Olá Ricardo de Natal - RN

 Poderíamos iniciar a resposta à sua pergunta do anarquismo, procurando dar uma definição. Entretanto penso que é melhor concentrar-nos em alguns textos Bíblicos que falam do anarquismo, mesmo as vezes em modo geral, para entendermos o que seu significa.

Poderás constatar que nos versículos bíblicos que se referem ao anarquismo são muito claros e preciso. Nada menos que 15 versículos tratam deste assunto, colocamos apenas 5 versículos para que a resposta não se torne muito extensa. Vejamos os versículos.

 

Primeiro versículo:

“O homem, pois, que se houver soberbamente, não dando ouvidos ao sacerdote, que está ali para servir ao SENHOR, teu Deus, nem ao juiz, o tal homem morrerá; e tirarás o mal de Israel,”  (Deuteronômio 17,12 - Bíblia Almeida)

 

Segundo versículo:

“E todo aquele que não observar a lei do teu Deus e a lei do rei, logo se faça justiça dele, quer seja morte, quer degredo, quer multa sobre os seus bens, quer prisão.” (Esdras 7,26 - Bíblia Almeida)

 

Terceiro versículo:

“e que todo aquele que, em três dias, não viesse, segundo o conselho dos príncipes e dos anciãos, toda a sua fazenda se poria em interdito, e ele seria separado da congregação dos do cativeiro.” (Esdras 10,8 - Bíblia Almeida)

 

Quarto versículo:

“Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.” (Romanos 13,2 - Bíblia Almeida)

 

Quinto versículo:

“E, contudo, também estes, semelhantemente adormecidos, contaminam a sua carne, e rejeitam a dominação, e vituperam as dignidades.” (Judas 1,8 - Bíblia Almeida)

A tarefa é ler com atenção estes versículos e procurar o que eles revelam sobre o anarquismo.