Assim se manifesta a nossa leitora, Ana:

Aos meus 16 anos, quando vivia o primeiro amor e era o começo da pandemia, me desesperei ao ver tantas mortes. A leve ansiedade que tinha foi potencializada. Um dia, quando participava de um propósito na igreja em que congregava, fiquei muito desesperada por não ter recebido o Espírito Santo. Estava ali com o único objetivo, de recebê-lo. Mas como não aconteceu comigo o que haviam me falado, fiquei muito triste, também por conta da minha imaturidade na Fé, que não sabia ainda confiar em Deus e esperar seu tempo. Me desesperei de um modo que acabei ficando frustrada. Nunca mais consegui buscar a Deus como antes. Além disso, naquele dia, fiz um voto com Ele, renunciando ao meu salário e de algumas outras coisas, apenas porque minha mente me dizia para fazê-lo. Agora estou ainda pior, pois a ansiedade piorou. Então queria saber: Deus pode me desobrigar de um voto? O que fazer nessa situação?

 

Acho que uma frase central nas suas palavras é “não consigo buscar a Deus como antes”. Isso testemunha a seu favor, mostra que você está em um processo de busca. De fato, você, quando segue a Deus, deve sempre transformar-se, nunca ficar parada. O que era bem no início da caminhada, não funciona mais quando já está na estrada. Quando partimos para uma viagem, enchemos a mala e depois vemos que tudo aquilo não era necessário. Também na busca de Deus, à medida que se caminha, se descobre que Deus é diferente daquilo que pensávamos, que as nossas expectativas eram ‘inocentes’, que Deus tem outros planos. Aí de nós se ficarmos parado, se termos sempre a mesma ideia de Deus. É necessário crescer na fé, abandonar antigos preconceitos, abrir nossa mente, estar dispostos a receber a proposta divina, quem sabe abandonando a nossa ou ao menos redimensionando-a.

Em relação aos votos, como já dissemos aqui, é uma prática metodológica; serve para que nós nos aproximemos de Deus. Não é algo que serve a Deus, como se pudéssemos comprá-lo com uma moeda de troca. Embora a comparação não seja exatamente adequada, poderíamos dizer que se temos um vício, procuramos exagerar em alguma escolha que nos permita escapar do vício. Com um voto acontece algo parecido: estou longe de Deus e promovo uma iniciativa que me faça mudar de atitude para que me aproxime dele. Portanto você deve se perguntar se os votos que faz têm essa meta ou você os vê como moeda de troca.

Veja aqui outras respostas sobre os votos e promessas.