Olá Ana?

A pergunta tem relação com a Bíblia Sagrada. Pois conhecemos a palavra de Deus escrita em um texto que hoje nos chega às mãos, depois de feitas traduções para o Português para facilitar a leitura a um maior número de pessoas.

A Bíblia inicialmente apenas era oral, passada de uma geração para outra. No templo de Jerusalém tinham pessoas que relatavam longos textos bíblicos oralmente, para o povo ouvir. A palavra de Deus era gravada na mente das pessoas.

O texto original da palavra de Deus foi o Hebraico que teve origem nas antigas formas de escrever da humanidade iniciadas na Babilônia.

 

Um pouco da origem da escrita.

A escrita como temos hoje não é recente, ela surgiu há milhões de anos a.C.

 

Na pré história

Os antigos povos da pré-história da humanidade não possuíam escrita alfabética. Eles usavam, entretanto formas variadas de registrar, de se comunicarem entre si e utilizavam muito os gestos, sinais, faziam desenho nas rochas das antigas cavernas suas habitações que hoje foram localizadas e conservadas para estudo. O que existia nesta época ainda não era nenhum tipo de escrita, pois não havia lógica organizacional, nem tinham intuído ainda de padronizar as representações gráficas.

 

Na antiga Mesopotâmia

Foi no crescente fértil a Mesopotâmia que a escrita foi criada. Os sumérios, habitantes desta região por volta de 4000 a.C. desenvolveram a escrita em forma de cunha, usando placas de barro, fáceis de fazer pela abundância do barro nas margens pantanosas do Rio Tigre e Eufrates, nestas placas cunhavam a escrita e surgiram os textos escritos. A descoberta de milhares destas placas de argila pelos arqueólogos esclareceu o período da história da humanidade e das origens da escrita. Somos devedores do nosso conhecimento a estas placas de argila com registros cotidianos, administrativos, econômicos e políticos da época.

 

Os egípcios.

Os egípcios antigos contemporâneos dos sumérios desenvolveram a escrita nesta mesma época, mas, porém, os egípcios criaram duas formas de escritas: a demótica, a mais simplificada e a hieroglífica, formada por desenhos e símbolos imagens de difícil compreensão. Foram encontradas nas paredes internas das pirâmides textos que falavam sobre a vida do faraó, etc que fizeram que os arqueólogos se debruçassem sobre estas escritas para decifrar a história da civilização egípcia.

Surgiu também no Egito o papiro (planta ciperácea), produzido a partir de uma planta de mesmo nome, abundante nas margens do Rio Nilo e também era utilizado para escrever.

 

Na Roma Antiga

O alfabeto romano se desenvolveu a partir da utilização apenas letras maiúsculas. Portanto, nesta época elas começaram a ser escritas, utilizou-se hastes de bambu ou penas de pato, criou-se um novo estilo de escrita denominado uncial, que resistiu até o século VIII e foi utilizado na escritura de Bíblias.

 

Na idade média

No ano de 1522, Lodovico Arrghi publicou o primeiro manual de caligrafia que deu origem ao estilo que hoje nos denominamos de itálico. Este foi adotado por todas as civilizações para registro do cotidiano, etc. e se tornou uma necessidade para as civilizações.

 

Concluindo:

Deus se utilizou destas formas humanas de escrever para tornar conhecida a sua palavra que hoje esta registrada na Bíblia. Com a facilidade da indústria gráfica milhões de Bíblias a cada ano são impressas e distribuídas em todo o mundo. No entanto, sabemos que o mais importante de tudo com referencia a palavra de Deus é que ela continue viva e presente na pessoa humana e seja proclamada. A palavra de Deus deve estar gravada na mente da pessoa para que impulsione seu coração e este realize as obras de Deus.