Olá Elton de Manacapuru - Am.

Iniciando com o assunto:

Encontramos nos escritos Bíblicos do Antigo Testamento que o padrão de Deus sempre foi o casamento monogâmico heterossexual. Este tipo de casamento Deus estabeleceu na criação do Homem e da Mulher.

A poligamia do Antigo Testamento foi um desvio deste padrão, em decorrência do pecado que entrou no mundo pela queda de Adão. No Novo Testamento Deus com seu filho Jesus enviado a terra restaura o casamento à sua forma original.

Na leitura do texto do Antigo Testamento encontramos muitos casos de Poligamia e pode parecer que Deus aprovou ou sancionou a poligamia, considerando que a lei de Moisés trazia regulamentações referentes a ela e que não há uma proibição direta de Deus contra a poligamia. Até podemos considerar que nunca venhamos a entender completamente o silêncio de Deus neste assunto, mas uma coisa é certa: o silêncio não significa que o assunto é indiferente para o Senhor nem significa que "quem cala consente".

 

Completando - O caso Elcana. Duas esposas: Ana e Penina.

O texto bíblico assim se apresenta:

"Houve um homem de Ramataim-Zofim, da montanha de Efraim, cujo nome era Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, efrateu. E este tinha duas mulheres: o nome de uma era Ana, e o da outra Penina. E Penina tinha filhos, porém Ana não os tinha." (1Sm 1,1-2) Biblia Almeida.

 

O Juiz Gideão

Muitas esposas e concubinas.

"E teve Gideão setenta filhos, que procederam dele, porque tinha muitas mulheres." (Jz 8,30) Bíblia Almeida.

 

O Rei Davi

Oito esposas: Mical, Abigail, Ainoã, Maaca, Hagite, Abital, Eglá, Bate-seba e mais outras mulheres e concubinas.

"Vindo, pois, os criados de Davi a Abigail, no Carmelo, lhe falaram, dizendo: Davi nos tem mandado a ti, para te tomar por sua mulher. Então ela se levantou, e se inclinou com o rosto em terra, e disse: Eis que a tua serva servirá de criada para lavar os pés dos criados de meu senhor. E Abigail se apressou, e se levantou, e montou num jumento com as suas cinco moças que seguiam as suas pisadas; e ela seguiu os mensageiros de Davi, e foi sua mulher. Também tomou Davi a Ainoã de Jizreel; e ambas foram suas mulheres." (1Sam 25,40-43) Bíblia Almeida

"E a Davi nasceram filhos em Hebrom; e foi o seu primogênito Amnom, de Ainoã a jizreelita; e seu segundo, Quileabe, de Abigail, mulher de Nabal, o carmelita; e o terceiro Absalão, filho de Maaca, filha de Talmai, rei de Gesur; e o quarto, Adonias, filho de Hagite; e o quinto, Sefatias, filho de Abital; e o sexto, Itreão, de Eglá, também mulher de Davi; estes nasceram a Davi em Hebrom." (2Sm 3,2-5).

"E tomou Davi mais concubinas e mulheres de Jerusalém, depois que viera de Hebrom; e nasceram a Davi mais filhos e filhas." (2 Sm 5,13).

 

Rei Salomão

A filha de Faraó, 700 outras esposas e 300 concubinas.

"E Salomão se aparentou com Faraó, rei do Egito; e tomou a filha de Faraó, e a trouxe à cidade de Davi, até que acabasse de edificar a sua casa, e a casa do Senhor, e a muralha de Jerusalém em redor." (1 Rs 3,1) Bíblia Almeida

"E o rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha de Faraó: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e heteias, das nações de que o Senhor tinha falado aos filhos de Israel: Não chegareis a elas, e elas não chegarão a vós; de outra maneira perverterão o vosso coração para seguirdes os seus deuses. A estas se uniu Salomão com amor. E tinha setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração." (1Rs 11,1-3) Bíblia Almeida