Olá Sidnei Lopes de Oliveira de São Paulo!

A Parábola da dracma perdida encontramos em Lucas 15,8-10. O ensino de Jesus em Parábolas é uma das possibilidades que Êle utiliza para transmitir sua mensagem de forma mais compreensível. A Parábola é um gênero próprio da literatura judaica. Usando este gênero literário vindo do judaísmo Jesus se tornavam mais compreensível.

Que elementos da cultura judaica encontramos nesta parábola de Jesus?

Para quem conhece a Palestina as dez dracmas que a mulher colocou em sua cabeça como enfeite, lembram o dote de casamente recebido, constituindo o que era de mais precioso, sendo seu dinheiro de emergência, e que a mulher nem para dormir tirava de sua cabeça.

A mulher que fala Jesus era muito pobre, pois trazia na testa 10 dracmas constituindo um enfeite muito pobre. Sabemos que na atualidade seriam um enfeite muito pobre comparada com as centenas de moedas de ouro e prata, que hoje muitas mulheres usam como enfeite na cabeça.

Outro detalhe que acena a pobreza da mulher é que a sua casa é escura, ela tem dificuldade de encontra uma moeda caída no chão, iluminam o interior da casa apenas uma réstia de luz. Por isso a necessidade de varrer a casa para poder encontrar a moeda.