Olá Calebe de Portão - RS!

O salmo 119 é um dos Salmos mais longos da Bíblia, e está classificado entre os salmos alfabéticos. Do original hebraico isto é observado pois as partes do salmo iniciam sempre com um caractere da escrita hebraica. Assim o salmos começa com o “alef”  do hebraico. Traduzido o Salmo para o Portugues temos dificuldade de observar esta nomenclatura do salmo. Olhando o conjunto do Salmo 119 ele se compõe de 22 estrofes (começam sempre com uma letra do alfabeto hebraico), com 8 versículos cada um.

O salmo 119 se refere a observância da lei de Deus.

Os versículos 8-11, do salmo 119 é muito conhecido e muito estudado e lido pelos jovens que pertencem as Escolas bíblicas. Vejamos como estes versículos são apresentados:

“Como um jovem conservara puro o seu caminho? Observando a sua palavra. 10 Eu te busco de todo o coração, não me deixeis afastar dos teus ensinamentos. 11 Conservei tuas promessas no meu coração, para não pecar contra ti”. (Salmos 119,9-11) Bíblia de Jerusalém.

Na verdade a compreensão e  a leitura destes três versículos, não  encontramos  dificuldades de entendimento. O que aparece sim é o apelo ao cumprimento da observância da Lei divina.

Para os jovens a passagem é crucial, pois é um momento de vida que se alia a rebeldia na adolescência e o assumir uma vida comprometida no mundo do trabalho e pratica religiosa.

Sabemos os embates que os jovens enfrentam cada dia. Eles são constantemente atacados pelas força e caminho que conduzem ao mal. No salmo em forma de oração o jovem sabe que tudo isto será superado se conservar a palavra divina em sua vida. Sinceramente, não se em noticia dos que amam e observam a palavra de Deus cairão na desgraça dos maus caminhos.

O versículo 11, mostra o jovem convencido naquilo que está praticando, na observância da lei divina, este seu gesto não será esquecido por Deus. A benção divina acontecerá. E os embates da juventude contra o mal serão superados.