Repito aqui abaixo a pergunta como a recebemos do nosso leitor, Demarcos:

"A construção do terceiro templo, que existia nos dias de Jesus, feito por ordem de Herodes, durou 83 / 84 anos". Por outro lado, João 2,20 diz "Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo e tu o levantarás em três dias?" Como entender essa diferença de anos. A construção levou 46 ou 83/84 anos?

Você faz menção a uma outra resposta presente aqui no site. É provável que a explicação naquele caso tenha sido demasiadamente sintética. Procuramos, portanto, entender melhor.

Em relação ao local de culto dos judeus, em Jerusalém, o correto é falar de dois tempos, o primeiro tendo construído por Salomão, por volta do ano 960 antes de Cristo, e o segundo realizado a partir da volta dos judeus do exílio na Babilônia, que aconteceu em 538 antes de Cristo (veja Esdras 3,8 e 5,16). Herodes, que reinava na terra bíblica quando Jesus nasceu, fez uma grande reforma desse segundo templo, mas não foi uma nova construção. Esse segundo templo foi destruído no ano 70 depois de Cristo, pelos Romanos.

 

João 2,20

Em João 2,20 temos uma conversa de Jesus com os judeus, que lhe pediam um sinal. O sinal apresentado por Jesus é a ressurreição, mas com uma menção ao templo:

“Destruí este templo, e em três dias eu o levantarei”.

Não entendendo a menção à ressurreição e ficando apenas no material, os judeus lembram a Jesus:

Quarenta e seis anos foram precisos para se construir este Templo, e tu o levantarás em três dias?”

Os judeus quando dizem que a construção demorou ’46 anos’ não estão falando daquela feita 5 séculos antes, mas da reforma de Herodes, que é vista como uma verdadeira construção, por causa da imponência dos trabalhos feitos. Sabemos que a reforma de Herodes começou no ano 19 antes da nossa era e continuou durante muito tempo, inclusive ainda quando Jesus pregava. Por isso, para alcançar 40 anos, supomos que João coloque esse diálogo de Jesus com os judeus no ano 27 da nossa era.