À medida em que se conhece a Bíblia, busca-se sempre mais informações. Flávio Josepo é uma fonte importante para conhecer o ambiente bíblico, lendo o que se escreveu na época, fora da Bíblia. "História dos Hebreus" é uma das suas obras. A intenção do autor nesse livro, é como ele mesmo diz, "narrar sincera e fielmente tudo o que está escrito nos Livros Santos".

No site www.academia.edu você encontra uma versão eletrônica dessa obra. Ou veja também nesse site.

No seu livro, Josefo fala sobre Jonas no capítulo 11 do Livro 9 (número 398):

O profeta Jonas prediz a Jeroboão II, rei de Israel, que ele vencerá os Sírios. História desse profeta, enviado por Deus a Nínive para predizer a ruína do império da assíria.

Portanto, Jonas é inserido no contexto de Jeroboão II, rei de Israel (Samaria), tomando a indicação de 2Reis 14,25, onde o profeta Jonas teria predito que Jeroboão restabeleceria as fronteiras do Reino de Israel, "desde a entrada de Emat até o mar da Arabá".

Depois Josefo conta a famosa história de Jonas enviado por Deus a Nínive para converter aquela cidade.

Sobre o valor histórico da história presente no Livro de Jonas e sobre a sua mensagem, leia aqui.

 

Flávio Josefo

No prefácio da "História dos Hebreus", lemos:

"Meu pai chamava-se Matatias. Meu nome é Josefo, e sou hebreu de nasci- mento, sacerdote em Jerusalém. No princípio, combati contra os romanos, e a necessidade, por fim, me obrigou a empreender a carreira das armas" (Históira dos Hebreus, Livro 9, capítulo 11).

Em uma apresentação da "História dos Hebreus" podemos ler:

"Flávio Josefo foi um escritor e historiador judeu que viveu entre 37 e 103 d.C. Seu pai era sacerdote, e sua mãe descendia da casa real hasmoneana. Portanto, Josefo era de sangue real. Ele foi muito bem instruído nas culturas judaica e grega. Falava perfeitamente o latim — o idioma do Império Romano — e também o grego. Logo cedo, demonstrou intenso zelo religioso, filiando-se ao grupo religioso dos fariseus. Durante toda a sua vida, a sua terra e o seu povo estiveram sob o domínio romano.

Em 66 d.C, irrompeu uma revolta dos judeus contra os romanos, e josefo foi enviado para dirigir as operações contra os dominadores, na turbulenta Galileia. Aí ele logrou algumas vitórias, mas logo foi derrotado, rendendo-se ao exército romano. Finda a guerra, foi conduzido a Roma, onde lhe conferiram a cidadania romana e também uma pensão do Estado, época em que lhe foi dado o nome romano de Flávio. Ele viveu em Roma até o fim de sua vida, escrevendo a obra que atravessaria os séculos e chegaria até nós. Depois da Bíblia, é a maior fonte de informações sobre os impérios da Antigüidade, o povo judeu e o Império Romano."