Resposta completa:

Li no site as respostas sobre a impureza da menstruação e do sêmen, mas continuo com algumas dúvidas. Por exemplo, preciso trocar as roupas de cama sempre que houver relação sexual para não ficar impura? Posso orar depois de uma relação sexual? Posso orar depois de uma relação sexual?

__________________

Olá Vanessa de São Paulo - SP

De fato aparece na Bíblia muitas questões de pureza e impureza, em particular no Antigo Testamento. No livro do Levítico encontramos toda a descrição desta questão. Mas são orientações que observam nossos irmãos que seguem o Judaísmo.

Os seguidores das Igrejas evangélicas nos últimos anos se debruçaram enormemente na leitura e interpretação do Antigo Testamento. Muitas vezes em demasia, não aprofundando o que Jesus pede aos homens e mulheres quanto a pureza e a impureza. Caso a Igreja Universal que constrói uma réplica do templo de Jerusalém em São Paulo. E todos os servidores usando roupas que imitam os servidores do Templo de Jerusalém.

Nos evangelhos Jesus é enfático e desencadeia muitas discussões sobre este tema com os fariseus que se consideravam os profundos conhecedores da lei, mas que pouco praticavam.

 

“Colocavam pesos nas costas dos outros mas eles em nada ajudavam”

Existem no Novo Testamento inúmeras citações que mostram o que Jesus quer realmente:

“o que torna impuro o homem não são os alimentos ou que vem do externo da pessoa humana mas sim o que vem do coração”.

Jesus chama os fariseus de sepulcros caiados: “bonitos por fora mas podres por dentro”. E assim segue no Novo Testamento, em suas inúmeras passagens sobre o puro e o impuro.

O que perguntas lembra os fariseus preocupados com as aparências: preciso trocar as roupas de cama sempre que houver relação sexual posso orar depois de uma relação sexual...

 

O que Jesus responderia

Seria o mesmo que ele falou aos fariseus. Não é o exterior que te torna impuro, não são os lençóis, contaminados com o sêmen mas o que se passa no teu coração. Deus estará ouvindo tua oração mesmo depois da relação. Recomendo leitura e meditação das discussões de Jesus e os fariseus no Novo Testamento.