Olá Stefani Barboza Santos de Presidente Epitácio - SP!

 Para responder a pergunta qual é o significado da estátua de Nabucodonosor, o melhor é a leitura do texto no livro de Daniel 2,29-30.Certa vez, Nabucodonosor, rei a Babilônia, teve um sonho que ninguém conseguia interpretar.Então o profeta Daniel orou e Deus lhe deu a interpretação. O sonho de Nabucodonosor era sobre uma grande estátua e era uma profecia sobre o futuro (Daniel 2,29-30)

Daniel se apresenta ao Rei e interpreta o sonho do Rei. A estátua do sonho de Nabucodonosor representava o futuro de quatro impérios, depois de seu reinado.Esses impérios seriam o babilônico, o persa, o grego e o romano. E encerra o sonho imaginando que depois desses quatro impérios (o babilônico, o persa, o grego e o romano ) surgiria um reino diferente de todos eles, que encheria a terra.No seu sonho, Nabucodonosor tinha visto uma grande estátua com:

  • A Cabeça era de ouro.
  • O Peito e braços de prata.
  • O Ventre e quadris de bronze.
  • As Pernas de ferro e pés de ferro e barro.

Termina o sonho vendo uma pedra se soltou sem ajuda humana e atingiu os pés da estátua. Toda a estátua foi reduzida a pó, mas a pedra cresceu e se tornou uma montanha que enchia a terra (Daniel 2,34-35).

Daniel interpreta o sonho a Nabucodonor

Assim fala Daniel ao Rei: explicou que a estátua simbolizava quatro reinos poderosos que viriam antes de Deus estabelecer um reino eterno:

O 1º império – esta representado na cabeça de ouro.

Este primeiro Império seria império babilônico (Daniel 2,37-38 Esse império babilônio tinha se tornado muito forte, unido e glorioso.

O 2º império – esta representado no peito de prata.

Esse império representado pela prata (Daniel 2,39) era o império persa, que subjuga e conquista o império babilônico ainda durante a vida de Daniel.

O 3º império – esta representado no tronco de bronze.

O terceiro império de bronze, um material inferior à prata do império persa, seria o império grego que dominaria sobre todo o mundo conhecido. Esse provavelmente foi o império grego, de Alexandre o Grande. Rei sobre toda a Grécia e conseguiu unir os gregos e conquistou um vasto império, chegando até à fronteira da Índia! Com sua morreu, o império ruiu e ficou dividido em vários reinos.

O 4º império – esta representado nas pernas de ferro.

Este império seria forte, como o ferro, e faria muita destruição. Entretanto os pés seriam de ferro misturado com barro, teria fraquezas e divisões. Nada podia resistir à força do exército romano! Entretanto na medida em que se expandia, apareciam problemas e divisões internas. No final o império romano estava muito fragmentado.

Complementando aparece O 5º império – representado por uma pedra.

A pedra claramente significa Jesus e seu reino. O poder de Jesus destrói tudo que vem antes e seu reinado nunca acabará (Daniel 2,44).