Olá Flavia Esteves de Londrina - PR!

De fato no Novo Testamento encontramos várias passagens que demostram a aversão dos Judeus em relação aos Samaritanos. Existem fatos históricos que vem desde o Antigo Testamento que comprovam esta separação total entre samaritanos e Judeus.

Coloco alguns pontos para compreenderes esta realidade:

  1. A narrativa de 2Rs 17, apresenta que depois da queda do reino do norte e da tomada da Samaria em 721 aC., os assírios deportaram parte dos habitantes judeus e estabeleceram no país colonos mesopotâmicos. A chamada transmigração de populações, para que os vencidos não pudessem mais se organizar ou demorariam muitos anos. Lembro o fato do corte de todo o tipo de arvores, exemplo Oliveira, tornando a terra nua.
  2. Estas novas populações observavam costumes que não eram judaicos. Casamentos fora da lei judaica, em que a esposa deveriam ser uma mulher judia. Etc.
  3. Se uniram aos sacerdotes do lugar (judeus)e organizaram um culto sincretista.
  4. Ergueram um Templo na Samaria, no monte Garezim que substituísse o templo de Jerusalém.
  5. Se consideravam herdeiros das tribos do norte e adotara apenas o livro do Pentateuco como orientação religiosa.
  6. Embora os samaritanos não pertençam ao judaísmo e muito menos constituem uma seita, consideramos uma comunidade característica do ambiente palestinense.
  7. Fundamentalmente os samaritanos se diferenciam dos judeus, nos livros sagrados, adotando apenas o pentateuco, eliminando os livros profetas, não reconhecem mais Jerusalém como metrópole religiosa, e rejeitam o Templo de Salomão como o santuários central e único.

Penso que estas considerações possam ajudar-te a entender esta realidade que aparece seguidamente no Novo Testamento.