Olá Nelson Donizeti Mosca de Araraquara - SP!

Não podemos entender a palavra temor, no sentido que usamos em nosso dia a dia. Como algo que nós dá medo, que nos atrapalha em nossas decisões. O sentido da palavra temor para responder sua pergunta devemos buscar nos livros sagrados. Teremos deste modo a verdadeira compreensão do termo.

Se tentamos entender a palavra temor como usamos no nosso dia a dia, surge espontaneamente a pergunta: Como podemos crer que Deus nos ama e, ao mesmo tempo, devemos temê-lo?

 

Significado de temer a Deus, a partir da Bíblia

Em nossas leituras bíblicas somos convidados a temer a Deus cultivar o temor do Senhor, a viver em temor á Deus. Entretanto nos perguntamos por que deveríamos temer a Deus? Deus não é amor? No entanto, 1 João 4,18 nos diz claramente que:

“No há temor no amor, mas o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor implica um castigo e o que teme não é perfeito no amor.” (1 Jo 4,18) Bíblia de Jerusalém.

O temor de Deus não é o mesmo que o medo do chefe de nosso trabalho, do supervisor. Não precisamos temer a ira dele, quando erramos a menos que temamos punição devido a uma má consciência e a um coração impenitente por causa do pecado. (Romanos 2, 5-9)

Portanto entende-se temer a Deus como a absoluta reverência e admiração por um Deus Todo-Poderoso, o Criador de todas as coisas.

Na Bíblia, lembramos o livro do Apocalipse que afirma que temos alguns vislumbres no céu, e vemos as criaturas celestiais adorando-o ao redor de Seu trono continuamente, gritando “Santo, Santo, Santo!” E cobrindo seus rostos. Esse Deus Todo-Poderoso me chamou pelo nome para servi-lo, e está trabalhando em mim para que eu possa ser salvo para estar com Ele por toda a eternidade. Isso deve causar um amor inexprimível e gratidão e reverência deve crescer e aumentar em meu coração!

Temer a Deus também é:

  • Ter a devida reverência e admiração a Deus
  • Estar diante de Seu rosto em tudo que fazemos para agradar a Deus.
  • Nossas ações a Deus unicamente damos conta.
  • Temer agir contra a Sua vontade.
  • Ter medo de deturpar Ele ou a Sua Palavra no mundo.
  • Temer tomar o serviço e conhecer a importância do que Deus nos chamou.
  • Amá-lo de todo o nosso coração, de toda a nossa alma e de toda a nossa força, e de guardar os Seus mandamentos. (Deuteronômio 6: 4-5; Deuteronômio 10: 12-13; Mateus 22: 36-38)