Não havia pensado em uma explicação e num sentido específico para a menção dessas duas localidades, que se encontram em 2Reis 2. Mais sigfnificativo é a menção a Jericó e ao Jordão, como vermso abaixo.

2Reis 2 marca o início da história de Eliseu, que herdou a missão profética do mestre Elias, e traz igualmente o célebre episódio em que Elias é arrebatado ao céu “no turbilhão”. Os dois saem de Guilgal e vão para Betel. O famoso Guilgal é aquele presente em Josué 4,19, perto de Jericó, entre essa primeira cidade conquistada pelos hebreus e o Rio Jordão. Depois esse nome se tornou nome de diversas localidades. Essa mencionada aqui em 2Reis é uma cidadezinha próxima de Betel, que literalmente significa “Casa de Deus”. De fato, ali Jacó fez um altar pra Deus(Gênesis 35,1-15; cf. Gênesis 28,11-22). Também foi em Betel que a ama de Rebeca, Débora, foi sepultada (Gênesis 3528). Durante algum tempo, até mesmo a Arca da Aliança esteve ali (Juízes 20,18-28; cf. 21,1-4). E, além disso tudo, foi o centro da ação profética e de juízo de Samuel.

Repassando os locais por onde Elias e Eliseu passam nessa viagem simbólica que levará Elias a ser arrebatado, dando o seu poder a Eliseu, podemos ainda descatar Jericó e principalmente o Jordão, onde Elias bate na água com mando e elas se abrem para que os dois profetas do Senhor passem a pé enxuto, como havia passado o povo, no caminho oposto. Elias foi arrebatado do outro lado do Jordão e Eliseu, com o mando do seu mestre, ingressa em Israel, como fizera o povo dos hebreus.