A sua pergunta vem em um momento curioso, pois exatamente agora estou lendo um romance de Ishai Sarid cujo título é exatamente “O Terceiro Templo” (infelizmente não sei se existe em português). É a história que teria acontecido em nosso tempo, quando as cidades do litoral do país foram destruídas pelos “amalecitas”, mas o povo de Israel combate e instaura o novo reino, reconstruindo o templo, restaurando os rituais que eram praticados no segundo templo, como no tempo de Cristo. Obviamente, tudo isso é ficção, mas revela que existe latente, no mundo judaico, a questão do terceiro templo. Poucas correntes pensam em uma verdadeira reconstrução, enquanto que a maioria dentro do judaísmo segue outras linhas de reflexão.

Depois da destruição do segundo Templo, no ano 70 depois de Cristo por Tito, os judeus não tiveram mais autonomia sobre o local aonde ele se erguia. No mesmo lugar, os muçulmanos construíram a Mesquita Al Aqsa, por volta do ano 700 depois de Cristo, que é o local que alude a uma passagem do Alcorão na qual se descreve uma viagem noturna do Maomé desde Meca à "mesquita distante" (al-masjid al-aqsa). É o terceiro lugar mais importante para o islão.

Já essa situação basta para identificar a complexidade da situação: os judeus, para construir o terceiro templo, teriam que destruir a mesquita. Trata-se de uma questão também política.

 

No judaísmo

Claro que o tema do templo (Beth Hamikdash) é muito importante na teologia judaica e poderia ser um tema com muitos aspectos a serem desenvolvidos. Como dito acima, existem correntes com pensamentos diferentes. Há judeus ortodoxos que planteiam a reconstrução, inclusive com arrecadação de fundos e divulgação de material de propaganda (veja The Temple Institute). Há, ao invés, grupos mais sóbrios que aprofundam a reflexão, baseando-se na bíblia, por exemplo, em profecias como Ezequiel 37,26-28:

Farei com eles uma aliança de paz, que será uma aliança para sempre. Vou estabelecê-los e multiplicá-los, e colocarei o meu santuário no meio deles para sempre. Aí será a minha moradia. Eu serei o Deus deles, e eles serão o meu povo. 2Quando eu colocar o meu santuário no meio deles para sempre, as nações ficarão sabendo que eu sou Javé, aquele que consagra Israel».

Algumas fontes dizem que o Santuário descerá dos céus, porque o próprio Deus construirá e o edifício será eterno, ao contrário dos dois que o precederam. Rashi, no comentário ao Talmud Sukkà 41a escreve que o terceiro templo descerá do céu, porque está escrito: "no santuário que Tuas mãos prepararam" (Êxodo 15,17). Maimonides afirma que será o Messias quem o construirá.

 

Essas linhas mostram a complexidade do tema e as possíveis reflexões que podem seguir da questão que você põe.