Uma janela sobre o mundo bíblico

O Casamento, sendo uma instituição civil e religiosa, está sujeito a que tipo de regulamentos?



  • Pergunta de Lilian Graciela Moreira, Santo a Posse - SP
  • 347
  • 04/06/2019
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Casamento |


Olá Lilian Graciela Moreira de Santo a Posse - SP!

Embora sua pergunte escape os objetivos do portal que tem preocupação em responder perguntas bíblicas, deixo algumas indicações que poderão ajudar-lhe.

Como vivemos em um país que existe separação entre Igreja e Estado, todo o brasileiro e brasileira deverão observar as normas e orientações das duas partes quando chegar a época do casamento.

Para o casamento civil as normas estão dispostas do código de direito civil. Muitas destas normas a Igreja católica não aceita. Um exemplo está no divórcio.

O casal para ter garantias perante a nação brasileira deverá ter um documento oficial registrado em um cartório e que darão ao novo casal que passam viver juntos todas as garantias. Terão seus bens, trabalho e filhos registrados.

O casamento religioso, passa a ser uma cerimônia realizada na Igreja, e segue as normas do direito canônico da Igreja (caso católica), entretanto cada igreja tem suas orientações.

Tanto no casamento Civil ou religioso, os noivos assinam documentos que oficializam este ato.

A Igreja católica não recomenda que o casal realize apenas o casamento religioso, pois deixará a mulher e filhos desprotegidos perante a lei brasileira. No caso sabemos que a mulher facilmente é prejudicada ou abandonada com os filhos. A Igreja caso a católica realiza casamento religioso somente após a realização do civil.

347 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook