A obediência a Deus é uma atitude fundamental para o cristão. Inúmeros textos bíblicos sublinham essa recomendação. Emblemática é a resposta de Pedro, junto com os outros apóstolos, ao Sinédrio, que lhes pedia que não ensinassem no nome de Jesus. Pedro replica e diz ao Sumo-Sacerdote:

é preciso obedecer antes a Deus do que aos homens.

A obediência é normalmente entendida na Bíblia como observância das Leis do Senhor. Fazer aquilo que Deus diz é o princípio de quem obedece; obedecer é como amar, é seguir os mandamentos (João 14,15). Não basta dizer “Senhor, Senhor” e depois não seguir a Boa-Nova anunciada por Cristo (veja Lucas 6,46).

Por outro lado, os profetas advertiram ao povo dos hebreus e a todos nós dos perigos que podemos correr no processo de “obediência” a Deus. É preciso ouvir bem a mensagem de Deus e não pensar que diz aquilo que queremos ouvir. Às vezes pensamos que “obedecer” é o mesmo que “cumprir” ritos e atos pré-estabelecidos. De fato, como lembra 1Samuel 15,22, Deus quer uma obediência verdadeira, muito superior àquela dos sacrifícios.

Portanto, a obediência a Deus é fundamental para a nossa vida de cristãos. Ao mesmo tempo, precisamos pedir a iluminação do Espírito Santo para que descubramos a verdadeira mensagem de Cristo e não nos confundamos e nem sejamos confundidos por falsos profetas.