Aqui está o comentário de José Serra, da Angola, que reproduzimos na íntegra:

Interpretamos BARTIMEU, BAR TIMEU - filho de Timeu. (dizem que Timeu era general bla, blá, em JOSEPHUS. O único Timeu (ei) era historiador que viveu 250 AC. BAR TIMEU, pode querer dizer BAR - morador, residente; TIMEU - lixeira, monturo, aterro sanitário. Essa área deve ter sido "terra boa" herdada dos pais, a qual depois foi utilizada como aterro sanitário sem vergonha dos moradores de Jericó do Rei Herodes, que atropelaram os direitos básicos do Jovem e sua família. Pode ter sido por esse motivo (implementação da "LIXEIRA" nos seus terrenos que BARTIMEU se tornou cego, por "ONCOCERCOSE", moscas do lixo, dejectos, excrementos, urina e corpos apodrecidos, deixados ao LÉU - Céu aberto. BAR TIMEU, pode querer dizer "filho da imundícia".

Há muitas elocubrações nesse seu texto, que provavelmente têm o único mérito de tentar dar uma explicação da origem desse personagem, de quem pouco sabemos. É inútil tentar ir atrás da sua origem, da sua família, pois nada foi registrado. As únicas informações certas que temos é que Bartimeu é um cego curado por Jesus, depois de ter passado por Jericó. Esse milagre é contado pelos três evangelhos sinóticos: Marcos 10,46-52, Mateus 20,29-34 e Lucas 18,35-43.

Bartimeu significa simplesmente “filho de Timeu”. “Bar” é um prefixo que se coloca antes dos nomes, de origem aramaica, para recordar a origem daquela pessoa, que é “filho de”. É o mesmo que acontece com “Barnabé” (filho de Nabé) ou Barsabás (filho de Sabá). Em hebraico temos o prefixo “Ben”, com a mesma função.

Timeu, por sua vez, é um é um comum nome de pessoa no mundo do tempo de Cristo e seu provável significado é “honrado”. Existiram vários timeus, tais como o histórico que você menciona, mas não sabemos quem era o “Timeu” pai de Bartimeu.

Temos muita sede de conhecer o mundo de Cristo e isso é uma coisa boa. Mas é importante lembrar que os evangelhos não querem ser uma biografia de Jesus, que transmite informações históricas; não é um livro de história. O Evangelho é, como diz a própria palavra, a Boa Nova, que é anunciada aos cristãos. Nele encontramos algumas informações históricas, mas os autores não estão preocupados em ser históricos no sentido que entendemos nós. Temos que ir aos Evangelhos sobretudo sedentos da sua mensagem e não tanto em busca de informações históricas.