Olá Merli Ferreira de Limeira  SP

Uma simples resposta diria tudo. Os milagres são parecidos porque Eliseu foi um auxiliar de Elias e preparado por ele a profecia. Mas coloquemos alguns pontos a mais para entendermos melhor Elias e Eliseu e a atuação deles. Eliseu, além de auxiliar, aprendiz passa ser o sucessor do profeta Elias em Israel no século 9 a.C.

A história do profeta Eliseu é bastante conhecida devido aos milagres que foram realizados através de seu ministério.

 

Quem foi Eliseu na Bíblia?

Eliseu era filho de Safate, de Abel-Meolá no Vale do Jordão. As únicas informações sobre quem foi Eliseu antes do que é registrado sobre seu ministério, encontra-se em 1 Reis 19,16; 19-21.

“ungirás, Eliseu, filho de Safat, de Abel-Meula, como profeta em teu lugar” (1 Reis 19,16|) Bíblia de Jerusalém.

Entretanto, nenhum detalhe realmente esclarecedor nos é revelado sobre sua biografia.

Não é dito nada sobre o lugar de seu nascimento, porém talvez podemos supor que ele fosse natural de Abel-Meula mesmo. Também não sabemos qual era sua idade quando o profeta Elias o convidou para partir com ele, apesar de o relato bíblico parecer indicar que ele era jovem, pois ele procurou se despedir de seus pais (1Rs 19,20).

 

O ministério do profeta Eliseu parecido com o de Elias.

Eliseu foi convidado pelo profeta Elias para acompanhá-lo. Foi seu aprendiz e auxiliar. Eliseu foi convocado por Deus para o ministério que instrui o profeta Elias acerca disso no Monte Horebe (1Rs 19,16).

Seu ministério profético foi cinquenta anos, nos reinados de Acabe, Acazias, Jeorão, Jeú, Jeocaz e Joás.

Os livros de Reis (1Rs 19 e 2Rs 2-9; 13), narram seu ministério. Vale ressaltar que Eliseu permaneceu como servo de Elias até que este foi trasladado (1Rs 19,21; 2Rs 3,11).

O profeta Eliseu, teve uma atuação diversa no seu ministério em relação Elias: no contato com uma viúva endividada até homens ricos, poderosos e monarcas. Eliseu completou a missão de Elias

 

Os milagres no ministério do profeta Eliseu

O ministério do profeta Eliseu ficou muito conhecido pelos grandes milagres que ocorreram através dele. Em toda Bíblia, com exceção de Jesus, nenhuma outra pessoa teve tantos milagres registrados por intermédio de seu ministério quanto Eliseu.

Sem listar a relação dos milagres de Elias e de Eliseu, este dobrou de número em relação aos de Elias.

Muitos das características dos milagres são semelhantes. Eliseu, foi um aprendiz de Elias, foi preparado para o ministério profético, e não podia ser totalmente diferente na sua atuação. Quando dizemos que Eliseu completou o ministério profético de Elias, estamos dizendo que a atuação dos dois teve muitos pontos semelhantes.