Olá Ruben de Lisboa Portugal

Olha foge o objetivo do  portal responder a pergunta que se encaixa mais na questão da Pastoral da Igreja, o atendimento religioso das pessoas.

Em todo o caso, como o assunto é polêmico, e geralmente as que solicitam tal cerimonia, não admitem que a Igreja não faça a cerimônia, deixo na resposta, se bem que rapidamente alguns pontos a considerar. O assunto se torna difícil de uma solução na medida que o casal, pouco participa da Igreja e não conseguiu ainda descobrir, o verdadeiro valor do casamento religioso para a comunidade e para o casal e os futuros filhos.

O que acontece quando um casal solicita ao Pároco esta cerimônia.

A ideia de casar-se ao ar livre, em uma praia ou em uma chácara, por exemplo, é um conceito que cada vez mais agrada aos noivos e noivas, passando ser algo descontraído atraente para os convidados que simpatizam com este tipo de cerimônia. Sabemos que nesses cenários, além da facilidade em incorporar os protocolos sanitários, é possível criar uma decoração original e belíssima, com elementos naturais. O que ocorre é que, muitos casais que desejam uma cerimônia de casamento católica, após acharem o local desejado, descobrem que, mesmo que o espaço disponibilize uma capela, um padre não pode realizar o Rito do Matrimônio da Igreja Católica ali neste local desejado. Se perde o vínculo do cristão batizado com a comunidade.

Devido aos conflitos insolúveis nasceram Regras da Igreja.

Por regra, a Igreja Católica dita que é expressamente proibido a realização do Sacramento do Matrimônio fora do ambiente eclesial. Seja um salão de festas, praia, local em torno a uma piscina etc. Essa restrição está baseada nos preceitos de que os sacramentos sejam realizados nos templos, com a intenção de fortalecer o espírito e a alma da religião. O novo casal pertence a comunidade e nela vai participar educar cristãmente seus filhos viver sua vida cristã. Talvez o padre, que costuma orientá-los, gostaria de abençoar sua união seja aonde for, porém não terá permissão para fazê-lo. Assim, mesmo querendo valorizar o cenário muitas vezes o casal decide abrir mão do rito religioso.