Essa informação é encontrada nos evangelhos (Marcos 15,36 e paralelos). O que nos deixa curiosos é saber se estamos diante de um gesto de ulterior desprezo de Cristo ou de um tímido e tardio ato de caridade.

A palavra grega usado nos textos que narram esse fato é óxos, um vocábulo que indica vinho ácido ou, como normalmente é traduzido, vinagre. Em números 6,3 e Rute 2,14 vemos que é uma bebida usada pelo povo simples para saciar sua sede.

Segundo João 19,28 seguintes, Jesus morrendo na cruz, tem sede e pede que lhe dêem água. Alguém (Lucas diz que é um soldado -23,36) molha uma esponja com esse vinagre e lhe dá para tomar.

Visto em geral, esse gesto pode ser interpretado de forma positiva, ou seja, um alívio ao homem crucificado. Todavia é preciso ter em mente o contexto precedente, quando os passantes, sumo sacerdote, escribas e ladrãos são hostis. Por isso, somos levados a pensar que este gesto é também uma experssão de escárnio e ulterior ultraje. Isso é ulteriormente confirmado se recordamos o Salmo 69, dito "oração dos justos perseguidos", aonde, no versículo 21, lemos:

Vinagre me oferecem para mitigar minha sede.