Uma janela sobre o mundo bíblico

Por que os Evangelhos não citam a descida do Espírito Santo, Pentecostes, que aparece só em Atos dos Apóstolos?



  • Pergunta de Paulo Sergio Correa de Lima , itatiba, SP
  • 809
  • 04/05/2019
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Pentecostes | Evangelho |


Quando lemos os Evangelhos devemos ter presente o último versículo que neles aparece, em João 21,25:

Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se fossem escritas uma por uma, penso que não caberiam no mundo os livros que seriam escritos.

Isso mostra, primeiro de tudo, que os Evangelhos não são exatamente uma biografia de Cristo, que contam tudo da sua vida. Eles têm um objetivo e um público: transmitir a mensagem de Cristo a judeus e também a pagãos. Não querem contar detalhes da biografia de Jesus. É por isso que quase nada dizem sobre a sua infância.

Outro aspecto é que falam esclusivamente de Jesus, até a sua morte e ressurreição. Não tratam da "Igreja" entendida como vida cristã depois da sua morte e ressurreição. Para sabermos sobre a vida dos discípulos de Jesus, que prosseguiram o ideal cristão, precisamos ler principalmente Atos dos Apóstolos, que também é escrito por um evangelista (Lucas) e os outros livros que seguem no Novo Testamento.

Lucas, que era um pesquisador, tinha um plano: mostrar como a mensagem de Cristo conquista Jerusalém (Evangelho) e de Jerusalém é levada para todo o mundo, cujo centro de então era Roma (Atos dos Apóstolos).

A Pentecostes é um evento da Igreja, que a inaugura, poderíamos dizer. É por isso que não aparece nos Evangelhos. Cristo já não está fisicamente com os apóstolos e por isso nada desse evento é contado pelos evangelistas, nos 4 livros que abrem o Novo Testamento.

809 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook