É bem assim mesmo. Esse salmo entra na categoria de "Salmos alfabéticos", pois é organizado de acordo com o alfabeto hebraico, formado por 22 letras. Cada letra desse salmo caracteriza uma seção, nesse caso de 16 linhas, conforme a apresentação gráfica da Bíblia de Jerusalém.

Nas bíblia modernas, normalmente a letra do alfabeto hebraico está à esquerda do texto, escrita por estenso. Por exemplo, no salmo 119, no versículo 1 temos "Alef". Depois, no versículo 9, aparece "Bet", no 17 "Guimel" e assim por diante. Algumas bíblias colocam essas letras do alfabeto como subtítulo. Pode ser que "Alef" no seu caso, esteje jundo com o título geral do salmo, logo no começo do salmo.

O Salmo alfabético é dito também acróstico. O Salmo 119 não é o único; existem 9 salmos acrósticos na Bíblia. São eles: 9, 10, 25,34, 37, 111, 112, 119 e 145.

Não temos certeza do porque se usa esse recurso nesses salmos. Alguns dizem que pode ser um método para ajudar a decorar, outros, ao invés, pensam que seja um modo que o autor encontra para mostrar a sua capacidade poética.