Os pais de Jesus são Maria e José. Todavia a Bíblia, nos evangelhos de Mateus e Lucas, conta como o nascimento de Cristo foi algo especial e milagroso, afirmando que Jesus foi concebido graças à ação do Espírito Santo. 

  • Mateus 1,18: ficou grávida pela ação do Espírito Santo.
  • Lucas 1,35: O anjo respondeu: "O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com sua sombra".

A partir dessa descrição dos Evangelhos, os teólogos sublinharam que o evento da encarnação em si já demonstra a extraordinariedade da ação salvífica divina e faz com que Maria virgem concebe o Messias sem a ação humana. Portanto, embora Maria fosse prometida como esposa a José, não foi a união entre os dois que gerou Jesus, mas a ação direta do Espírito Santo. Portanto, José não é o pai natural de Jesus, mas é dito "pai putatitvo". Essa palavra vem do latim e significa "considerado", "reputado". Um pai putativo é aquele que é considerado pai de alguém na sociedade, embora na realidade não seja o pai biológico.

Em síntese, Jesus não possui um pai natural, mas foi gerado através do Espírito Santo; nasceu da virgem Maria, sendo ela a sua mãe natural. Apesar disso, não está errado dizer que São José é seu pai, pois de fato assumiu toda a missão de um pai em relação ao menino Jesus, embora não tenha participado da sua geração. Para marcar a extraordinariedade desse evento, é correto dizer que José e o "pai putatitvo" de Cristo.