Olá Gilmar de Souza Pereira de Governador Valadares - MG!

O nome Decápolis aparece no Novo Testamento em várias passagens como em Mateus 4,25; Marcos 5,20 ou mesmo em Marcos 7,31. Assim é importante possuirmos conhecimento deste nome para melhor entender o texto em que aparece.

A origem da Decápolis

A Decápolis é conhecida como o território das dez cidades, nome grego formado de deca = dez polis = cidades.

São cidades helênicas que o imperador Romano Pompeu em 63 a.C. desligou do reino Israelita, e foram  anexadas por Alexandre Janeu. Pompeu colocando-as em dependência do procurador Romano sediado na Síria, com a clara intenção de reforçar a influência helenística na região e diminuir a influência da Judéia.

Localização da Decápolis

Estava localizada na Trans-jordânia (incluía norte da Galiléia e Síria).

Administração das cidades da Decápolis

Cada uma delas possuía a própria administração, eram independentes e autônomas, e eram ligadas entre si por uma aliança. Em resumo elas possuía a própria cronologia sob a tutela de Pompeu, imperador Romano. A duração destas cidades atingiu o ano de 200 d.C. O desmembramento ocorreu na época em que algumas delas foram anexadas a Arábia.

 

Cultura das cidades da Decápolis

Todas elas viviam culturalmente o helenismo, que na época era predominante embora politicamente eram submissas a Roma.

Nome das cidades da Decápolis e importância das cidades

Nem sempre foram dez cidades, mas elas se impuseram como presença marcante ao norte de Israel,  Galiléia e Síria na chamada Trans-jordânia..

As cidades eram: Damasco, Filadélfia, Rafana, Citópolis (também chamada de Bet-San), Gadára, Hipos, Dion, Pela, Gerasa e Canata.

Estas dez cidades localizadas nesta região da Galiléia na Síria e Trans-jordânia, se tornaram importantes agentes da cultura helênica e a implantação do helenismo em toda a região. A influência do helenismo começa tornar-se forte inclusive na cidade de Jerusalém, no modo de vida de seus habitantes, no vestir-se e na alimentação. Muitos judeus deixavam de se circuncidarem, porque sentiam vergonha ao ir nos ginásios de Esporte, onde a atividade esportiva era nua. Os judeus mais tradicionais ligados a lei judaica combatiam veementemente a helenização que avançava.