Olá Karla Adryana Silva Oliveira de Manaus!

Falar em gêneros literários na Bíblia é entrar em uma vasta literatura de escritos, com muito material publicado e que tem uma importância enorme para a compreensão da Palavra de Deus. Em forma resumida vou descrever aquilo que é o mais prático e útil para o leitor assíduo da Bíblia.

Estamos acostumados a ouvir falar que a Bíblia não é somente um livro, mas é uma coleção de livros. A Bíblia é considerada uma Biblioteca. Assim para a leitura e compreensão é indispensável antes de mais nada nos localizarmos no ambiente do próprio livro. Se é o livro dos Salmos, ali está um gênero próprio e peculiar, que deve ser observado na sua leitura. Sintonizar com o gênero literário do livro é um grande passo para compreensão. Assim são as narrativas de Milagres, as Parábolas, os Hinos, a apocalíptica etc. Os gêneros literários mostram a grandiosidade e a riqueza dos relatos bíblicos.

 

Importância dos gêneros literários

 

O conhecimento do gênero literário pelo leitor assíduo da Bíblia é indispensável na compreensão correta da mensagem do texto bíblico. De maneira geral a Bíblia retrata fatos e narrativas populares muito utilizadas pelos tementes a Deus. Predominam formas literárias muito simples e que ajudam as pessoas a entender o que Deus quer com elas e o que devem fazer.

 

Alguns gêneros literários encontrados na Bíblia

 

Podemos começar citando a prosa, o gênero dos provérbios e os cânticos.

A prosa é caracterizada pelos ditos que ao longo dos textos por motivos de uma explicação maior aparecem. Ainda podemos citar as pregações e os discursos que em muitos livros aparecem, as preces, narrativas poéticas e históricas encontradas tanto no Antigo Testamento como no Novo Testamento.

Os Provérbios compreendem as sentenças jurídicas, ditos culturais um exemplo característico é o livro dos provérbios, muitos deles, segundo os estudiosos lembram a influência da Cultura Egípcia. Identificar o gênero literário dos livros sapienciais é muito importante para sua compreensão, os sapienciais são de natureza diversa, misturando-se com adágios e enigmas.

Na Bíblia encontramos outro grupo de gêneros literários que são, os Cânticos agrupados em hinos (abundantes no Novo Testamento), os salmos, cantigas de colheita, amor e casamento, cantos fúnebres e satíricos, hinos que exaltavam as vitórias, hinos litúrgicos nas Cartas Paulinas, poesia sapiencial etc... Eles estão encaixados na narrativa do texto.

Outro gênero literário encontrado na Biblia é o narrativo-didático e divide-se em: saga, legenda, conto, fábula, alegoria, parábola. O mais conhecido nosso é as Parábolas do Novo Testamento.

 

O gênero profético

 

O gênero profético é muito encontrado na Bíblia. Sua origem está fora de Israel e os profetas vivam nos palácios dialogando com os deuses. Para nós o gênero profético não significa advinhar mas·o profeta manifesta ao povo a vontade de Deus com sermões e palavras duras, com sinais, exortações e oráculos.

 

Em conclusão:

 

O assunto é vasto mas estes primeiros passos para a compreensão do gênero literário encontrados nos livros sagrados já é o suficente. A compreensão da totalidade dos gêneros literários é tarefa de cada dia, é colocar-se nas mãos do espírito de Deus para que Ele ilumine e abra a nossa mente para vermos este lado escondido da leitura do texto.

A Ciência Bíblica avançou muito e corre-se o risco de não levar a sério, as informações históricas, geográficas e os dados escriturísticos na interpretação dos textos sagrados.

A Sagrada escritura por muitos anos foi interpretada “ao pé da letra”, desconhecendo-se os gêneros literários e chegou-se a interpretações errôneas ou sem muita credibilidade.

Por isso, os estudiosos da Bíblia apontam como de elevada importância fixar-nos na descoberta da riqueza que possui os gêneros literários na compreensão do texto sagrado.