A razão fundamental é a falta de fé, principalmente aquela do povo que Moisés, como pastor, conduzia.

Lemos em Deuteronômio 34, no texto que conta a morte de Moisés:

Então Moisés subiu das estepes de Moab ao monte Nebo, ao pico do Fasga, que fica na frente de Jericó. E Javé lhe mostrou toda a terra: desde Galaad até Dã, 2 todo o Neftali, a terra de Efraim e Manassés, toda a terra de Judá até o mar Mediterrâneo, 3 o Negueb, o distrito da planície de Jericó, cidade das palmeiras, até Segor. 4 E Javé falou a Moisés: «Essa é a terra que prometi a Abraão, Isaac e Jacó, quando eu disse: ‘Eu a darei à sua descendência’. Eu estou lhe mostrando essa terra, mas você não atravessará até ela».

Do Monte Nebo, atualmente na Jordânia, é possível ver o vale onde se encontra Jericó, a primeira cidade conquistada por Josué, o símbolo do ingresso na Terra Prometida. Como pode Deus privar Moisés dessa honra, depois de 40 anos pelo deserto, dedicando-se ao plano salvífico divino, conduzindo o povo pelo deserto, mediando toda rebelião, sendo instrumento de transmissão da Lei? É natural nos perguntar sobre isso, pois nos parece pouco louvável a retribuição que Moisés obteve: pode ver a terra prometida, mas não entrar.

Normalmente se diz que o texto que explica essa "punição" é aquele que conta o milagre da água que brota da rocha, na Fonte de Meriba, que podemos ler em Números 20,7-12. O povo sofria sede, não tinha água e protestavam, como sempre tinham feito, contra Moisés e Aarão, dizendo que teriam preferido morrer escravos no Egito, ao invés de sofrer a sede no deserto. No final Deus escuta o clamor do povo e através dos dois faz brotar água da rocha:

10 Moisés e Aarão reuniram a comunidade diante da rocha. Então Moisés lhes falou: «Ouçam, rebeldes! Vocês acreditam que poderemos tirar água desta rocha?» 11 Moisés levantou a mão e bateu na rocha duas vezes com a vara: a água jorrou em abundância, e a comunidade e os animais puderam beber.

Muitas pessoas veem nesse texto uma certa dúvida de Moisés e Araão. Mas sinceramente, a mim parece que eles fazem conforme Deus ordenou. Apesar disso, é verdade que no versículo seguinte, em Números 20,12 vem a frase categórica:

Então Javé disse a Moisés e Aarão: «Já que vocês não acreditaram em mim e não reconheceram a minha santidade na presença dos filhos de Israel, vocês não farão esta comunidade entrar na terra que eu vou dar a eles».

Moisés não entra na terra porque o povo, em Meriba, "discutiu com Javé"; não entra na Terra Prometida porque o povo que conduzia não confiava plenamente em Deus. Moisés é o pastor e é também culpado da ação do povo que ele conduz. Não é um pecado individual dele, mas coletivo. Como Moisés, todos os que saíram do Egito não entraram na Terra Prometida, pois não confiaram plenamente em Deus.