Olá Jeferson Francisco dos Santos de

Sua pergunta é interessante e considera dois assuntos que envolveu os teólogos, evangélicos e católicos durante muitos anos e hoje continua em forma mais compreensiva.

Não quero ter a pretensão de trazer todos os argumentos teológicos e bíblicos que envolvem a questão de fé e obras. Deixarei algumas indicações que poderão te ajudar na compreensão desta temática bíblica tão importante.

 

Vamos conhecer os dois textos que envolvem a pergunta que fizeste:

Primeira carta de Pedro 1,17:

“E se invocais como Pai aquele que com imparcialidade julga a cada um, de acordo com as suas obras, portai-vos com temor reverente durante o tempo de vossa peregrinação terrena.” (1 Pedro 1,17) Bíblia de Jerusalém.

Carta aos Gálatas 2,21:

“Não invalido a graça de Deus porque se é pela lei que vem a justiça, então Cristo morreu em vão.” (Carta aos Gálatas 2,21) Bíblia de Jerusalém

 

Pontos a considerar que ajudam a compreensão dos dois textos; 1 Pedro 1,17 e Carta aos Gálatas 2,21.

1 - Recomendo que faça a leitura, não apenas do versículo envolvido, mas leia o parágrafo todo. Certamente terás um horizonte mais amplo e envolvente.

2 - O raciocínio de Pedro, é muito ligado ao Judaísmo. Se apoia na pratica da lei, o livro dos Atos dos Apóstolos mostra controvérsias de Paulo com Pedro, devido a pratica da circuncisão. Até aconteceu um concílio em Jerusalém no ano de 49 d.C.. Paulo defende que os pagãos sem conhecer a lei e a prática da lei, poderiam receber o batismo, bastava a fé em Jesus Cristo.

Paulo tem cultura grega, instruído em Jerusalém na escola de Gamaliel, fariseu, mas conhecia muito bem o mundo pagão que nasceu e se criou. Para Paulo uma vez conhecida mensagem de Jesus Cristo, o judaísmo ficou pra trás.

3 -A pratica de lei e seguir em forma restrita todas as normas do Judaísmo não dava possibilidade de aceitar Jesus Cristo e segui-lo. O Evangelho está cheio de passagens onde Cristo entra em conflito com os guardiões da lei judaica, os fariseus.

4 – Segundo Paulo o que verdadeiramente salva é a fé em Jesus Cristo. Não a pratica da Lei da lei Judaica.

5 – Uma vez seguidor de Jesus Cristo, as obras realizadas na vida diária, seguem a pratica de Jesus. Estas obras é que darão o veredito final da vida cristão do seguidor de Cristo.

 

Conclusão: Procure entender melhor, qual a proposta do Judaísmo (baseado da lei) e qual a proposta de Jesus (baseado na prática das bem-aventuranças).