Olá Severino Anastácio de Lima de Paulista PE!

 

Significado e origem do Muro das Lamentações ou também chamado Muro Ocidental em Jerusalém.

O Muro das Lamentações ou Muro Ocidental é o segundo local mais sagrado do judaísmo, atrás somente do Santo dos Santos, no monte do Templo.

 

O que ainda existe do Templo no Muro da Lamentações

O Muro das Lamentações trata-se do único vestígio do antigo Templo de Herodes, erguido por Herodes, o Grande no lugar do Templo de Jerusalém inicial.

 

Destruição do Templo e de Jerusalém em 70 d.C.

General Romano Tito e 4 legiões romanas conquistam Jerusalém e incendeiam a cidade e no dia 10 de Loos, isto e, dia 10 do 5 mês, o Templo e invadido, saqueado e incendiado, sobrou apenas o muro.

 

O muro das lamentações

O general romano, que depois se tornaria imperador, teria deixado a parede de pé para que o povo judeu não se esquecesse de que Roma vencera a guerra nascendo daí a expressão Muro das Lamentações. Ou ainda "Lamentações" são os lamentos da destruição do Templo, e a esperança que um dia novamente neste mesmo lugar seja erguido o Templo de Jerusalém com todas suas funções e atividades.

É importante notar que os judeus não dizem "muro das lamentações", mas dizem simplesmente, como mencionado acima, "muro ocidental". O termo "muro das lamentações" pode denotar um preconceito e seria recomendável chamá-lo como é costume entre os judeus.