Aqui está a pergunta completa:

Quando Abraão deixou sua terra, sua casa e seu pai e foi para a terra de Canaã, ele instalou-se na terra prometida?
Ele deixou a terra prometida onde estava morando e foi para o Egito pela primeira vez por causa da fome que assolava o país. Depois voltou para sua terra após o Faraó descobrir que Sara era sua esposa e expulsou do Egito.
Novamente o povo Hebreu agora com Jacó seu neto voltou e habitar no Egito, quando José era Governador, também por causa da fome que assolava seu país.e Depois já sabemos que Moisés libertou o povo da escravidão dos Egípícios. E eles através de Josué conquistaram a terra prometida (Canaã).
Gostaria de saber se nessas duas passagens a Bíblia esta falando do mesmo local Canaã, onde ocorreu uma saída do povo Hebreu através de Abraão e outra através de Jacó? O que me parece é que Abraão quando saiu já estava na terra prometida e foi Jacó que saiu dela para morar no Egito e se tornar escravos.

Quando falamos de Terra Prometida, aquele onde "corre leite e mel" nos referimos à Israel, de Dan a Beersheva, incluindo atualmente também a Palestina. Além desse aspecto geográfico, existe também uma questão temporal. De fato o termo "terra Prometida" deriva da promessa feita por Deus a Abraão:

Eu sou Iahweh que te fez sair de Ur dos caldeus, para te dear esta terra como propriedade (Gênesis 15,7).

Abraão, nesse período já estava na zona de Jerusalém, chamada então de Salém, onde era rei Melquisedec (veja Gênesis 14,17-20). Abraão continuou se transferindo de um lugar para outro. Provavelemente ele era como um nômade, com seu rebanho, e parava aonde encontrava comida para seus animais e sua família. É assim que o vemos em Mambre, aonde o Senhor lhe aparece (Gênesis 18). No capítulo 20 o encontramos no sul de Israel, no Negueb, em pleno deserto, já na direção do Egito. Finalmente foi enterrado na "gruta de Macpela", que a tradição identifica como Hebrão, local comprado pelo patriarda dos filhos de Het (Gênesis 25).

Depois segue a história dos outros dois patriarcas, Isaac e Jacó, que basicamente continuam vivendo no mesmo estilo de Abraão. Finalmente, como todos lembramos, José, um dos filhos de Jacó, por causa da inveja dos irmãos acabou no Egito. Primeiro teve muito sucesso naquele país e por isso os hebreus se mudaram para lá. Com o passar do tempo, terminou a simpatia dos egípcios pelos hebreus e estes foram transformados em escravos, até a libertação através de Moisés e a caminhada pelo deserto durante 40 anos, que precede a conquista de Jericó.

Ao mencionar a palavra "conquista" fica claro que com a liderança de Josué, os hebreus, voltando à zona aonde viveram seus antepassados (Abraão, Isaac e Jacó), não querem mais ser nômades, vivendo nas periferias, pelo deserto... Eles agora conquistam as cidades e se tornam os possessores da terra: tomam posse da Terra Prometida por Deus a Abraão.

Concluindo, a Terra Prometida é sempre a mesma: aquela aonde chegou Abraão vindo de Ur, aquela aonde viveram Isaac e Jacó e aquela conquistada pelos hebreus que sairam do Egito.