentam quase que uma biografia de Jesus. Vou responder a pergunta respeitando as tuas duvidas a cerca dos três evangelistas Marco, Lucas e João e suas características. Praticamente tens na resposta desta pergunta a compreensão facilitada da interpretação destes evangelhos.

Nota: Os três evangelhos Mateus Lucas e Marcos fazem parte de um conjunto de escritos chamado Sinóticos (mesmo olhar), eles podem ser colocados em colunas comparando-se as semelhanças e diferenças dos textos. Praticamente o primeiro a ser escrito foi Marcos, depois Mateus e Lucas. Não se recomenda estudá-los separadamente. Quanto a João segue um caminho totalmente diferente. Por ex. No evangelho de João não encontramos Parábolas, aparece um conjunto de sete sinais ou milagres. A sua terminologia é mais elevada, fala em vida espiritual, vida eterna, novo renascimento, verdade, etc...

Citamos acima a ordem destes evangelhos segundo o Novo Testamento é: Mateus, Marcos, Lucas e João. Mas em ordem cronológica para estudos com mais detalhes seguem a seguinte ordem: Evangelho de Marcos escrito por Marcos na cidade de Roma no ano de (64 d. C); evangelho de Mateus escrito por Mateus em Jerusalém para comunidade de Judeus cristão (70 d.C); evangelho de Lucas escrito por Lucas em Antioquia para os gentios por volta de (80 d.C), estes três evangelhos são chamados de sinóticos, pois tem muitas semelhanças entre si e podem ser comparados em seus textos e feitos estudos a partir destas comparações e o evangelho de João escrito por João para a comunidade dos gentios na Ásia Menor em Éfeso (95 d.C.).

Os evangelhos narram à vida de Jesus, mas nem todos os detalhes, a riqueza esta nos textos que eram utilizados, estes textos eram significativos para a comunidade, lidos e repetidos inicialmente em forma oral, mas depois foram escrito pelos evangelistas as comunidades espalhadas pelo Império Romano. A palavra de Jesus servia para iluminar os fatos da vida da comunidade.

Os evangelistas João e Mateus foram apóstolos de Jesus, entretanto Marcos foi um discípulo de Paulo no início e depois foi uma espécie de secretário de Pedro em Roma e Lucas, de profissão médico acompanhou Paulo na difusão do evangelho no mundo pagão.

Uma vez colocado algumas considerações nesta nota passamos de forma objetiva e resumida a biografia do evangelista e características:

O evangelista Marcos

Marcos era oriundo da cidade de Jerusalém filho de tal Maria, e que em sua casa se reunia a comunidade cristão original de Jerusalém. Diz o texto que Pedro quando foi libertado da prisão foi acolhido nesta casa. Marcos era primo de Barnabé, um companheiro de viagens de Paulo e que Marcos acompanhou Paulo na sua primeira viagem, mas que depois se separou. Vamos depois encontrar Marcos em Roma e possivelmente foi companheiro de Pedro. Os estudiosos colocam o seu Evangelho como que um resumo da catequese de Pedro em Roma.

Características de Marcos

Este evangelho apresenta três características básicas:

1 -brevidade (é o evangelho mais curto);

2 – o Evangelho mostra um Jesus poderoso em ações;

3 - a organização (tem um esquema definido a Catequese de Pedro).

 O Evangelho de Marcos apresenta detalhes, que são próprios de uma testemunha ocular, de Pedro e transmitidos oralmente inúmeras vezes através de Marcos a seus ouvintes.

Os aspectos que são próprios de Pedro, sua convivência com Jesus, testemunha dos fatos e ensinamentos de Jesus, Marcos apresenta em seu evangelho.

Como esta obra foi escrita na cidade de Roma, para romanos, tornou-se necessário explicar costumes judaicos (7,3; 14,12; 15,42), e Marcos no escrito do evangelho substitui o grego por latim.

Seu evangelho é uma resposta para a comunidade que esta em crise, por causa da perseguição do Império Romano aos cristãos de Roma. Na abertura de seu evangelho ele apresenta Jesus Cristo como o salvador em contraposição a Cesar Imperador Romano que se considerava deus. O culto ao Imperador era muito difundido nos santuários de Roma e os cristãos eram obrigados a estas praticas.

Preocupa-se Marcos em apresentar Jesus, a partir da crise que vive a comunidade, com os ensinamentos de Jesus, suas Parábolas, milagres Paixão e ressurreição ajudam a comunidade criar condições, vencer os desafios e conquistar novos membros.

O evangelista Lucas

O autor do evangelho de Lucas ainda é incerto. Não possuímos uma assinatura do autor do livro. Mas o texto indica que o autor era de cultura elevada, com preocupação histórica nos escritos e de uma escrita polida e elevada. O texto entende que o autor tinha como língua materna o grego. Não fazia parte do grupo dos apóstolos e provavelmente não conheceu Jesus de Nazaré pessoalmente. Sua conversão aconteceu pelo acolhimento da pregação dos apóstolos. O autor não viveu na Palestina, conhecendo muito pouco a geografia, em dado momento encontramos confusão entre Galiléia e Judéia. O itinerário que o autor apresenta da ida de Jesus a Jerusalém e confuso e complicado.

Características de Lucas

Algumas características próprias de Lucas no escrito do evangelho:

1 – A vida de Jesus é narrada amplamente, quase que em forma histórica, desde a anunciação do seu nascimento até a sua ascensão.

2 – É o Evangelho para os pagãos. Jesus veio para salvar a todos: judeus e gentios igualmente.

 3 – Seu estilo literário é excepcional, um vocabulário rico e escrito com um domínio excelente da língua grega. Tudo indica que o escritor possuía uma cultura grega invejável.

4 – Jesus é apresentado como: “Filho do Homem”.

5 – Aparece um Jesus que se retira para rezar e ensina a rezar.

6 - Mostra um Jesus voltado para os necessitados,  mulheres, crianças, pobres e os marginalizados.

7 – Mostra constantemente o estado de alegria daqueles que aceitam a Jesus, sua mensagem e propostas em suas vidas.

8 - A Espírito Santo é destaca na vida de Jesus e do seu povo (conf. 1, 15, 1,41, 1,67; 2,25-27; 1, 14, 1,18; 10,21; 12,12; 24,49).

A composição deste evangelho é por volta dos anos 80-85 d.C. Possivelmente o local em que foi escrito seja Antioquia na Ásia.

O Evangelho demonstra a universalidade da mensagem de Jesus Cristo. Esta proposta nova e para todos sem restrições. Ao longo do evangelho esta característica se apresenta e quer mostrar que Jesus é o “salvador do mundo”, Jesus veio para aqueles que estão perdidos “libertador dos pobres, oprimidos e marginalizados”, Jesus é o senhor do Universo, o Jesus do evangelho de Lucas revela a misericórdia divina.

O Evangelho quer mostrar que para ser discípulo de Jesus é preciso uma decisão radical, e usar da misericórdia com o próximo, ter confiança, ser vigilante.

Estes aspectos ou características vão aparecendo nos textos que a comunidade de Lucas utilizava na pregação e ensino da proposta de Jesus. Lucas demonstra um rosto diferente de Jesus, nem um pouco semelhante aos outros evangelhos.

O evangelista João

O apóstolo João, filho de Zebedeu foi chamado por Cristo para ser seu discipulo. Dos doze apóstolos, tornou-se o mais destacado teólogo e seus escritos provam isto. Ele morreu de morte natural, em Éfeso, no ano 103 d.C., quando tinha 94 anos. Segundo bispo Polícrates de Éfeso em 190 d.C (atestada por Eusébio de Cesareia na sua História Eclesiástica, 5, 24), o Apóstolo "dormiu" (faleceu) em Éfeso. Atualmente na cidade Efeso em seu complexo das ruinas encontra-se umaantiga Igreja mandada construir pelo Imperador Constantino, justamente no lugar da sepultura considerada de João. Segundo algumas interpretações João era o apóstolo que Jesus mais amava. Ele tinha um enorme afeto pelo Senhor e vice-versa.

Caracteristicas de João

Seu estilo é simples. A maior parte dos termos utilizados são palavras comuns, como a estrutura é largamente assindética, com muitas repetições. Segundo algumas avaliações, estas características tornam o texto cansativo para a leitura. parece que esta distante da realidade.

Seu pensamento é profundo. Provavelmente nenhum livro do Novo Testamento explorou tanto este aspecto literário, se fala seguidamente sobre verdade, vida eterna, renascimento para o alto, novo nascimento etc. Na leitura do texto somos colocados em outra realidade, uma realidade espiritual.

Organização literária. O aspecto literário esta muito bem arrumado. Temos um Prólogo (1.1-18) e um Epilogo (21), uma espécie de quadro literária. No interior deste quadro literário encontramos as palavras e obras de Jesus que nos leva aos fatos da Paixão de Jesus. Outra característica encontrada é os sete sinais (milagres) em João, certamente escolhidos e depois segue um discurso onde Jesus enfatiza sua mensagem.

Concluindo:

Penso que para dar início a compreensão da pergunta, já tens elementos suficientes. Este estudo introdutório do Novo Testamento é muito importante porque nos abre os olhos para entendermos a realidade do texto.

Evelise! Recomendo-te que continues a busca na compreensão dos evangelhos, procure dar certa orientação no estudo do texto. Comece pelos sinóticos, Mateus, Lucas e Marcos e depois complete com o estudo de João.