Olá Ruben de Lisboa Portugal!

 Boa pergunta esta que envias para o portal. Afinal João esperava o Reino de Deus ou com ele já tinha começado?

No evangelho de Lucas 17,20-21 encontramos:

 “Interrogado pelos fariseus sobre quando chegaria o reino de Deus, respondeu-lhes: A vinda do reino de Deus não é observável. Não se poderá dizer: Ei-lo aqui! Ou: Ei-lo ali! Pois eis que o Reino de Deus está dentro de vós”. (Lucas 17,20-21)

Nestas palavras em forma reduzida o evangelista Lucas quer nos dizer que em Jesus está o Reino de Deus, ele é o Reino. Aquele que aceitar sua proposta, pertence ao Reino terá Jesus que o Reino em sua vida.

 

A mensagem de João Batista.

A mensagem do profeta João Batista, transmitida a nós pelos escritos do evangelho, afirma que João Batista vindo antes de Jesus estava no deserto, com um batismo de conversão, para preparar o caminho se resumia em conversão e mudança de vida. Sem conversão não poderíamos entrar no Reino que já estava presente no meio dos homens: Jesus.

 

A mensagem de Jesus?

A principal mensagem de Jesus em seus primeiros anos de ministério era simplesmente arrependam-se, porque o Reino está próximo.

O Reino de Deus, em Jesus estava no meio dos homens. Seguir a Jesus, e ter o Reino dentro de sí “Jesus” é transformar esta força do Reino em pratica realizável.

Quando o Filho de Deus ouviu que João estava preso, e foi morto (decapitado) na fortaleza de Maqueronte, na atual Jordânia, tomou a mensagem para si e começou a proclamar a “proximidade“ de um Reino esperado por todos: O Reino do seu Pai. Reino que também é dele porque o Pai e Jesus são um.

 

Concluindo

Em João Batista e com sua pregação profética ele já estava vivendo o Reino, pois Jesus na verdade estava iniciando a pregação evangelizadora. Aceitando Jesus, que é o Reino mostra que o Reino é realidade presente, e João entendeu a missão de Jesus, aceitou Jesus que é o Reino e este Reino passa existir dentre dele mesmo. A sua pratica era a de Jesus, pois como profeta sabia de antemão qual era a pratica de Jesus. Também João Batista sabia seu lugar, não sou digno de desatar suas sandálias.