O depoimento da Rute continua:

Tenho uma união estável há 2 anos e quero seguir o caminho certo. Essa união é válida perante a Bíblia ou vou precisar converter para o casamento civil?

Olá Rute Alves do Rio de janeiro!

Sua pergunta é mais para a área jurídica e do direito, seja civil, perante o país em que vivemos, ou direito canônico (caso Igreja católica), para os que são católicos.

Assim o que posso dizer são algumas informações que tenho conhecimento, mas seria ótimo consultar algum advogado que pertença à sua Igreja; ele poderá ti explicar nos detalhes, o que seja união estável, casamento civil (união legítima perante a nação) e casamento religioso conforme as normas do grupo religioso que pertenças.

 

Na minha compreensão (sou um estudioso da Bíblia)

 - Perante Deus: (seguimento de sua religião) o mais importante é o casamento religioso, que te concede todas as graças que o matrimonio proporciona ao casal. Está conforma as normas da palavra de Deus.

- Perante a nação e  mulher com que casas:

  • O mais importante é o casamento civil, que lhe deixa tranquila quanto as leis do país. A mulher terá garantias em caso de separação, ou sustento dos filhos. É uma consideração para os filhos que tiverem.
  • União estável: como o termo diz estável” envolve compromissos entre o casal por tempo indeterminado, mas é mais fácil em caso de separação. Outorga alguns direitos a mulher e filhos no caso de plano de saúde etc. , a sociedade leva em consideração este documento. Perante a nação é um documento válido. Muito melhor que não ter documento nenhum de casamento.