Olá Renan Fábio Rosa Brito Medeiros de Timon – Ma!

Na Bíblia encontramos uma série de números que para compreensão deles usamos a simbologia. Assim são os números: 3, 4,7,12,144.000 etc.

O aparecimento do número 12 no Antigo Testamento, nomeando as 12 tribos de Israel, ou no Novo Testamento o número 12 é utilizado por Jesus para nomear os 12 apóstolos. Entretanto o  número doze que Jesus utiliza para nomear os apóstolos não foi coincidência. Jesus escolheu doze apóstolos, porque seu plano incluía a total renovação de Israel.

No entender de Jesus os 12 chefes das tribos de Israel deviam ser substituídos pelos 12 apóstolos que guiariam Israel para um futuro renovado, definido pela redenção.

Assim entendendo a relação entre as 12 tribos de Israel com os 12 discípulos de Jesus tem um significado profundo. Um mundo novo se abre, para os que creem em Jesus e os doze discípulos de Jesus começam a evangelizar depois da morte de Jesus.

Um texto bíblico que ajuda entender:

A descrição da Nova Jerusalém:

“E tinha um grande e alto muro com doze portas. Doze anjos estavam às portas, e os nomes das doze tribos de Israel foram escritos sobre os portões. Havia três portas ao oriente, três portas ao norte, três portas ao sul e três portas ao ocidente. A muralha da cidade tinha doze fundações, e os doze nomes dos doze apóstolos do Cordeiro foram escritos sobre eles. “(Ap. 21,12-14 ). Bíblia Almeida