Como pude dizer há poucos dias, precisamos abandonar a ideia de que podemos condicionar o comportamento divino como câmbio de um nosso modo de agir. Ou seja, uma nossa promessa ou voto não muda em nada aquilo que Deus faz por nós. Ele não muda o seu modo de se relacionar conosco por causa de uma ação nossa! Deus é imutável e ama sem condição. O seu amor não depende da nossa adesão a Ele. Através de Cristo nos salvou independente de nós; a sua graça é um dom completamente gratuíto e não existe uma maneira de "comprá-la". Pensar que podemos condicionar a vontade de Deus em relação a nós graças a uma "ameaça" é entender mal o que Ele é; Deus não se compra e não se deixa condicionar, no bem e no mal, por nossas ações.

Você, obviamente, dirá: e que sentindo então tem fazer votos ou nos empenhar em certas tarefas, se isso não condiciona o comportamento divino? Ao invés, é muito importante, pois essas ações e propostas que fazemos não mudam a Deus, mas sim nos transformam. E aí está o sentido de um voto: nos aproximar de Deus. Ele está sempre próximo de nós, independente daquilo que fazemos. Nós, ao invés, muitas vezes nos afastamos dEle e ações para restabelecer a vizinhança são fundamentais. Os votos servem para isso.

Dever ou não continuar cumprindo um voto depende muito de você. Eu diria que para julgar se sim ou não, pergunte-se em que a sua ação, derivada do voto, ajudou para a sua aproximação a Deus. Se isso foi positivo, continue nessa estrada.