Olá Anthony Luan da Silva de Souza de Porto Alegre - RS!

Para responder sua pergunta voltei a ler no livro do Gênesis a História de Abraão (capítulos 12 a 25) e a história de Isaac e de Jacó (Capítulos 25-37). Posso afirmar que li várias vezes estes textos para encontrar uma resposta à sua pergunta. Não que estas histórias sejam desconhecidas. Já lemos várias vezes e escutamos muitas explicações. Mas como a pergunta é direcionada a busca da resposta se torna difícil.

Vejamos uma possível reconstrução dos fatos de forma direcionada a pergunta.

 

Fatos que narram a vida em família de Abraão

 

A. empenho de Abraão na busca por uma esposa para seu fulho Isaac

Quando Isaac tinha 40 anos, Abraão enviou Eliezer, seu servo, até a família de seu sobrinho Betuel na Mesopotâmia para encontrar uma esposa para Isaac. Sabemos que o servo de Abrão Eliezer escolheu Rebeca....  Após muitos anos de casamento, Rebeca ainda não tinha dado à luz e acreditava-se ser estéril. Isaac orou por ela incessantemente e ela concebeu. Rebeca deu à luz gêmeos, Esaú e Jacó.Isaac tinha 60 anos de idade quando seus dois filhos nasceram. Isaac favorecia Esaú e Rebeca favorecia Jacó.

 

Resposta da pergunta que o texto nos fornece

A resposta é não, Abraão ainda estava vivo quando os dois filhos de Isaac, Esaú e Jacó nasceram.

 

Isaac, se muda, depois da morte do Pai Abraão.

Isaac completando 75 anos de idade, portanto 15 anos depois do nascimento de Esaú e Jacó. Isaac mudou-se para, Beer-lahai-roi, após a morte de seu pai. Devido a fome no local, retirou-se para o território dos filisteus de Gerar, onde seu pai viveu anteriormente. Com esta mudança Isaac volta para a terra que seu pai Abraão tinha vivido e repete história semelhante.  Era o território do Rei Abimeleque como já pertencia a nos dias de Abraão. Isaac como seu pai, também enganou Abimeleque sobre sua esposa afirmando que ela era sua irmã.